Como fazer a limpeza do seu ar condicionado?

Manter o seu ar condicionado limpo garante melhor desempenho do aparelho e aumenta a sua vida útil.

Publicado por Frigelar | 7 de janeiro de 2022

Atualizado em 8 de março de 2023

A alta temporada de verão chegou e é justamente nesse período que vamos enfrentar o auge do calor. Com isso, o ar-condicionado acaba se tornando o nosso grande amigo durante o dia e também para refrescar as noites de sono. Mas você sabia que fazer a limpeza regular do ar-condicionado nessa época pode melhorar o seu desempenho e economizar energia?

A cada ano que passa o ar-condicionado deixa de ser um luxo e se torna ainda mais uma necessidade. E para preservar a vida útil do aparelho, você deve manter a limpeza regular para que ele não perca a potência e nem acumule sujeira até ser danificado.

 Porque fazer uma boa limpeza no ar-condicionado?

Uma das grandes vantagens de manter o seu ar condicionado limpo é garantir um bom desempenho do equipamento, o que ajuda a reduzir os custos com energia. Quando muito sujo, o eletrodoméstico precisa de mais força para realizar a sua função, o que consome mais eletricidade

Outros benefícios são:

  1. Melhor desempenho;
  2. Mais economia;
  3. Maior preservação do aparelho;
  4. Menos bactérias.

Melhor desempenho – Ao manter o seu aparelho limpo, ele vai permitir com que o ar circule melhor e não seja interrompido pela sujeira nas grades do filtro. Isso vai manter a potência do seu ar-condicionado sem comprometer a sua capacidade de refrigerar o ambiente. Sendo assim, você vai garantir que o aparelho execute o seu melhor desempenho em alto nível.

Mais economia – Justamente por manter as grades do filtro limpas, o compressor do ar-condicionado irá trabalhar da maneira adequada, sem exigir mais potência do que o necessário. Isso fará com que o aparelho atinja sua temperatura ideal, consumindo menos energia do que se estiver sujo. E sabemos que quanto menos esforço a potência do aparelho exigir, menos energia ele irá consumir.

Maior preservação do aparelho – A limpeza regular do ar-condicionado, além de todos os benefícios para seu bem estar e saúde, ainda preserva o aparelho. Com o filtro do ar poluído, o compressor do aparelho irá exigir cada vez mais potência e, com o passar do tempo, vai danificando sua vida útil. Mantendo a limpeza e manutenção do ar-condicionado em dia, você poderá contar com ele em ótimo estado por ainda mais tempo.

Menos bactérias – Com o filtro do ar-condicionado sujo, o ar terá mais dificuldade para passar de maneira limpa nas grades. Ele ficará preso no meio da poeira, bactérias e sujeira acumulada. E isso fará com que todas essas poluições entrem no seu quarto/sala. Com o filtro limpo, apenas o ar limpo irá passar, reduzindo as bactérias e ajudando pessoas com rinite, asma e outros problemas de saúde.

grade de ar condicionado com poeira
Grade do filtro com sujeira acumulada.

 Como deve ser feita a limpeza do ar-condicionado?

Essa parte é bastante importante, pois existem duas maneiras de fazer a limpeza do seu ar-condicionado. Uma delas você mesmo pode fazer em casa, sem muito trabalho. Agora se a limpeza for mais pesada a ponto de lavar dentro do aparelho, é melhor que você chame um especialista para fazer isso.

Para você mesmo fazer a limpeza em casa, basta seguir esses passos:

  1. abra a a tampa do ar condicionado e retire as grades do filtro de dentro dele;
  2. remova toda a poeira acumulada entre as grades, podendo utilizar uma mangueira para lavar com água; 
  3. após a lavagem, deixe as grades secando (de preferência no sol) para garantir que, quando você colocar de volta no aparelho, estarão totalmente secas.
ar condicionado limpo
Limpeza da grade do filtro do ar-condicionado.

Essa simples limpeza periódica já é o suficiente para melhorar o desempenho do seu ar-condicionado e prolongar a sua vida útil. Mas não esqueça que mesmo assim, também é importante que de vez em quando, você invista em uma limpeza um pouco mais pesada, com a ajuda de um técnico.

Agora se você precisa de uma limpeza mais reforçada e completa para o seu ar-condicionado, é altamente recomendado que você contrate o serviço de um técnico especializado nesse tipo de trabalho. Uma limpeza mais completa exige que você abra o aparelho e faça uma lavagem por dentro dele.

Isso requer instrumentos e materiais recomendados para o trabalho, além de profissionais para isso. Na Frigelar você encontra este tipo de serviço e pode contratar nossos profissionais da AGYX para realizarem a limpeza ou manutenção do seu aparelho.

A AGYX é uma empresa especializada em instalação e manutenção de ar-condicionado. Possui uma rede de profissionais altamente capacitados, oferece um serviço com agendamento e disponibiliza até seis meses de garantia do seu trabalho.

limpeza de ar condicionado feita por um profissional
Limpeza realizada pela AGYX.

Manter a limpeza do seu ar-condicionado é algo que não vai lhe tomar muito tempo e só tende a lhe trazer benefícios. É importante dar essa atenção ao aparelho, para que nesse forte verão você não passe sufoco por algum imprevisto desnecessário.

E pra você que procura um novo aparelho de ar-condicionado, aqui na Frigelar você encontra diversos modelos que irão transformar a sua casa. Confira as nossas ofertas no site, no aplicativo e nas nossas lojas!

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!