Vale a pena investir em uma marca mais conceituada de ar-condicionado?

Mais duráveis e robustos, os modelos da Daikin e da Fujitsu oferecem o melhor da tecnologia japonesa

Publicado por Cristiane | 3 de novembro de 2020

Atualizado em 4 de novembro de 2021

Na hora de comprar um eletrodoméstico, inúmeros fatores pesam na decisão por qual modelo e marca adquirir. Potência, eficiência, durabilidade, recursos inteligentes, renome da marca e, é claro, preço. Com o ar-condicionado não é diferente. Mas por que investir em uma marca mais cara se a função de todos os aparelhos é climatizar?

Custo-benefício é palavra de ordem na hora de fazer uma aquisição consciente. Nem sempre preço mais elevado está atrelado à qualidade, é verdade, mas aqui elencaremos duas fabricantes japonesas que justificam o valor dos seus produtos. 

ar condicionado no escritório
Baixo consumo, durabilidade e recursos inteligentes são os grandes atrativos

Daikin: melhoria contínua e máxima eficiência

Do Japão para o mundo. A Daikin nasceu em 1924, em Osaka, com o foco na fabricação de trocadores de calor para aeronaves. Na década de 1930, passou a produzir fluido à base de fluorcabono, essencial para o funcionamento de sistemas de refrigeração. Essa foi a porta de entrada para o mercado de ares-condicionados.

Em 1963, inaugurou a maior base produtiva de ar-condicionado comercial. Desde então, sua história na área é marcada pelo pioneirismo, como o lançamento do primeiro multi split do mercado, ainda na década de 1970. 

A marca chegou no Brasil em 2011 e vem conquistando clientes exigentes e preocupados com o meio ambiente. Além de escritórios espalhados pelo país, conta com uma fábrica em Manaus (AM).

Diferenciais da Daikin

A Daikin leva a sério dois princípios basilares da engenharia japonesa: melhoria contínua e máxima eficiência. A marca preza pela inovação e a aplicação de tecnologias que tornem seus produtos cada vez mais seguros, confiáveis e de qualidade. 

Um dos principais benefícios da Daikin é o desenvolvimento de tecnologias específicas para cada país, tendo em vista as condições climáticas e particularidades de cada região. No Brasil, por exemplo, o índice mínimo de eficiência para classe A passará a ser 5,5 em 2023. A Daikin se antecipou e já está comercializando produtos adequados para as novas normas do Inmetro

Preocupada com a sustentabilidade, a Daikin implementou o conceito de “air conditioning necessary rooms only“, tecnologia que identifica quando os ambientes estão desocupados e desliga o ar-condicionado para poupar energia. A marca também recebeu certificações como o LEED, fornecido pelo GBC, indicando que seus produtos são eco friendly e indicados para o uso em edificações sustentáveis.

Melhores modelos de ar-condicionado da Daikin

A seguir, confira dois dos melhores aparelhos de ar-condicionado da Daikin, um doméstico e o outro comercial: 

Split Inverter High Wall Daikin Advance quente e frio de 9.000 BTUs

Split Inverter High Wall Daikin Advance
Split Inverter High Wall Daikin Advance

Para quem busca durabilidade e economia, o Split Inverter High Wall Daikin Advance é a melhor opção. Com ele, pode-se economizar 60% de energia em relação aos condicionadores de ar convencionais. Conta ainda com o Compressor Neodymium, um motor até 20% mais eficiente, garantindo maior potência com menor consumo de energia.

Esse é o aparelho mais silencioso do mercado. O design do ventilador “Large Cross Flow” da unidade interna, aliado às novas pás com formato aerodinâmico, permite uma operação praticamente sem emissão de ruídos. Perfeito para quem não abre mão de dormir com tranquilidade e conforto térmico. 

Split Cassete Inverter Daikin SkyAir quente e frio de 35.000 BTUs

Split Cassete Inverter Daikin SkyAir
Split Cassete Inverter Daikin SkyAir

Ideal para comércios e escritórios, o Daikin SkyAir tem um sistema de insuflamento em 360 graus. Isso significa que é capaz de distribuir o ar de forma mais homogênea, garantindo o conforto térmico de todas as pessoas que estão no ambiente. Por não ter pontos cegos na distribuição de ar, o ar-condicionado atua em velocidades menores, evitando jatos de vento incômodos. 

Com o exclusivo Compressor Scroll DC Inverter, alia alta eficiência e baixa perda de energia por calor. O ventilador conta com lâminas curvadas, fazendo com que o ar que escapa seja sugado pelas bordas curvas da lâmina, diminuindo a vazão e reduzindo a turbulência. Assim, apresenta eficiência 40% superior, especialmente em baixa velocidade.

Na unidade externa, as Aletas “Blue Fin” são fabricadas em alumínio revestido por um tratamento anticorrosivo especial, garantindo maior resistência e durabilidade. Tem ainda serpentina de cobre, facilitando a troca de calor. 

Leia também: Veja as vantagens do ar-condicionado com serpentina de cobre

Fujitsu: qualidade e economia de energia

Reconhecida mundialmente por seu amplo portfólio de climatização, a Fujitsu é a pioneira na tecnologia Inverter no Brasil. Fundada em 1936, em Kawasaki, iniciou a fabricação de ares-condicionados em 1960. 

A marca desponta na incorporação de tecnologias de ponta em aparelhos residenciais. Entre as inovações líderes do setor, estão os sensores de presença (ainda em 1988); o trocador de calor Lambda, compacto e eficiente em termos de energia (1991); um painel frontal plano (1999) que atinge maior eficiência de sucção de ar; e o primeiro ar-condicionado equipado com um filtro autolimpante (2003).

Diferenciais da Fujitsu

Em todos os continentes, a marca Fujitsu é sinônimo de qualidade e design inovador. Por trás disso, está o perfeccionismo de uma marca com DNA japonês, focada no desenvolvimento de produtos práticos e de alto desempenho. 

Para a Fujitsu, inovação é uma arte. Para isso, mantém três centros de pesquisa e desenvolvimento: no Japão, na China e na Tailândia. Em cada um dos centros, realiza testes de durabilidade que simulam ambientes extremamente frios ou quentes, tudo para criar tecnologias ainda mais avançadas e duráveis, prontas para encarar as maiores adversidades. 

A geração mais recente de condicionadores de ar Fujitsu se tornou ainda mais inteligente: eles usam inteligência artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) para controlar a temperatura do ambiente em um nível ideal automaticamente. Para isso, utiliza como base os padrões de uso do usuário, bem como os dados coletados de sensores integrados e informações meteorológicas.

Melhores modelos de ar-condicionado da Fujitsu

Também selecionamos dois modelos, residencial e comercial, para você conhecer as vantagens da Fujitsu:

Split Inverter Fujitsu quente e frio High Wall de 12.000 BTUs

Split Inverter Fujitsu quente e frio High Wall
Split Inverter Fujitsu quente e frio High Wall

Com sensor de presença, o Split Fujitsu Inverter é perfeito para quartos e salas. Esquecer o ar-condicionado ligado já não é mais um problema, uma vez que o sensor diminui a operação do aparelho ao identificar que não há pessoas no ambiente. Assim, evitando o desperdício de energia.

Garanta mais qualidade do ar com o filtro de íons negativos que remove completamente as sujeiras e odores, e o filtro de catequina de maçã, que utiliza o polifenol extraído de maçãs para neutralizar e inibir a proliferação de esporos de bolor invisíveis e microrganismos nocivos. Além disso, tem um microprocessador capaz de ajustar automaticamente o fluxo de ar para acompanhar as mudanças na temperatura da sala.

Split Piso Teto Fujitsu Inverter quente e frio de 32.000 BTUs

Split Piso Teto Fujitsu Inverter quente e frio
Split Piso Teto Fujitsu Inverter quente e frio

Para quem deseja aliar climatização e estética, o Split Piso Teto Fujitsu Inverter é a melhor recomendação. O aparelho se adequa ao projeto arquitetônico, podendo ser instalado no teto do ambiente ou no piso, tornando-se muito mais discreto. 

Entre os diferenciais deste modelo, estão o controle V-PAM, tecnologia que faz o compressor ser mais potente e eficiente, e o controle I-PAM, que garante alta performance a partir da modulação de amplitude de pulso inteligente. Tem ainda aviso em LED indicando a necessidade de limpar o filtro do aparelho. Assim, você não se esquece da manutenção periódica. 

Quer saber mais sobre ar-condicionado? Confira os artigos: 

Siga a Frigelar nas redes sociais:

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Cortinas de Ar para o Controle de Odores e Circulação de Ar

Saiba como as cortinas de ar para o controle de odores e circulação correta do ar do ambiente podem ser fundamentais para estabelecimentos.

Continue Lendo...

Facilidade de Acesso e Organização em Sua Adega Climatizada

Saiba como a utilização adequada e a organização em sua adega pode ser fundamental para garantir uma experiência única com seus vinhos.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!