Saiba qual é a temperatura ideal do ar-condicionado para dormir melhor

Para uma boa noite de sono, a temperatura ideal do ar-condicionado deve estar entre 20°C e 23°C

Publicado por Cristiane | 21 de março de 2019

Atualizado em 23 de dezembro de 2022

Uma boa noite de sono tem o seu valor. Depois de um longo dia de trabalho, dormir sem se preocupar com a insônia é essencial para que o próximo dia seja tão produtivo quanto o último. Sabendo da importância disso, decidimos ajudar você a criar um ambiente perfeito para relaxar, destacando qual é a temperatura ideal do ar-condicionado para dormir melhor.

Qual a temperatura adequada do ar-condicionado para dormir?

Para uma boa noite de sono, a temperatura ideal do ar-condicionado deve estar entre 20°C e 23°C: perfeita para dormir com um cobertor fino, mas sem sentir muito frio. Nessas condições, você consegue boa qualidade do ar de seu quarto e garante uma boa noite de sono.

1 – Aposte na climatização perfeita para dormir bem

Sabe qual é o primeiro passo para ter uma noite agradável? Garantir uma temperatura boa para dormir. Ninguém merece enfrentar temperaturas extremas durante o sono. Seja no calor ou no frio, com certeza é mais difícil aproveitar a noite enquanto seu corpo continua preocupado com o equilíbrio de temperatura.

É por isso que o ar-condicionado é o seu melhor amigo na busca pelo conforto térmico. Além disso, o ar-condicionado também é aliado da sua saúde e bem-estar. Se utilizado nas condições ideais, o uso do aparelho pode melhorar a qualidade do ar de seu quarto e facilitar ainda mais uma boa noite de sono.

É importante lembrar que para aproveitar todos os benefícios do ar-condicionado, é preciso tomar cuidados essenciais quando for utilizar o aparelho. Primeiro é preciso escolher uma temperatura amena, evitando um clima muito baixo em dias muito quentes, ou vice e versa. Além disso, é necessário manter o filtro do equipamento sempre limpo, garantindo que o ar da sua casa não seja contaminado por fungos ou bactérias.

Veja também: Limpar o filtro do ar-condicionado: qual a importância e como fazer?

2 – Conheça as principais funções do ar-condicionado que são amigas do sono

Funções do controle do ar-condicionado
O modo Sleep é o mais indicado para garantir a economia de energia e o conforto durante o sono

Mais do que ligar o ar-condicionado, também existem funções do aparelho que podem ajudar ainda mais na busca por um sono mais tranquilo, sempre levando em consideração a economia de energia. Entenda mais:

Modo timer

Uma das melhores funções nesse quesito é o “timer”. Com essa vantagem, você pode definir quanto tempo deseja que o ar-condicionado fique ligado durante a noite e dormir sem se preocupar com o gasto excessivo de energia. O motivo disso é que o aparelho irá se desligar automaticamente quando chegar o tempo definido por você anteriormente.

Modo sleep

Essa função também é ótima na economia de energia e para quem deseja evitar temperaturas muito frias durante a noite. Neste modo, o ar-condicionado vai aumentando gradualmente os graus conforme a noite passa, já que o nosso corpo tende a esfriar durante o sono. Utilizando menos potência, o aparelho também economiza energia e deixa a conta do mês ainda mais leve.

Modo dry

Essa função é especial para quem vive em regiões com bastante umidade. O modo “seco” vai ajudar a retirar a umidade excessiva do ambiente e mantê-la no nível perfeito para a sua saúde. Com isso, suas noites de sono também ficam mais tranquilas e ainda mais benéficas para o seu bem-estar.

3 – Conheça os principais modelos

Ar-condicionado Split

O primeiro modelo é aquele que mais caiu no gosto popular e é o queridinho de quem procura um ar-condicionado para a sua casa. Este aparelho tem alta eficiência no alcance rápido da temperatura ideal, o que pode ser perfeito para quem gosta de um ambiente climatizado logo que chega em casa do trabalho.

Se você está procurando por um modelo como esse, nós também temos uma lista completinha com os melhores do mercado. É só acessar nosso site e conferir.

Ar-condicionado Split Inverter

Sabe o que também é importante na hora de dormir bem? O silêncio. É por isso que o Split Inverter pode ser a sua escolha perfeita para garantir uma noite tranquila.

A diferença para o Split tradicional é que na tecnologia inverter, depois de atingir a temperatura ideal para o ambiente, o compressor do aparelho trabalha em baixa rotação. Com isso, o nível de ruído do equipamento diminui e facilita o sono de quem gosta de bastante silêncio quando for relaxar. Além disso, o aparelho também economiza energia já que diminui a potência utilizada para manter o lugar climatizado.

Aproveite para conhecer essa tecnologia

Ar-condicionado portátil

Já ouviu falar em ar-condicionado portátil? Esse aparelho pode ser a escolha certa para quem quer dormir com tranquilidade, mas não pode instalar um ar-condicionado em sua casa (se for alugada ou na praia, por exemplo).

Para garantir a refrigeração perfeita e uma noite mais agradável, é preciso lembrar que o ar portátil necessita ter a potência correta para conseguir refrigerar o ambiente e melhorar o clima da sua casa. Para isso, basta calcular o número de BTUs de acordo com o tamanho do seu quarto. Depois disso, é só aproveitar um sono agradável e levar seu ar portátil para onde você quiser.

Dica bônus:

Mais do que garantir um clima perfeito e o melhor ar-condicionado para o seu quarto, também é importante lembrar de formas que podem relaxar a sua mente. Para fugir da insônia, você também pode investir em truques que tranquilizam seus pensamentos e deixam o sono mais leve.

A nossa dica é ligar o som e colocar para tocar uma música calma que acende aquela suavidade perfeita para pegar no sono. Depois disso, é só aproveitar um dia ainda mais produtivo após uma longa noite bem descansada.

Leia também: Ar-condicionado no inverno: fuja das temperaturas baixas

Leia também: Como deixar a sua casa mais confortável

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Como Fazer a Limpeza em Liquidificadores com Design Prático

Saiba como fazer a limpeza em liquidificadores de forma adequada e prática, além de garantir seu alto desempenho e durabilidade.

Continue Lendo...

Escolhendo a Chaleira Elétrica que Combina com seu Estilo de Vida

Saiba como analisar as melhores opções enquanto estiver escolhendo a chaleira elétrica ideal para a sua casa.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!