Blog da Frigelar

Como escolher o ar-condicionado split ideal: 7 dicas para considerar

pessoa ligando o ar-condicionado split

pessoa ligando o ar-condicionado split

Você quer climatizar o ambiente, mas ainda está indeciso e não sabe como escolher ar-condicionado split ideal? Nós podemos te ajudar na escolha ideal! O ar-condicionado se tornou um aparelho necessário em casa, mas na hora de comprar o produto, muitas dúvidas ainda surgem sobre qual a melhor opção dos modelos split.

Mas antes de falarmos sobre as dicas de como escolher o aparelho ideal para a sua casa, você conhece um pouco sobre o ar-condicionado split?

O que é ar-condicionado split?

O ar-condicionado split é um aparelho popular no Brasil, está entre os mais vendidos atualmente. Enquanto o ar-condicionado convencional, também conhecido como “de janela”, possui apenas uma parte, o split é dividido em duas unidades: condensadora e evaporadora.

Uma fica localizada na área externa e a outra dentro do espaço que necessita de climatização. As duas peças são ligadas por uma tubulação feita de cobre.

Como ele funciona?

A evaporadora é a unidade interna do ar-condicionado split. Nela, o ar é sugado e filtrado, para eliminar grande parcela das impurezas. Já filtrado e limpo, o ar passa por uma serpentina, onde é resfriado graças ao gás refrigerante. Depois, ele retorna ao ambiente com uma temperatura menor.

E qual é o destino do calor extraído? Após retirar o calor, o gás é puxado para a unidade externa, a condensadora. Lá, o compressor joga o refrigerante para outra serpentina, que tem a função eliminar o calor por completo. Já resfriado, o ar retorna para a parte interna.

Como escolher os BTUs do Split?

Quanto maior o espaço, maior os BTUs do aparelho. Caso contrário, o ambiente não será refrigerado corretamente ou será gasto mais energia do que o necessário.

O cálculo de BTUs é fundamental para evitar desperdícios e, consequentemente, economizar nas contas. A seguir, explicaremos o passo a passo de como calcular os BTUs.

Agora que você já está mais familiarizado a este modelo, vamos mostrar 7 dicas que selecionamos para te auxiliar na compra do split, um dos aparelhos mais vendidos no Brasil.

Ar Condicionado Split 9000 BTUs High Wall Samsung Inverter WindFree.

Confira na Frigelar: Ar-Condicionado Split Inverter 9000 BTUs Samsung WindFree Connect High Wall

7 dicas de como escolher ar-condicionado split 

1. Faça o cálculo de potência

A lista de dicas sobre como escolher ar-condicionado split começa com o cálculo da potência, etapa fundamental na hora da compra.

O primeiro passo é conhecer as medidas do ambiente que deve ser climatizado. 

Cada metro quadrado pede cerca de 600 BTUs (em locais sem a incidência de raios solares) ou 800 BTUs (caso bata  sol no local). Além disso, deve-se somar 600 ou 800 BTUs para cada pessoa no ambiente e mais 600 ou 800 BTUs para cada aparelho que irradia calor (freezer, fogão, televisão, etc).

Na sequência, veja o exemplo de cálculo para um ambiente de 20m², com baixa incidência solar e habitado por duas pessoas.

(600 x 20) + 600 = 12.600 | Ou seja, a potência ideal é 12.600 BTUs!

Qual ar-condicionado mais econômico 9000 ou 12000?

Essa é uma pergunta recorrente. Como você viu, a escolha dos BTUs de um aparelho depende de uma série de fatores, como a incidência solar, o fluxo de pessoas e, claro, o tamanho do ambiente. Portanto, a potência ideal é aquela que atende a demanda do local.

2. Estabeleça o local de instalação

Definir o local de instalação é um passo importante. Opte por um lugar longe do sol, para não influenciar o desempenho do aparelho.

Outra dica: a condensadora deve ficar próxima da evaporadora, diminuindo os custos de instalação. A curta distância reduz a quantidade de intervenções nas paredes.

3. Defina a função do aparelho

Você quer um aparelho que resfria o ambiente ou que também aqueça? Saiba que é possível adquirir um modelo com as duas opções. Basta escolher o ar-condicionado split com ciclo reverso.

Leia também: Veja cinco benefícios do ar-condicionado quente e frio

4. Leve em consideração os aparelhos com tecnologia inverter

A relação de dicas sobre como escolher o melhor ar-condicionado split segue com a tecnologia inverter.

De acordo com a demanda de refrigeração, o sistema inverter consegue gerir a velocidade de rotação do motor do aparelho, que também é conhecido por compressor. A baixa oscilação proporciona economia de energia, resultando na redução da conta de luz.

Assim, os aparelhos com a tecnologia inverter são conhecidos por serem amigos do bolso. Não apenas pela economia oferecida, como também pela alta vida útil, que reduz gastos com manutenção.

No entanto, recomenda-se o uso de split inverter em regiões com alta variação de temperatura. O inverter costuma operar na capacidade máxima em locais onde a alternância de temperatura é baixa. 

5. Conheça a voltagem do ar-condicionado

A grande parcela dos aparelhos split trabalham em 220v. Existem modelos em 100v, mas não são comuns. Portanto, verifique a voltagem para evitar dores de cabeça.

Em locais bifásicos, basta acionar um eletricista para adicionar os pontos de energia. Casas monofásicas requerem o atendimento da concessionária de energia.

Agora, a lista de dicas sobre como escolher ar-condicionado split mostra a importância do selo Procel.

6. Fique de olho no selo Procel

O selo criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) tem o objetivo de mostrar ao consumidor quais aparelhos são mais eficientes e quais consomem mais energia.

A classificação é a seguinte: A, B, C, D, E, F e G. Quem busca economia, deve optar por aparelhos entre A e B.

7. Considere todos os modelos split

Para isso você precisa conferir nossos modelos de ar-condicionado split:

Hi-wall: um dos modelos mais procurados no mercado se chama split hi-wall, eficiente, versátil, silencioso e de fácil instalação;

Multi split: modelo semelhante ao hi-wall, ele oferece a possibilidade de climatizar mais de um ambiente. Afinal, você pode adicionar duas ou mais evaporadoras;

Split Piso-Teto: como o próprio nome diz, o aparelho pode ser instalado no teto ou no piso, mas não na parede. O modelo é feito para refrigerar ambientes espaçosos e com grande fluxo de pessoas;

Split Cassete: o ar-condicionado split cassete deve ser adicionado ao teto, e pode ser disfarçado pelo gesso ou forro. Sua bomba de dreno evita o escoamento de água;

E vale lembrar que quando você finalmente escolher o ar-condicionado para a sua casa, você pode contar com os nossos serviços da Agyx. Precisando de instalação e qualquer manutenção para o seu aparelho, nossos profissionais da Agyx são altamente especializados e indicados para os cuidados do seu ar-condicionado.

Agyx oferece serviços especializados para o seu ar-condicionado.

Qual é a melhor marca de ar-condicionado split?

Atualmente, o mercado está repleto de marcas, com os mais diferentes modelos para agradar a todos os gostos e necessidades. Aqui na Frigelar você encontra as melhores marcas e modelos de ar-condicionado split e sempre com as melhores ofertas do mercado. Confira as opções no nosso site, no APP e nas nossas lojas!

Acompanhe a Frigelar