Turbine o seu ventilador para resfriar um ambiente rapidamente

Até mesmo a forma como se posiciona o aparelho influencia na sua capacidade de amenizar o clima

Publicado por Frigelar | 13 de outubro de 2020

Atualizado em 13 de outubro de 2020

Tem dias que o calor está tão intenso que o ventilador não dá conta de amenizar. É verdade que esse aparelho não é tão eficiente quanto um ar-condicionado, mas podemos potencializar a sua performance. 

A seguir, você confere cinco dicas para climatizar um ambiente utilizando alguns truques aliados com o seu ventilador:

1- Gelo no ventilador

Já ouviu falar na dica do gelo no ventilador? Você pode colocar um recipiente com cubos de gelo ou uma garrafa de água congelada diante do aparelho. Ao ligar, perceberá que o aparelho soprará o ar mais fresco que fica em torno do recipiente congelado. Assim, o ventilador difundirá um vento mais agradável. O principal cuidado que se deve ter ao utilizar este truque é ficar atento para que o gelo não entre em contato com o fio do ventilador. 

Dica extra: você pode fazer grandes blocos de gelo utilizando bacias ou panelas para congelar a água. 

2- Ventilador posicionado de frente para a janela

À noite, as temperaturas costumam cair. Porém, o ambiente externo pode seguir mais quente, pois conservou o calor recebido durante o dia. Nestes casos, a recomendação é que se coloque a parte dianteira do ventilador virada de frente para a janela. Assim, o aparelho acaba empurrando o ar quente do ambiente interno para fora da janela. 

3- Alie o ventilador portátil com o ventilador de teto

Se você já possui um ventilador portátil e um ventilador de teto, pode combinar os potenciais dos dois. Funciona assim: siga a dica 2, posicionando seu aparelho portátil de frente para a janela para que ele jogue o ar quente do ambiente para fora. 

Em seguida, coloque o ventilador de teto na função exaustor (para cima). Quando o ventilador de teto está nesta funcionalidade, ele puxa o ar quente e jogá-o para cima. Isso acontece porque o ar quente é mais denso que o frio. Assim, o ar mais fresco fica na parte inferior do ambiente. Essa é uma ótima dica para a hora de dormir!

Periodicamente, realize a limpeza das pás e grades. Assim, o aparelho ventila ainda melhor.

Este conteúdo do nosso blog pode interessá-lo: Fazendo a limpeza dos filtros de ar e limpeza dos ventiladores

quarto com ventilador de teto, cama com cobertor azul e janela com persiana
Alie o ventilador de teto e o ventilador portátil na climatização de seu quarto

4- Umidifique o ambiente

Em sintonia com a dica do gelo no ventilador, também temos algumas outras táticas, como colocar alguns recipientes com água gelada ou toalhas espalhados pela casa.  Assim, ficará mais fácil amenizar a sensação térmica. 

Dica bônus: a umidade em excesso pode fazer o calor parecer ainda mais intenso. Se você mora em uma área muito úmida, como a região Amazônica, vale a pena comprar um desumidificador de ar portátil. 

5- Reduza as fontes de calor do cômodo

Mantenha cortinas e persianas fechadas durante o dia, a fim de evitar que o calor aqueça excessivamente o ambiente. Se for possível, invista em cortinas com isolamento térmico ou persianas aluminizadas. 

Vale também a dica de manter as janelas externas fechadas durante o período em que o sol bate diretamente. Se à noite está mais fresco, abra as janelas e portas para que o ar mais fresco circule pelo cômodo. 

E não se esqueça de tirar tudo que puder da tomada, uma vez que os aparelhos eletrônicos (especialmente televisores e computadores) contribuem para elevar a temperatura. 

mão abrindo persiana fechada. Ao fundo, aparece o sol brilhando.
Mantenha persianas e cortinas fechadas durante os períodos de maior incidência de raios solares

Sugestões de modelos de ventilador

Ventilador não é tudo igual. Para cada necessidade, há um aparelho desenhado para resolvê-la. Os principais tipos de ventilador são os aparelhos portáteis (também conhecidos como de mesa), de parede, de teto e de coluna.

Separamos duas indicações de modelos e marcas para você conferir: 

Ventilador de teto Ventisol com controle remoto

Tenha a praticidade na palma da sua mão! Acionado por controle remoto, o ventilador de teto Ventisol Fênix Premium tem acabamento refinado e longa vida útil. 

É fabricado com motor e haste em aço tratado, lustre para duas lâmpadas e pás em plástico, mais leves a fim de garantir maior durabilidade do motor. A pintura das peças em aço ainda colabora na proteção do aparelho contra a corrosão. Além do certificado Inmetro, recebeu o selo “A” Procel de eficiência no consumo de energia.

Ventilador de teto Ventisol com controle remoto
Ventilador de teto Ventisol com controle remoto

Ventilador de parede Ventisilva

Pensado para espaços que demandem uma excelente circulação de ar, o ventilador de parede Ventisilva tem 65 cm de diâmetro, é bivolt e possui grade metálica em pintura epóxi cromada. Conta ainda com protetor térmico, responsável por garantir a total segurança do aparelho.

Este é um produto resistente, potente, silencioso e de fácil instalação. A dica é instalá-lo no alto da parede para que o vento não encontre obstáculos para circular pelo ambiente.

Ventilador de parede Ventisilva de 65cm de diâmetro
Ventilador de parede Ventisilva

Leia também: 

Siga conferindo os nossos conteúdos para ficar por dentro do que é tendência e para saber as principais dicas de climatização. Até mais!

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado

Entenda mais sobre as funcionalidades do aparelho e como ajudá-lo a gelar mais

Continue Lendo...

Turbine o seu ventilador para resfriar um ambiente rapidamente

Até mesmo a forma como se posiciona o aparelho influencia na sua capacidade de reduzir a sensação térmica

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!