Importância da umidade do ar na sua casa

Seja no quarto, na sala ou no escritório, o umidificador de ar oferece mais conforto e saúde

Publicado por Cristiane | 17 de dezembro de 2018

Atualizado em 23 de dezembro de 2022

Talvez você já tenha notado: existem dias em que a temperatura, a sensação térmica e a precipitação estão diferentes. A umidade do ar sofre influência de diversos fatores, e suas variações podem ser independentes da temperatura. A umidade ideal do ar deve ficar entre 50 e 60%, sendo que esses números podem variar para 45% em locais fechados. Valores muito baixos ou muito altos oferecem riscos à saúde.

Por sorte, existem maneiras de controlar a umidade do ar e garantir conforto e bem-estar dentro da sua casa. Existem alguns modelos de aparelhos capazes de fazer isso, como os umidificadores ou os ares-condicionados.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da umidade do ar ideal, além dos fatores que podem influenciá-la e como você pode controlá-la. Confira:

O que é a umidade do ar?

criança em frente ao umidificador de ar
Equilíbrio é a palavra-chave quando falamos de umidade do ar

A umidade do ar é basicamente a quantidade de vapor de água presente na atmosfera. Seus valores são expressos em forma relativa (%) ou em números absolutos (g/m³). Esse é um dos principais elementos utilizados para caracterizar o clima de um local. Além disso, esse fator influencia diretamente:

  • A temperatura: em locais onde a umidade relativa do ar é baixa, a atmosfera apresenta certa dificuldade em manter temperaturas constantes. Com isso, elas oscilam bastante, aumentando a amplitude térmica. Ou seja, a diferença entre a menor e a maior temperatura ao longo do dia é maior;
  • A sensação térmica: quando o ar está muito úmido, as sensações de calor ou de frio são intensificadas;
  • A precipitação: quanto maior for a umidade do ar, maiores serão as chances de chuva.

A quantidade de vapor de água do ar também pode influenciar a sua vida, visto que a umidade pode afetar o conforto e até mesmo a saúde. Quando está alta, o ambiente se torna propício para a proliferação de fungos. Quando baixa, a umidade pode causar desidratação, sangramentos nasais e problemas respiratórios.

Tipos de umidade do ar

A umidade do ar pode ser mensurada de duas formas:

  • Umidade absoluta do ar: é a quantidade total de vapor de água que existe na atmosfera;
  • Umidade relativa do ar: é a quantidade de vapor de água presente no ar, medida em relação com a atmosfera. Seu valor pode oscilar entre 0% (ausência de vapor d’água) e 100%. Quando em sua quantidade máxima, o ar fica saturado. O resultado é a chuva.

Fatores que influenciam a umidade do ar

Umidificador soltando vapores para melhorar a umidade do ar
A quantidade de vapor de água do ar também pode influenciar na sua saúde

Alguns fatores influenciam diretamente a quantidade de vapor de água presente na atmosfera de uma determinada região. Um desses aspectos é a maritimidade. Em locais onde existe um índice elevado de evaporação das águas oceânicas, o teor de umidade da atmosfera tende a ser mais alto. Em contrapartida, em regiões interioranas e continentais, o ar costuma ser mais seco.

Outro fator que influencia a oscilação de umidade é a movimentação das massas de ar. Se estas estiverem bastante carregadas de vapor de água, a probabilidade de chuvas é alta. Em alguns casos, a vegetação local também interfere na umidade do ar. Quanto maior uma floresta for, maior é a quantidade de água que ela libera na atmosfera através da evapotranspiração.

A importância da umidade do ar em casa

Efeito da umidade em uma janela
Quando a umidade atinge 100%, o ar fica saturado e o resultado é a chuva

Um ponto importante a ser relembrado, é que umidade do ar interfere diretamente em nossa saúde e bem-estar. Tanto a umidade excessiva quanto a muito baixa podem causar diversos problemas, mas você sabe qual é a umidade relativa do ar adequada?

Geralmente, a umidade do ar ideal para ambientes fechados é de 45%. Quando esse valor está abaixo dos 30%, o ar está muito seco. Quando ele está acima dos 50%, muito úmido. Antes de entender melhor a importância da umidade do ar em casa, você precisa saber identificar tais oscilações. Confira:

  • Se os vidros da sua casa ficam embaçados com frequência, essa é uma indicação de que a umidade da sua casa está muito alta;
  • Indícios de mofo nas paredes e no teto, além de paredes constantemente molhadas também indicam excesso na umidade do ar;
  • Indícios de secura e rachaduras em móveis e pinturas podem ser indicativos de umidade muito baixa.

Como controlar a umidade do ar?

Depois de entender importância da umidade do ar, o próximo passo é saber qual é o seu nível ideal e como controlá-la.  O nível de umidade ideal para o bom funcionamento do corpo humano é de 45% em ambientes fechados, e varia entre 40% e 70% em ambientes abertos.

Controlar a umidade do ar é  um processo relativamente fácil: você pode aplicar essas dicas a seguir na sua casa de forma simples e rápida:

O que fazer quando a umidade estiver baixa?

Em temperaturas muito baixas, é comum que a umidade do ar diminua. Isso pode acabar causando problemas respiratórios, deixando unhas e cabelos mais secos e fazendo paredes e superfícies pintadas descascarem.

Nesses casos, é indicado o uso do umidificador. Esse aparelho pode aumentar o conforto e pode ser fundamental, principalmente, para quem possui alergias respiratórias. Você pode encontrar alguns modelos em nossa loja.

O que fazer quando a umidade estiver alta?

Em regiões tropicais que apresentam um clima quente, o ar costuma possuir uma maior quantidade de água. Então, é importante que você saiba como driblar essa situação. Para isso, é possível optar por uma das soluções a seguir:

  • Utilize um desumidificador: o aparelho é usado para diminuir a umidade presente em locais fechados, como o sótão ou o porão;
  • Reduza a quantidade de água que evapora para o ar da sua casa. Isso pode ser feito ao colocar as roupas para secar do lado de fora, por exemplo; 
  • Utilize um aparelho de ar-condicionado.

Como o ar-condicionado ajuda no controle da umidade do ar?

Mulher usando ar-condicionado para controlar a umidade
O condicionador de ar pode ser um importante aliado no controle da umidade

Como falamos anteriormente, o ar-condicionado pode reduzir a umidade do ar. Assim, se ela estiver muito baixa, é importante que você faça uso de um umidificador com o seu aparelho refrigerador.

Hoje, você pode optar por uma tecnologia ainda mais versátil: o ar-condicionado de ciclo reverso. Esses modelos possuem funções para resfriar e aquecer um ambiente. Ou seja, além de serem capazes de reduzir a umidade do seu ambiente, eles também possuem a função de aquecer o recinto.

Já decidiu investir em um aparelho de ar-condicionado ou em um umidificador? Então não deixe de conhecer nossa loja! Com a Frigelar, você pode contar com os melhores produtos e com instalação profissional de ar-condicionado, ajudando a conservar o aparelho e aumentar sua vida útil.

Quer continuar lendo mais sobre os benefícios do ar-condicionado em nosso site e no nosso blog? Então confira estes artigos:

Leia também: Ar-condicionado: convencional x Inverter

Leia também: Conheça os efeitos da umidade do ar para sua saúde e saiba como controlar

Leia também: Importância do exaustor no ambiente de trabalho

Leia também: O que é o climatizador de ar?

Leia também: Qual é a temperatura ideal em um ambiente?

Leia também: Previna-se! Cinco cuidados essenciais com a saúde no inverno

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Máquina de Gelo: O Segredo para o Cold Brew Perfeito

Saiba os segredos para preparar o seu cold brew perfeito e porque utilizar uma máquina de gelo para suas bebidas.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!