Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes

Publicado por Frigelar | 1 de dezembro de 2022

Atualizado em 31 de maio de 2023

Cada vez mais os fabricantes apostam em criações inovadoras, tecnológicas e capazes de facilitar a vida dos usuários. Os eletrodomésticos inteligentes garantem novas possibilidades na forma em que utilizamos os aparelhos. Isso em suas características ou nas funções oferecidas. Em muitos desses produtos é possível controlá-los à distância, através de um smartphone e um sinal de internet.

Confira no Blog da Frigelar como os eletrodomésticos inteligentes podem ajudar a reduzir o consumo de energia na sua casa.

Eletrodomésticos inteligentes

Aparelhos inteligentes possuem diversas funcionalidades que podem contribuir para a economia no consumo de energia. Um exemplo dessas funcionalidades é a possibilidade de programar horários para que eles desliguem.

No caso de eletrodomésticos que possuem a tecnologia Inverter, a redução no consumo de energia é nítida e ainda maior. Aparelhos que possuem esse sistema como ar-condicionado, máquina de lavar e refrigeradores, podem ser fundamentais e lhe ajudar a economizar com os gastos na conta de luz.

Aparelhos Smart, que podem ser controlados à distância, também contribuem para diminuir o consumo de energia. A vantagem de controlar os seus aparelhos pelo aplicativo e wi-fi permite que, de onde você estiver, possa programar as funções desejadas através do seu celular. Assim, o proprietário pode conter excessos e realizar programações para que os equipamentos sejam desligados no horário desejado.

Como reduzir o consumo de energia com equipamentos smart?

Um aparelho smart é aquele que possui uma tecnologia avançada e, na maioria das vezes, acesso à internet. E isso é sinônimo de facilidade e novas possibilidades.

No caso da TV Smart, por exemplo, essa tecnologia permite que você tenha experiências únicas conectando o aparelho com a internet. Com ela, você tem acesso parecido com o celular para instalar aplicativos streaming para assistir séries e filmes. Além de ter acesso as suas redes sociais.

Um outro ponto bastante relevante com a televisão Smart, é que ela já possui o seu próprio conversor de TV digital integrado. Assim, você não necessita de uma antena externa, pois ela mesma é capaz de sintonizar os canais digitais.

E quando o assunto é ar-condicionado, as vantagens podem ser ainda maiores. Como citado anteriormente, se tratando de economia de energia, a tecnologia smart possibilita muitas vantagens para a sua casa. Além da possibilidade de programar o aparelho à distância, ele também garante um alto percentual de economia.

O ar-condicionado split Inverter Xtreme Save Connect pode ser programado pelo seu celular.
O ar-condicionado split Inverter Xtreme Save Connect pode ser programado pelo seu celular.

O Ar-Condicionado Split Inverter Xtreme Save Connect, da Springer Midea, é um bom exemplo. Afinal, esse aparelho possui wi-fi e possibilita controlá-lo à distância pelo smartphone, através do aplicativo MSmart Life. O ar-condicionado da Springer Midea também pode ser controlado por voz, através do Google Assistant ou da Alexa. Além disso, o equipamento possui a tecnologia Inverter que garante um menor consumo de energia.

Outros exemplos de eletrodomésticos smart são o Robô Aspirador de Pó e a Cervejeira. Ambos possuem facilidades e tecnologias que contribuem com o conforto dos usuários.

O Robô aspirador EOS mantém a sua casa limpa e sem elevar muito os seus gastos.
O Robô aspirador EOS mantém a sua casa limpa e sem elevar muito os seus gastos.

O Robô Aspirador de Pó Smart da EOS, por exemplo, mantém a casa limpa automaticamente. Através do seu controle remoto ele permite utilizar o equipamento de forma simples e prática.

Entre os seus diferenciais estão o retorno para a base automaticamente quando a bateria está fraca. Ele possui também o sistema “parede virtual”, que limita sua área de atuação mesmo em ambientes abertos. Portanto, esses sensores detectam paredes, objetos e desníveis para que não haja acidentes.

Já a Cervejeira SmartBeer da Consul, é outro bom exemplo de facilidade e tecnologia. Ela é capaz de avisar quando a bebida está acabando e ajudar a pedir mais. É isso mesmo, a Cervejeira SmartBeer da Consul é conectada ao aplicativo “smartbeer_” que controla de qualquer lugar, via smartphone, o estoque e a temperatura da bebida. O próprio aplicativo ainda dispõe da opção de comprar cerveja e demais bebidas através dele.

O que é um eletrodoméstico Inverter?

A tecnologia Inverter vem se tornando cada vez mais frequente desde a última década. Se antes ouvíamos falar sobre a tecnologia Inverter apenas relacionado a ar-condicionado, hoje isso mudou. Aliás, a tendência é que cada vez mais aparelhos elétricos utilizem esse sistema.

Segundos alguns fabricantes, os aparelhos Inverter podem economizar até 60% de energia se comparados com aparelhos convencionais.

Atualmente o os compressores com tecnologia Inverter estão presentes também nas geladeiras e máquinas de lavar. O papel dela é fazer com que o compressor trabalhe de forma constante, sem que realize ações tão bruscas como ocorre nos eletrodomésticos convencionais.

Nessas ações bruscas que citamos acima, o consumo de energia chega ao seu pico na utilização do eletrodoméstico. Portanto, a criação do sistema Inverter surgiu exatamente para resolver esse problema.

A novidade foi muito positiva. E hoje, quando se lê “Inverter”, boa parte da população já identifica do que se trata e também associa a palavra a economia no consumo de energia.

Aparalhos Inverter são mais econômicos?

Eletrodomésticos inteligentes podem ser fundamentais para reduzir o consumo de energia.
Eletrodomésticos inteligentes podem ser fundamentais para reduzir o consumo de energia.

Os eletrodomésticos inteligentes foram criados para garantir a economia no consumo de energia. Portanto, o ar-condicionado, geladeira e máquina de lavar roupa, são exemplos de aparelhos que podem ser encontrados o sistema inverter.

No caso do ar-condicionado Inverter, a tecnologia garante diversas vantagens. Claro, a principal delas é a economia de energia, mas a sua estabilidade de temperatura também é destacada. Assim, o compressor do aparelho trabalhando de forma constante e sem picos de energia, também faz com que o ambiente seja climatizado mais rápido e a unidade externa (condensadora) faça menos barulho.

Quando o assunto é geladeira, muitas pessoas confundem o nome Inverter com Inverse. A segunda palavra faz referência aquelas geladeiras que possuem o refrigerador em cima e o freezer na parte debaixo. Já o sistema Inverter faz referência a uma tecnologia bem semelhante a utilizada nos aparelhos de ar-condicionado, pois ele atua de forma constante. Assim, se torna bem diferente das geladeiras convencionais que têm picos de consumo de energia bem grandes.

As geladeiras inteligentes ainda podem trazer outras formas de economizar no consumo de energia. Uma delas é com os sistemas que permitem cadastrar os alimentos armazenados, bem como os produtos que estão acabando ou até mesmo próximos da data de vencimento. Essas características servem também para que a porta não necessite ser aberta com tanta frequência.

No caso das máquinas de lavar, a tecnologia Inverter serve para controlar a rotação da mesma, fazendo que a lavagem ocorra de forma mais econômica. Além disso, a tecnologia Inverter garante muito mais silêncio do que os motores tradicionais. Afinal, as tradicionais possuem suas correias e tambor que geram atrito e mais barulho.

Vale a pena comprar eletrodomésticos inteligentes?

A resposta é: com certeza! Embora os aparelhos com tecnologia Inverter, por exemplo, possam ter o valor um pouco mais elevado, essa diferença de preço tem caído a cada ano. Assim, a economia no consumo de energia que o usuário terá faz com que essa diferença de valor compense muito rápido.

Contudo, sobre as tecnologias, os eletrodomésticos inteligentes proporcionam muito mais praticidade, conforto e possibilidades que os convencionais não possuem. Assim, como citamos acima no Inverter, a tecnologia avança a todo momento e vai trazendo facilidade para nossa vida.

Os fabricantes realizam pesquisas e estudos frequentes de como podem facilitar a vida de seus clientes e diminuir o consumo de energia de seus produtos. Reduzir o consumo de energia é uma prioridade cada vez maior, graças ao crescimento da tecnologia. E isso não apenas pelos usuários, mas também pelas marcas.

Portanto, na Frigelar, você encontra as melhores marcas e produtos cheios de tecnologia para sua casa, comércio ou escritório. Não deixe para depois e faça uma pesquisa aqui mesmo por nossas categorias de produtos. Confira as opções no site, no APP ou em alguma de nossas lojas!

Acompanhe a Frigelar

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Ventiladores de Mesa: Solução Acessível para o Calor

Saiba como os ventiladores de mesa podem ser opções totalmente acessíveis e ideais para fugir dos dias mais quentes.

Continue Lendo...

Escolhendo Ar-condicionado Ideal: Modelo Split ou Split Inverter?

Quando estiver escolhendo o ar-condicionado ideal para a sua casa, é importante conhecer as características e os diferenciais de cada modelo.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!