Entenda como funciona um ar-condicionado quente e frio

O aparelho com ciclo reverso deixou de ser um artigo de luxo e passou a ser um item essencial

Publicado por Cristiane | 17 de dezembro de 2018

Atualizado em 25 de outubro de 2023

O ar-condicionado quente e frio tem tanto a função de refrigeramento, como os equipamentos comuns, quanto a de aquecimento. Essa opção de ciclo reverso deixa o aparelho muito versátil,  sendo útil em qualquer estação do ano.

Para tirar o máximo de proveito desse aparelho, é preciso que você escolha o tipo e o modelo mais adequados para as suas necessidades. Neste texto, vamos falar sobre os benefícios oferecidos por um ar-condicionado quente e frio, além de mostrar quais são os motivos para fazer essa escolha.

Como funciona o ar-condicionado quente e frio?

Mulher aparentando bem estar com os benefícios do ar-condicionado quente e frio
Aproveite seu ar-condicionado duranteAs diferenças entre o ar-condicionado frio e o quente-frio estão nos ciclos de condicionamento: ciclo normal e o reverso. Em cada um deles, ocorre o tratamento do ar.o ano todo

O ar-condicionado quente e frio, além de refrigerar o ambiente, também pode funcionar como um aquecedor. Aparelhos com essa dupla função realizam um processo chamado de ciclo reverso. Isso significa que eles trabalham em modos antagônicos.

Um aparelho de ar-condicionado de ciclo normal é composto por quatro peças fundamentais: um compressor, um dispositivo de expansão, um evaporador e um condensador. Juntos, esses componentes fazem o gás refrigerante circular no sistema, realizando a troca térmica com o ambiente.

Já um aparelho de ar-condicionado de ciclo reverso ou quente e frio, possui as mesmas peças que um de ciclo normal, acrescido de uma válvula reversora, responsável pelo funcionamento do sistema de aquecimento do aparelho.

Ou seja, no ciclo normal, a unidade interna (evaporadora) apenas resfria o ambiente, enquanto no ciclo reverso, ela pode esfriar ou aquecer.

Leia também: Veja quatro modelos de ar-condicionado quente e frio econômicos

Quais são as vantagens de um ar-condicionado quente e frio?

Ar-condicionado quente e frio em destaque
Um aparelho de ar-condicionado de ciclo normal possui um sistema de refrigeração composto por quatro peças fundamentais: um compressor, um dispositivo de expansão, um evaporador e um condensador.

A principal vantagem de um ar-condicionado quente e frio é a sua versatilidade, que é especialmente útil para quem vive em regiões com as estações do ano bem definidas ou com mudanças de temperatura muito bruscas às vezes até no mesmo dia. 

Um aparelho com ciclo reverso pode ser usado durante todo o ano e dispensa a compra de um aquecedor além do próprio ar-condicionado.

1. Conforto

O ar-condicionado quente e frio proporciona mais conforto ao ambiente, por mantê-lo aquecido ou refrigerado. Assim, o recinto consegue permanecer com uma temperatura agradável ao longo de todo o dia e você pode usufruir do conforto térmico que ele proporciona! Com isso, você tende a ter mais foco e produtividade.

2. Saúde e bem-estar

Os aparelhos de ar-condicionado mais modernos são capazes de manter o ar mais limpo quando estão com a manutenção em dia, auxiliando no combate eficaz da ação de fungos e alérgenos durante o verão e o inverno. Ou seja, uso de um ar-condicionado quente e frio pode contribuir para a melhora da saúde de pessoas que possuem problemas respiratórios, como bronquite, sinusite e rinite. Além disso, esse aparelho pode aumentar a qualidade do sono.

3. Dois em um

Um ar-condicionado quente e frio é ideal para quem busca praticidade. Por possuir a função de aquecedor e resfriador de ar, ele acaba economizando espaço. Então, você não precisa se preocupar com a instalação de dois aparelhos em um mesmo ambiente, por exemplo.

4. Custo

O aparelho oferece o melhor custo-benefício ao consumidor por possuir dupla função, descartando a necessidade de comprar dois aparelhos diferentes. E mais: é possível economizar com a instalação e manutenção, já que elas precisarão ser feitas em apenas um aparelho.

5. Capacidade híbrida

Com esse equipamento, você pode definir uma temperatura exata e constante. Fazer isso em um aquecedor comum, por exemplo, seria impossível. Só um aparelho de ar-condicionado quente e frio proporciona este conforto térmico. 

Dica extra: o ar-condicionado quente e frio apresenta algumas funcionalidades que o distinguem de um aquecedor comum, como a função auto-limpante.

Como ligar o aquecedor no ar-condicionado quente e frio?

Para ativar a função de aquecimento no ar-condicionado, basta colocar o aparelho no modo “heat”. O equipamento vai manter a temperatura do ambiente, passando a operar quando o visor do controle remoto marcar 20ºC.

Agora que você já sabe como funciona um ar-condicionado quente e frio, pode olhar os modelos que temos disponíveis na Frigelar e escolher o melhor para você. Não deixe de conferir o nosso catálogo!

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Desfrute de Bebidas Refrescantes a Qualquer Momento: Refresqueira IBBL Inox

Saiba como a refresqueira IBBL Inox pode ser o aparelho ideal para manter suas bebidas sempre refrescantes a qualquer momento.

Continue Lendo...

Como Encontrar a Lava Louças Ideal para Sua Casa

Saiba como encontrar a lava louças ideal para a sua casa e simplificar as suas tarefas na cozinha e agilizar suas atividades.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!