Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Publicado por Frigelar | 18 de fevereiro de 2023

Atualizado em 17 de fevereiro de 2023

Saber a potência necessária para cada ambiente é algo fundamental para que o ar-condicionado consiga desempenhar o seu papel corretamente. Escolher a potência errada do aparelho que será instalado pode acarretar diversos problemas.

Chamada de dimensionamento térmico, a resposta sobre a quantidade de calor é importante para que não haja consequências como consumo excessivo de energia, comprometimento da vida útil do aparelho e também pela garantia do conforto térmico para os usuários.

O que levar em consideração para calcular a carga térmica?

O principal item para que seja realizado o dimensionamento térmico correto é saber as dimensões do ambiente. Aparelhos com baixa capacidade instalados em grandes locais causarão problemas, assim como o ar-condicionado muito potente em ambientes pequenos também pode ser prejudicial.

Além do tamanho do local, a quantidade de pessoas que utilizará o espaço, o número de aparelhos eletrônicos, a quantidade de janelas e incidência de sol também fazem parte do cálculo para chegar ao número correto de BTU necessário para climatizar de forma confortável um ambiente.

Para instalações residenciais ou em locais com dimensões padrão, podem ser utilizadas calculadoras de BTU online, como essa que temos aqui no site da Frigelar e pode ser acessada clicando aqui.

Qual modelo de ar-condicionado é melhor para o quarto?

Para ambientes residenciais, como o quarto, os aparelhos Split Hi Wall são os mais utilizados. Isso devido a suas características e vantagens como o tamanho compacto, o baixo consumo de energia, se for utilizado um aparelho com tecnologia inverter, e também devido a funcionalidades tecnológicas que podem facilitar em muito a vida do usuário.

Leia mais: Os benefícios com a tecnologia inverter na sua casa

Os modelos Samsung Wind Free e Springer Midea Xtreme Save Connect, garantem todo o conforto com a conectividade dos aparelhos de ar-condicionado a celulares, Alexa e outros aparelhos.

Aparelhos de ar-condicionado Janela ou Portáteis também podem ser utilizados no quarto, mas tudo irá depender das características do local e também da necessidade e objetivos do usuário. Essas opções podem também ser a opção ideal para quem precisa de versatilidade e praticidade na instalação dado que, no caso do Ar Janela, é possível instalar o produto facilmente se já houver um espaço disponibilizado para o mesmo e, no caso do Portátil, o produto pode ser usado sem instalação dado que ele permite sua movimentação facilmente entre os ambientes.

O ar-condicionado portátil EOS pode ser o ideal para a sua casa.

Confira no site da Frigelar: Ar-Condicionado Portátil 12000 BTUs EOS Arctic Fresh

Quais características necessárias para usar o ar-condicionado no quarto?

Algumas funcionalidades existentes nos modelos Split podem ser aplicadas em sua utilização no quarto.

Modelos de ar-condicionado Split que contenham funções “Dormir”, “Eco Noite”, “Sleep”, entre outras, ajudam para que o sono seja o melhor possível. Ao utilizar essas funções, o aparelho oscila a temperatura ao longo da noite com o objetivo de manter o conforto térmico dos usuários durante o sono.

Alguns aparelhos também possuem a opção de desligar a luz de led da parte frontal da evaporadora e também do controle remoto para que o ambiente possa ficar mais escuro e contribuir com o sono.

Aparelhos com o nível de ruído pequeno também são importantes. As próprias funções relacionadas ao sono, como citamos, fazem com que a rotação do compressor do ar-condicionado diminua o aparelho e faça menos barulho.

A função “Timer” também pode ser um aliado no quarto, pois o usuário pode programar para que o aparelho desligue ao longo da noite ou até mesmo que ligue um pouco antes do horário de dormir para ir climatizando o quarto.

Aparelhos de ar-condicionado que possuem wi-fi também são boas pedidas para serem utilizados no quarto. Afinal, pelo smartphone o usuário pode ter acesso ao aparelho. Por exemplo, quando o usuário está a caminho de casa e quiser ligar o ar-condicionado antes de chegar em casa para garantir que, ao chegar, já esteja com a sua casa climatizada, basta ligar o aparelho à distância pelo celular.

Quantidade de BTU do ar-condicionado para o quarto: Quais os cuidados?

O ideal é contar com uma equipe técnica especializada como a equipe da FRIGELAR que garante uma análise cuidadosa do seu ambiente e padrão de utilização para calcular o carga térmica e potência do ar-condicionado. Entretanto, quando se tratar de um quarto ou ambiente relativamente pequeno, use a calculadora de BTUs da FRIGELAR.

É simples, fácil e rápido. Por exemplo: para um ambiente de 12m², duas pessoas e uma televisão, é indicado que um ar-condicionado de 9.000 BTU dê conta de climatizar o ambiente confortavelmente. Caso esse ambiente receba incidência do sol o dia todo, então um aparelho de 12.000 BTU seria o recomendado.

Para um quarto de 16m², com duas pessoas e uma televisão, o indicado seria um ar-condicionado de 12.000 BTU. Caso esse quarto possua incidência de sol o dia todo, então seria necessário 18.000 BTU.

Como dissemos, para saber a qual a potência do ar-condicionado é indicada para um quarto, será necessário avaliar as suas dimensões, quantas pessoas o utilizam, quantos aparelhos eletrônicos o ambiente possui e a incidência solar no local. Outros itens como a quantidade de lâmpadas, de janelas e até de móveis podem interferir se forem de um tamanho relevante ou um número além do habitual.

Para fazer esse cálculo e adquirir o aparelho de ar condicionado ideal para seu quarto, indicados utilizar nosso site. Aqui na Frigelar você encontra os melhores aparelhos de ar condicionado, com a garantia de qualidade e experiência de uma loja que é referência no mercado há mais de 56 anos!

Acompanhe a Frigelar e confira as melhores opções em aparelhos de ar-condicionado para a sua casa. Fique por dentro das ofertas em nosso site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Ventiladores de Mesa: Solução Acessível para o Calor

Saiba como os ventiladores de mesa podem ser opções totalmente acessíveis e ideais para fugir dos dias mais quentes.

Continue Lendo...

Escolhendo Ar-condicionado Ideal: Modelo Split ou Split Inverter?

Quando estiver escolhendo o ar-condicionado ideal para a sua casa, é importante conhecer as características e os diferenciais de cada modelo.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!