Entenda todas as funções do controle do ar-condicionado

O controle do ar-condicionado tem diversas funções. Você sabe usar todas elas?

Publicado por Cristiane | 22 de janeiro de 2019

Atualizado em 23 de fevereiro de 2024

O controle de ar condicionado pode ser bastante complexo por possuir diversas funções que muitas vezes se tornam confusas para quem utiliza. Por ter determinadas funções e modos fornecidos pelo aparelho, os usuários muitas vezes acabam se confundindo e não utilizando todas as possibilidades que o controle oferece.

Entretanto, todos os botões do controle oferecem alguma funcionalidade interessante e bastante útil, visando um melhor conforto para o usuário. Para sanar todas as dúvidas relacionadas ao manuseio desse acessório, nesse texto você vai descobrir para que serve cada uma dessas funções. Assim não terá mais dificuldades para programar o seu ar-condicionado e explorar todo o seu potencial!

Principais funções do controle do ar-condicionado

Controle de ar-condicionado
Explore todas as funções do seu aparelho de ar-condicionado

Para entender as funções do controle do ar-condicionado, você precisa saber quais são elas. Todas as funcionalidades têm um motivo de existir, facilitando a sua vida e otimizando o uso do seu aparelho.

Confira a seguir aqui em nosso blog quais são e como utilizá-las ou acesse a seção especial em nosso site que explica em detalhes as funções dos controles remotos dos principais fabricantes de ar condicionado do mercado.

botão on off no controle remoto do ar condicionado

1- On/Off (Ligar e Desligar)

Uma das principais funções do controle do ar-condicionado é o On/Off. Com ele, você consegue ligar e desligar o seu aparelho.

setas direcionais no controle remoto do ar condicionado

2- Setas direcionais: Sinais de + e – e setas para direita e esquerda

As setas que apontam para os lados ou para cima e para baixo servem para mudar a temperatura, o timer e o horário na função clock.

botão mode no controle remoto do ar condicionado

3- Mode / Modo (Seleção de função)

O Mode ou Modo seleciona qual é a função desejada ao pressionar a tecla algumas vezes. Conforme você aperta esse botão, o modo de funcionamento do seu ar-condicionado vai mudando.

botão swing no controle remoto do ar condicionado

4- Swing (Direcionar o vento)

A tecla Swing movimenta as aletas do ar-condicionado, a fim de direcionar o vento. Ao clicar uma vez no botão, elas se movem, e, ao apertar novamente, elas param na posição escolhida.

Essa função se torna bastante útil na garantia de uma boa distribuição do ar, climatizando da melhor maneira possível o ambiente.

botão auto no controle remoto do ar condicionado

5- Modo AUTO: Símbolo Circular (Ajuste automático)

O modo AUTO normalmente é uma função para deixar o local com uma temperatura ambiente. Assim, essa função do ar-condicionado ajusta de maneira automática a velocidade e a temperatura da ventilação em função da temperatura que foi detectada no local. Esse procedimento continua até que o ambiente esteja em torno de 24° C.

botão cool no controle remoto do ar condicionado

6- Modo COOL: Floco de neve (Frio)

O modo Cool (ou Frio) ajusta a velocidade do ventilador e o grau da temperatura do ar-condicionado conforme o seu gosto para gelar o ambiente. 

Essa função é muito utilizada quando a temperatura externa está bem alta, garantindo conforto térmico no cômodo.

botão dry no controle remoto do ar condicionado

7- Modo DRY: Gota de água (Desumidificador)

Já o modo DRY (seco) pode fazer o seu aparelho atuar como um desumidificador, removendo a umidade do ar de locais fechados, melhorando a sensação de frescor em um clima úmido.

Para potencializar essa capacidade desumidificadora, o seu aparelho também pode funcionar com uma temperatura maior ou menor do que a ajustada em seu controle remoto, mas isso só acontece se realmente existir a necessidade de retirada da umidade do ar.

botão fan no controle remoto do ar condicionado

8- Modo FAN: Ventilador (Controle de Vento)

A função Fan coloca o ar-condicionado em modo de ventilação, gerando vento sem alterar a temperatura do ambiente.

Essa função é ótima se o seu objetivo for arejar e renovar o ar da sua casa. Com ela, você consegue alterar a intensidade e a velocidade do ventilador da sua máquina. O modo Fan pode ser acionado em todos os outros modos, inclusive em aparelhos que possuem a função quente e frio.

botão heat no controle remoto do ar condicionado

9- Modo HEAT: Sol (Quente)

O modo “Heat” do ar-condicionado (palavra que significa “aquecimento” em inglês) aumenta a temperatura do ambiente, deixando-o aquecido a partir de 20ºC. Se você mora em locais frios ou em que a temperatura oscila bastante, é uma excelente pedida ativar este modo.

Alguns controles já possuem a tecla “Heat” em suas opções, mas, caso o seu não tenha, ela pode ser escolhida através da tecla Mode (Modo) do controle remoto. VALE LEMBRAR: essa função não está disponível em todos os modelos de ar-condicionado, somente os aparelhos split quente e frio oferecem essa possibilidade.

Funções diferenciadas dos controles

Alguns aparelhos contam com funções diferenciadas, que vão muito além de apenas mudar a temperatura e podem melhorar ainda mais a sua experiência. É importante que você saiba que a presença dessas funções diferenciadas varia de acordo com cada modelo e marca, não sendo obrigatórios.

Veja a seguir quais são essas outras funcionalidades para acionar com o seu controle remoto:

botão silencioso no controle remoto do ar condicionado

10- Modo Silencioso: Auto falante cancelado (Baixo ruído)

Se você não gosta dos ruídos que são produzidos pelos ares-condicionados, essa pode ser uma boa alternativa. Para colocar o ar-condicionado em silêncio, acione o modo Silencioso no controle, o qual faz com que o fluxo de ar da unidade interna seja reduzido, fazendo com que os ruídos do ar-condicionado também diminuam.

botão turbo no controle remoto do ar condicionado

11- Modo Turbo (Resfriamento rápido)

O modo turbo do aparelho de ar-condicionado serve para resfriar rapidamente o ambiente, operando por 30 minutos na ventilação máxima com temperatura de forma automática nos 18°C.

botão siga-me no controle remoto do ar condicionado

12- Modo Siga-me (Vento na direção do controle)

A função siga-me permite que a temperatura previamente escolhida por você seja ajustada de forma automática para o local onde o controle está localizado. Isso acontece, pois, o controle remoto tem um termostato, que é responsável pela avaliação da temperatura do recinto.

Então, tudo o que você precisa fazer é manter o controle perto de você que a temperatura será ajustada de maneira automática para a área em questão.

botão Sleep no controle remoto do ar condicionado

13- Modo Sleep: Luas e estrelas (Função dormir)

Muitas pessoas têm dificuldade de dormir no verão por conta das altas temperaturas. Por isso, no período da noite, o uso do ar-condicionado aumenta, bem como os gastos com energia elétrica.

Dessa forma, a função Sleep tem como objetivo melhorar a sua noite de sono. Quando acionada, ela baixa a temperatura até que fique favorável para o relaxamento. Após isso, de forma gradual, a temperatura do seu aparelho aumenta, fazendo com que o seu corpo relaxe e permitindo que você tenha um sono profundo. Além disso, essa funcionalidade mantém a temperatura constante para que você acorde em um ambiente devidamente climatizado.

Ao fazer uso dessa função, o consumo de energia do seu aparelho também acaba diminuindo.

botão autolimpeza no controle remoto do ar condicionado

14- Autolimpeza

Se você quiser evitar o acúmulo de microrganismos e sujeiras no ar, é importante que você mantenha o seu aparelho sempre limpo. A fim de ajudar nesse processo, algumas marcas criaram essa funcionalidade, impedindo que haja o acúmulo de umidade dentro do seu aparelho.

Isso acaba evitando que haja a proliferação de bolores, mofos, ácaros e bactérias, por exemplo. Assim, essa opção também auxilia na diminuição de um possível mau cheiro causado pela unidade interna.

É recomendável que a Autolimpeza seja ativada com os modos Cool ou Heat para que ela tenha um melhor aproveitamento.

botão energy saving no controle remoto do ar condicionado

15- Energy-Saving

A função Energy-Saving possibilita que o seu aparelho consuma menos energia. Ele ajusta a temperatura do ar-condicionado e se mantém nesse estado. Também aciona a função desumidificadora da sua máquina, mantendo a ótima qualidade do ar ambiente.

botão apagar visor no controle remoto do ar condicionado

16- Apagar visor

Essa é mais uma maneira que você tem de economizar energia com o seu ar-condicionado. A função Apagar Visor desliga o visor do seu aparelho enquanto ele estiver ligado, fazendo com que o seu consumo energético diminua.

botão Eco no controle remoto do ar condicionado

17- Botão ECO

A função ECO também auxilia na redução de consumo energético do seu aparelho, fazendo com que o uso do seu ar-condicionado seja otimizado. É interessante manter essa função ligada enquanto você estiver dormindo.

O controle remoto universal de ar-condicionado é realmente vantajoso?

E se você perdesse o controle do seu ar condicionado ou ele estragasse? Se você pensa que a solução seria usar os botões do próprio aparelho ou então fazer a loucura de parar de usar o ar condicionado, está enganado! Hoje em dia você pode fazer uso de um controle remoto universal, além do que já vem com o seu aparelho.

Os controles remotos universais não funcionam apenas para televisores, atualmente o ar condicionado também possui essa acessibilidade e pode funcionar para mais de um aparelho ao mesmo tempo! Assim, o valor gasto pela compra de um controle novo pode acabar sendo menor, trazendo ainda mais benefícios.

Além disso, esse tipo de controle possui quase todas as mesmas caraterísticas que seu controle convencional, mudando apenas em sua estética. Confira aqui quais são as principais funções do controle de ar-condicionado, mesmo quando esse é universal:

  • Função Autolimpeza
  • Função Swing
  • Função Timer
  • Função Sleep

Em nossas lojas e em nosso site você encontra os controles remotos universais da EOS, que são compatíveis com 99 marcas de condicionadores de ar e funcionam em praticamente todos modelos e linhas.

Controle de ar-condicionado EOS
O controle universal serve para praticamente todos modelos e linhas

Verifique se o controle universal é compatível com o seu aparelho

Apesar de os controles universais funcionarem com diversos aparelhos e em mais de um ao mesmo tempo, não são todos os aparelhos que funcionam para determinado ar condicionado. É muito importante que antes de comprar um controle universal para o seu aparelho, você confira se ele é compatível com o seu ar-condicionado.

É possível que inúmeros aparelhos diferentes funcionem com o mesmo controle universal, mas você precisa ter certeza que determinado controle possa ser utilizado pelo seu aparelho específico. Afinal, cada controle funciona em determinadas marcas e aparelhos, e isso você consegue descobrir pelas informações de cada controle remoto.

Essa informação pode ser verificada na embalagem do acessório em questão, pois cada aparelho possui um código numérico. Por exemplo, códigos que estejam entre os números 000 e 100, são referente a modelos que pertencem à marca “X”. Já que códigos que variam entre 101 e 200, à marca “Y” e assim por diante.

Então, após realizar essa verificação de compatibilidade do controle com o modelo do seu aparelho, você precisa configurá-lo.

Aponte o controle para o aparelho de ar condicionado e o primeiro passo é clicar no botão SET ou SEL por mais ou menos 3 segundos.

O botão SET Temp serve para indicar a temperatura ambiente desejada.

Após isso, você conseguirá verificar na tela do seu controle universal o termo “model” junto com um campo numérico. Encontre o  número correspondente ao seu ar-condicionado e pressione “enter”.

Pronto, a sua máquina está configurada!

Tirou suas dúvidas?

Casal conversando e usando um ar-condicionado
Conforto térmico melhora o bem-estar

Então, continue lendo mais sobre ar-condicionado em nosso site:

Se você deseja investir em um aparelho de ar-condicionado para a sua casa ou local de trabalho, não esqueça de olhar o nosso catálogo e escolher o modelo que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Com a Frigelar, você também conta com uma instalação profissional para evitar que a vida útil do seu aparelho diminua. Assim, o seu ar-condicionado funciona sempre da melhor maneira possível, proporcionando a você uma ótima sensação de bem-estar.

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Máquina de Gelo: O Segredo para o Cold Brew Perfeito

Saiba os segredos para preparar o seu cold brew perfeito e porque utilizar uma máquina de gelo para suas bebidas.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!