Saiba como calcular os BTUs do ar-condicionado

Um cálculo equivocado na capacidade do aparelho pode representar prejuízos no futuro

Publicado por Cristiane | 17 de dezembro de 2018

Atualizado em 29 de setembro de 2023

Se você está pensando em adquirir um ar-condicionado para sua casa ou escritório, já deve ter ouvido falar no cálculo de BTUs do ar-condicionado. O que muitas pessoas não sabem é que essa unidade de medida é fundamental no momento da compra de um novo equipamento. 

Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre BTUs, a potência necessária para o seu condicionador de ar e quais são os fatores que influenciam a climatização do seu ambiente. 

O que é BTU do ar-condicionado? 

Saiba como calcular os BTUs do ar condicionado
BTUs indicam a capacidade do aparelho de resfriar

A sigla BTU vem do inglês e significa British Thermal Unit. Em português, Unidade Térmica Britânica. Essa unidade de medida é utilizada para dimensionar a capacidade que um aparelho de ar-condicionado tem de refrigerar determinado ambiente.

Quando se fala da potência em BTUs do ar-condicionado, trata-se da energia necessária para que uma temperatura específica seja atingida. Em outras palavras, nada mais é do que a quantidade de frio ou calor necessária para climatizar um local.

A quantidade de BTUs necessária é influenciada diretamente pela metragem do ambiente onde o aparelho de refrigeração será instalado. Além disso, outros fatores são o número de janelas, a quantidade de pessoas que vão ocupar o local e quantos aparelhos irradiando calor há no cômodo.

Ao calcular corretamente os BTUs do ar-condicionado, você poderá influenciar na economia de energia, bem como o bom funcionamento do aparelho. Então, é fundamental que você conheça todas as características do ambiente em questão antes de escolher o modelo de ar-condicionado ideal.

Como fazer o cálculo de BTUs?

Casal calculando BTUs necessários
Utilize a calculadora de BTUs para fazer o cálculo corretamente

Como citado anteriormente, um cálculo equivocado na potência em BTUs do ar-condicionado significa que você não terá o resultado esperado na climatização do ambiente e, ainda, pode acabar pagando mais caro na sua conta de energia. Quando você exige demais do seu ar-condicionado, ele também acaba precisando de mais manutenção do que o normal e tendo a sua vida útil diminuída. 

Existem diversos fatores que influenciam a potência necessária para a climatização adequada de um ambiente. O primeiro deles é a metragem quadrada do seu cômodo. Então, quanto maior a área, maior precisa ser a potência do seu aparelho. Outros fatores que influenciam esse cálculo são: 

  • Quantidade de pessoas que utilizam o ambiente; 
  • Número de equipamentos que geram calor no ambiente, como televisão, geladeira, fogão, impressora, computador, lâmpadas, entre outros; 
  • Incidência solar, afinal quanto maior for a incidência de sol no local de instalação, principalmente no período da tarde, maior será a potência necessária para climatizar o ambiente.

Cálculo de BTUs na prática

De modo geral, considere 600 a 800 BTUs por m² do ambiente. Quando o cômodo tiver incidência direta do sol, use a base de 800 BTUs.

Por exemplo, vamos calcular os BTUs do ar-condicionado para um cômodo de 20 m² que será utilizado por três pessoas e possui uma televisão. Leve em consideração que temos duas pessoas extras, pois a primeira não entra no cálculo.

Com isso, temos:

  • 600 x 20 m² = 12000 BTUs;
  • 600 x 2 pessoas = 1200 BTUs;
  • 600 x 1 TV = 600 BTUs.

Somando todos os valores, a quantidade mínima de BTU do ar-condicionado precisa ser de 13800.

Porém, se você considerar o mesmo cômodo, mas com uma alta incidência solar, a conta seria:

  • 800 x 20 m² = 16000 BTUs;
  • 800 x 2 pessoas = 1600 BTUs;
  • 800 x 1 TV = 800 BTUs.

Resultando em 18400 BTUs.

O cálculo não é complicado. Mas, para facilitar a sua vida, nós criamos uma calculadora online que pode fazer essa conta rapidamente para você. Veja aqui como ela funciona!

Tabela de BTUs do ar-condicionado

Além da alta ou baixa taxa de insolação, você precisa considerar os horários em que o seu ar-condicionado recebe mais sol. Para isso, você pode se basear na tabela abaixo para não ter complicações no momento da sua escolha:

Tabela de BTUs do ar-condicionado
TAMANHO DO AMBIENTESOL DE MANHÃSOL À TARDE OU O DIA TODO
Até 10 m²Até 7500 BTUsAté 7500 BTUs
12 m²7500 BTUs7500 BTUs
15 m²10000 BTUs10000 BTUs
20 m²12000 BTUs12000 BTUs
25 m²12000 BTUs15000 BTUs
30 m²15000 BTUs18000 BTUs
40 m²18000 BTUs21000 BTUs
50 m²21000 BTUs30000 BTUs
60 m²21000 BTUs30000 BTUs
70 m²30000 BTUs30000 BTUs
Para cada pessoa ou equipamento eletrônico a mais no ambiente, acrescentar 600 BTUs

O conforto térmico é essencial para o bem-estar e para a produtividade. Segundo a NR17 do Ministério do Trabalho, a zona aceitável de conforto térmico em um ambiente de trabalho está entre os 20°C e 23°C, durante o inverno. Para o verão, a temperatura deverá estar entre 23ºC e 26ºC. 

Conheça fatores que interferem na climatização
Com o ambiente climatizado, você garante maior produtividade e bem-estar

Quais são os benefícios de climatizar o ambiente com ar-condicionado?

Climatizar um espaço da forma correta pode causar um grande bem-estar, seja em uma residência ou em um local de trabalho. Por isso, listamos para você as principais vantagens que uma climatização correta pode trazer:

Conforto

Chegar em casa, depois de sair do stress do trânsito em um dia de calor, e relaxar em um ambiente na temperatura ideal, torna o descanso mais agradável. Do mesmo modo, com um clima ameno, há mais disposição para a realização de atividades cotidianas. Além disso, quando a climatização acontece na sua residência, por exemplo, ela acaba fazendo com que seus amigos e familiares se sintam mais confortáveis e à vontade na sua casa.

Mais saúde

Por possuírem filtros que eliminam e evitam a proliferação de microrganismos, fungos, bactérias e ácaros, aparelhos que melhoram a climatização tendem a ajudar na melhoria da saúde. O uso do ar-condicionado também auxilia na diminuição da presença de poeira no ambiente, evitando alergias.

Maior produtividade

Muitas pessoas passam a maior parte do seu tempo diário em locais fechados, como em casa ou no local de trabalho. No caso de locais corporativos, a climatização adequada é essencial para manter ou aumentar a produtividade. 

Isso acontece porque um ambiente climatizado aumenta a sensação de bem-estar, fazendo com que você consiga relaxar e se concentrar mais em suas atividades. Ou seja, um local que possui um clima agradável ajuda na otimização de tempo e de energia para a realização de competências diárias, diminuindo o estresse e o desconforto térmico. Além disso, manter o foco lendo um livro, estudando, realizando trabalhos escolares, entre outros, fica muito mais fácil na presença de um ar-condicionado.

Casal com um ar-condicionado
Seja no escritório ou no lar, garanta mais conforto e produtividade

Melhoria do sono

A temperatura do corpo humano costuma aumentar de forma natural durante o dia, atingindo o seu pico durante a tarde. Dessa forma, manter o ar-condicionado ligado na hora de dormir ajuda na regulação dessa temperatura. Assim, você pode desfrutar de um sono mais confortável, diminuindo a sua sensação de cansaço, já que as chances de um sono profundo aumentam bastante em um ambiente climatizado.

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Quando Chamar um Técnico? Entenda os Sinais do seu Ar-Condicionado

Saiba como entender e identificar os sinais do seu ar-condicionado, e como saber quando chamar um técnico para cuidar do seu aparelho.

Continue Lendo...

Funções para Ajustar o Controle Remoto no Modo Quente

Saiba as melhores dicas e as principais funções para ajustar o controle remoto no modo quente e garantir o máximo de conforto.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!