Importância da umidade do ar

Entenda como ela é importante para a saúde respiratória e veja como desumidificar o ambiente caso seja necessário.

É a quantidade de vapor de água presente na atmosfera. A umidade do ar interfere diretamente na temperatura, na sensação térmica e na possibilidade de chuva.

O que é a umidade do ar?

Tipos de umidade

1) Umidade absoluta: refere-se a quantidade total de vapor que tem na atmosfera;  2) Umidade relativa: é a quantidade de vapor de água presente no ar, medida em relação com a atmosfera.

1) Maritimidade: onde o índice de evaporação das águas oceânicas é elevado, o teor de umidade é mais alto.

Fatores que influenciam a umidade do ar

2) Movimentação das massas de ar: se as massas estiverem bastante carregadas de vapor de água, a probabilidade de chuvas é alta.

3) Vegetação local: Quanto maior uma floresta for, maior é a quantidade de água que ela libera na atmosfera por meio da evapotranspiração.

A umidade do ar interfere diretamente na saúde e no bem-estar. Tanto o ar muito seco quanto o ar muito úmido podem ser prejudiciais.

Importância da umidade do ar em casa

Se os vidros da sua casa ficam embaçados com frequência e as paredes têm indícios de mofo, pode ser que a umidade esteja em excesso.

Como identificar se o ar da casa está muito úmido

Já se seus móveis e pintura das paredes apresentam indícios de secura e rachaduras, pode ser que a umidade esteja baixa.

Em dias de temperaturas muito frias, a umidade do ar tende a ficar baixa. Para melhorar, você pode contar com o auxílio de umidificadores.

Como controlar a umidade?

Com o auxílio de um desumidificador ou ar-condicionado será fácil diminuir a umidade do ar do seu ambiente.

Como desumidificar o ambiente?

O modelo de ciclo reverso tem funções para resfriar e aquecer. Além de conseguir de reduzir a umidade, ele também consegue aquecer o recinto.

Como o ar-condicionado controla a umidade do ar?

Confira as dicas completas em nosso blog