Blog da Frigelar

Ventilador é mais econômico que ar-condicionado?

Em dias de calor é natural buscarmos alternativas para aliviar a temperatura e refrescar os ambientes. Neste caso, os ventiladores e aparelhos de ar condicionado são os aparelhos adorados pelos usuários. Mas considerando custo e benefício, será que o ventilador é mais econômico do que o ar-condicionado?

Além da economia, você deve considerar todas as características na hora de escolher o ideal para a sua residência. Enquanto a função do ventilador é apenas liberar ar frio e refrescar o ambiente na direção das hélices, o ar-condicionado tem missão de climatizar o ambiente uniforme.

Mas e o consumo de energia de ambos, qual impacta mais na conta de luz? Essa explicação que veremos abaixo:

Ventilador ou ar-condicionado: Qual gasta mais energia?

Comparando os dois aparelhos, o ventilador consome menos energia do que um ar-condicionado. Enquanto o ventilador só auxilia na circulação do ar que já está no ambiente, o ar tem um mecanismo compressor que faz o seu resfriamento, o que demanda mais eletricidade. 

Porém, outros fatores devem ser levados em consideração para definir o real custo-benefício de cada opção.

O consumo exato de energia irá variar conforme o fabricante, modelo e usabilidade, tanto do ventilador, como do ar-condicionado. Quanto maior a potência dos aparelhos, maior será o consumo de energia.

Fizemos alguns comparativos básicos: analisando o Split Gree Eco Garden de 9.000 BTU, sua potência é de 1050 W, já um ventilador de mesa Britânia Turbo com 6 pás e 30cm de altura, tem como potência 75w.

Aparelhos de mesa um pouco maiores, como o Ventilador Arno Ultra Silence Force, de 50cm, já tem a potência de 126w.

Os ventiladores de teto variam entre 130w e 160w, em média, dependendo da potência, os de parede em torno de 200w, semelhantes aos circuladores de ar.

Sendo assim, o consumo dos ventiladores costuma, em média, ser em torno de 10% a 20% o consumo de um aparelho de ar condicionado. Claro, isso pode variar conforme a potência dos equipamentos.

Vale lembrar que os aparelhos de ar condicionado possuem a opção de apenas ventilar, nesse caso o consumo do aparelho cai bastante, chegando entre 10% e 15% o que seria o consumo normal do ar-condicionado.

Se for comparar o ventilador com o ar-condicionado no modo ventilação, os consumos de energia quase se equivalem, sendo o consumo do ar-condicionado de 9.000 BTU no modo ventilação pouco maior que o de um ventilador de mesa.

Avançando até os aparelhos de ar condicionado de 12.000 BTU no modo ventilação, eles consomem algo bem semelhante a modelos de ventilador de parede ou teto, algo em torno de 130w.

Sendo assim, podemos afirmar quer o ar-condicionado funcionando no modo refrigeração consome mais energia que o ventilador. Já o ar-condicionado no modo ventilação, o consumo é bem semelhante aos ventiladores. O correto é sempre estar atento a ficha técnica dos aparelhos e ao seu consumo.

Quais as vantagens do ar-condicionado?

O ar-condicionado Samsung windfree inverter pode ser uma ótima opção de economia.

Confira este modelo na Frigelar: Ar Condicionado Split 18000 BTUs High Wall Digital Inverter Samsung WindFree

Como citamos no início do texto, o ar-condicionado climatiza de fato o ambiente, enquanto o ventilador apenas libera vento.

O ar-condicionado ajuda a melhorar o ar do ambiente, através de filtros potentes contra fungos, bactérias, poluentes e até vírus.

Os modelos Inverter de ar-condicionado consomem ainda menos energia do que aparelho convencionas (on/off), por causa do seu sistema inovador de rotação do compressor.

O ar-condicionado causa um real conforto térmico e é possível escolher a temperatura exata desejada no ambiente.

O ambiente é climatizado em poucos minutos e a sensação de conforto é real e muito mais rápida, se comparado com um ventilador que apenas libera vento no local.

A tecnologia presente no ar-condicionado é imensa, conforme cada fabricante, mas opções como sleep, que garante um sono tranquilo, e desumidificar, por exemplo, são diferenciais do ar-condicionado.

Quais as vantagens do ventilador?

O ventilador Arno Ultra Silence pode deixar o sue ambiente mais refrescante e silencioso.

O preço do ventilador é o seu maior atrativo, se comparado com o ar-condicionado.

Sua mobilidade faz com que o ventilador possa ser levado para qualquer ambiente da casa e até em viagens, além de ocupar um pequeno espaço. Claro, falamos aqui dos modelos que são móveis, diferente de ventiladores de teto ou de paredes, que são fixamos em um único lugar.

O ventilador ajuda a circular o ar e pode ser ligado com portas e janelas abertas, diferente do ar-condicionado que deve ser ligado em um ambiente fechado.

Não necessita de instalação, basta ser colocado na tomada com a voltagem adequada e está pronto para funcionar. A manutenção e cuidados com os ventiladores também são bem mais baratos.

O vento direcionado para o usuário, em um primeiro momento, dá uma sensação imediata de sensatez referente ao clima. Consome menos energia que o ar-condicionado.

Conclusão: ar-condicionado x ventilador

No quesito consumo de energia, podemos observar que o ar-condicionado gasta mais. Porém, ele oferece um resultado bem mais confortável e estável de climatização.

O ar-condicionado e ventilador atuam de formas diferentes e podem ser utilizados em situações diferentes. Nada impede que ao possuir um ar-condicionado, o usuário não possa ter um ventilador. Ambos serão utilizados quando necessário.

Se for possível ter os dois aparelhos, é garantia de climatização e ventilação adequada nos momentos de calor.

A Frigelar possui as melhores opções de aparelhos de ar-condicionado e de ventiladores, que podem ser pesquisados em nosso site por potência, preço e com certeza atenderão sua necessidade.

Gostou do nosso conteúdo? Se ficou interessado nas opções de ar-condicionado e ventiladores da Frigelar, confira as nossas opções no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar