Como integrar o ar-condicionado na decoração de casa?

Existem algumas formas de harmonizá-lo com o ambiente, sem que seja necessário escondê-lo

Publicado por Cristiane | 14 de janeiro de 2019

Atualizado em 21 de fevereiro de 2022

Muitas pessoas se preocupam com a integração do ar-condicionado na decoração, já que algumas vezes ele não é lembrado durante um projeto decorativo. Entretanto, existem algumas formas de harmonizá-lo com o ambiente, sem que seja necessário escondê-lo.

Nesse texto, traremos dicas de como integrar o ar-condicionado na decoração da sua casa de forma simples e prática:

Benefícios do ar-condicionado na sua casa

Apesar da função principal do ar-condicionado ser a manutenção de uma temperatura agradável em ambientes fechados, ele pode proporcionar muitas outras vantagens a você. Alguns modelos apresentam um sistema de filtragem e purificação de ar que auxilia no combate de bactérias e reduz a quantidade de poeira, aliviando alergias respiratórias.

Graças à temperatura equilibrada, você também conta com uma noite de sono mais agradável e tranquila. Isso significa que a qualidade do ar melhora, os cômodos ficam mais confortáveis e você sabe que sua família está protegida contra fungos e impurezas no ar.

Modelos de ar-condicionado que você pode gostar

Ar-condicionado em sala de estar
Além de conforto, o aparelho pode agregar na decoração

Antes de pensar em integrar o ar-condicionado na decoração da sua casa, você precisa saber qual é o modelo mais adequado para o seu ambiente e para as suas necessidades. Os modelos mais populares entre os compradores são:

Split

A evaporadora do ar-condicionado Split é instalada na parte interna do seu cômodo. Já a condensadora, na parte externa. O modelo conta com um design moderno e discreto.

Ar janela

O ar-condicionado janela costuma ser escolhido por quem quer dar um ar “retrô” a sua decoração. É, ainda, mais fácil de ser instalado, por demandar menos alterações estruturais no imóvel.

Esse modelo possui esse nome por conta do seu local de instalação: ele fica em contato direto com a parte externa da casa, através de um espaço pequeno, como uma janela. Ele possui a evaporadora e a condensadora no mesmo gabinete, ocupando menos espaço.

Piso teto

Os modelos de ar piso teto costumam ser um pouco maiores, já que são utilizados na refrigeração de ambientes bastante espaçosos. A maior vantagem é que a sua instalação pode ser feita tanto no teto quanto no piso.

Portátil

Você também pode optar por um ar-condicionado portátil na sua decoração. Ele não precisa ser acoplado a uma parede. Assim, você pode usá-lo em qualquer cômodo. A portabilidade é uma grande vantagem, pois você pode guardá-lo com bastante facilidade devido ao tamanho reduzido.

Dica: Ao escolher o modelo que mais se encaixa no seu perfil de decoração, você precisa também saber quantos BTUs o aparelho deve ter. Isso é muito importante para garantir que o ar-condicionado seja eficiente para climatizar o seu espaço.

Três dicas para integrar o ar-condicionado na decoração

Controle de ar-condicionado
Saiba como encaixar o ar-condicionado na sua decoração

Normalmente, um ar-condicionado é instalado nos ambientes mais usados da casa, como é o caso da sala e do quarto. Então, é importante que você entenda o conceito dos seus ambientes para fazer com que ele se encaixe na sua decoração.

Saiba como usá-lo:

1. Aproveite a arquitetura

Você pode instalar o ar-condicionado em lugares que não sejam muito visíveis na sua casa. Com isso, ele muitas vezes vai passar despercebido.

Se o objetivo é disfarçar a presença do seu ar-condicionado, também é possível posicioná-lo perto de outros objetos que possuam a mesma largura. Quando há largura uniforme nos elementos do piso até o teto, ela acaba formando um mural, conferindo uma sensação de harmonia para o local.

Existem muitas opções de modelos de ar-condicionado que são bastante discretos, como é o caso do modelo Split cassete. Sua instalação é feita no teto e, muitas vezes, são quase que imperceptíveis no recinto.

2. Assuma o ar-condicionado na decoração

Se você não conseguir disfarçar seu ar-condicionado na decoração da sua casa, uma boa opção é incluí-lo nela. Existem diversos modelos modernos de ar-condicionado que podem facilmente compor a decoração do seu ambiente.

3. Personalize seu aparelho

Agora, se você quer fazer diferente, também pode decorar o seu aparelho com adesivos. Eles podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas, por exemplo.

Como esconder a condensadora do ar-condicionado

Um ar-condicionado Split precisa de uma condensadora, já que esse é o componente responsável por retirar todo o calor do recinto. Devido ao tamanho deste componente e o ruído que emite, a instalação é realizada na parte externa da casa.

Se a condensadora fica visível na sua varanda ou terraço e você fica incomodado com isso, temos uma sugestão: você pode confeccionar um painel de madeira ou bambu para a condensadora do seu ar-condicionado para escondê-la. Pode também colocar alguns enfeites e plantas pendurados no painel, além de esconder pode se tornar um item decorativo.

Ar-condicionado coberto por painel
Da mesma forma que o ar-condicionado não pode ter sua saída de ar obstruída, esse mesmo cuidado deve ser aplicado à condensadora

Atenção: é importante salientar, contudo, que a saída de calor não pode ser totalmente coberta para que o ar quente possa ser eliminado da forma correta.

Continue lendo mais sobre ar-condicionado em nosso blog:

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Máquina de Gelo: O Segredo para o Cold Brew Perfeito

Saiba os segredos para preparar o seu cold brew perfeito e porque utilizar uma máquina de gelo para suas bebidas.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!