Saiba como calcular os BTUs do ar-condicionado

Um cálculo equivocado na capacidade do aparelho pode representar prejuízos no futuro

Publicado por Frigelar | 17 de dezembro de 2018

Atualizado em 14 de maio de 2021

Se você está pensando em adquirir um ar-condicionado para sua casa ou escritório, já deve ter ouvido falar no cálculo de BTUs do ar-condicionado. O que muitas pessoas não sabem é que essa unidade de medida é fundamental no momento da compra de um novo equipamento. 

Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre BTUs, a potência necessária para o seu condicionador de ar e quais são os fatores que influenciam a climatização do seu ambiente. 

O que é BTU do ar-condicionado? 

Saiba como calcular os BTUs do ar condicionado
BTUs indicam a capacidade do aparelho de resfriar

A sigla BTU vem do inglês e significa British Thermal Unit. Em português, Unidade Térmica Britânica. Essa unidade de medida é utilizada para dimensionar a capacidade que um aparelho de ar-condicionado tem de refrigerar determinado ambiente.

Quando se fala da potência em BTUs do ar-condicionado, trata-se da energia necessária para que uma temperatura específica seja atingida. Em outras palavras, nada mais é do que a quantidade de frio ou calor necessária para climatizar um local.

A quantidade de BTUs necessária é influenciada diretamente pela metragem do ambiente onde o aparelho de refrigeração será instalado. Além disso, outros fatores são o número de janelas, a quantidade de pessoas que vão ocupar o local e quantos aparelhos irradiando calor há no cômodo.

Ao calcular corretamente os BTUs do ar-condicionado, você poderá influenciar na economia de energia, bem como o bom funcionamento do aparelho. Então, é fundamental que você conheça todas as características do ambiente em questão antes de escolher o modelo de ar-condicionado ideal.

Como fazer o cálculo de BTUs?

Casal calculando BTUs necessários
Utilize a calculadora de BTUs para fazer o cálculo corretamente

Como citado anteriormente, um cálculo equivocado na potência em BTUs do ar-condicionado significa que você não terá o resultado esperado na climatização do ambiente e, ainda, pode acabar pagando mais caro na sua conta de energia. Quando você exige demais do seu ar-condicionado, ele também acaba precisando de mais manutenção do que o normal e tendo a sua vida útil diminuída. 

Existem diversos fatores que influenciam a potência necessária para a climatização adequada de um ambiente. O primeiro deles é a metragem quadrada do seu cômodo. Então, quanto maior a área, maior precisa ser a potência do seu aparelho. Outros fatores que influenciam esse cálculo são: 

  • Quantidade de pessoas que utilizam o ambiente; 
  • Número de equipamentos que geram calor no ambiente, como televisão, geladeira, fogão, impressora, computador, lâmpadas, entre outros; 
  • Incidência solar, afinal quanto maior for a incidência de sol no local de instalação, principalmente no período da tarde, maior será a potência necessária para climatizar o ambiente.

Cálculo de BTUs na prática

Para um ambiente que sofre baixa insolação, você deve fazer um cálculo de 600 BTUs por metro quadrado. Além disso, mais 600 BTUs para cada pessoa extra e equipamento presentes no cômodo em questão. Em ambientes com alta incidência solar, esse valor deverá subir para 800 BTUs

Por exemplo, vamos calcular os BTUs do ar-condicionado para um cômodo de 20 m² que será utilizado por três pessoas e possui uma televisão. Leve em consideração que temos duas pessoas extras, pois a primeira não entra no cálculo.

Com isso, temos:

  • 600 x 20 m² = 12000 BTUs;
  • 600 x 2 pessoas = 1200 BTUs;
  • 600 x 1 TV = 600 BTUs.

Somando todos os valores, a quantidade mínima de BTU do ar-condicionado precisa ser de 13800.

Porém, se você considerar o mesmo cômodo, mas com uma alta incidência solar, a conta seria:

  • 800 x 20 m² = 16000 BTUs;
  • 800 x 2 pessoas = 1600 BTUs;
  • 800 x 1 TV = 800 BTUs.

Resultando em 18400 BTUs.

O cálculo não é complicado. Mas, para facilitar a sua vida, nós criamos uma calculadora online que pode fazer essa conta rapidamente para você. Veja aqui como ela funciona!

Tabela de BTUs do ar-condicionado

Além da alta ou baixa taxa de insolação, você precisa considerar os horários em que o seu ar-condicionado recebe mais sol. Para isso, você pode se basear na tabela abaixo para não ter complicações no momento da sua escolha:

Tabela de BTUs do ar-condicionado
TAMANHO DO AMBIENTESOL DE MANHÃSOL À TARDE OU O DIA TODO
Até 10 m²Até 7500 BTUsAté 7500 BTUs
12 m²7500 BTUs7500 BTUs
15 m²10000 BTUs10000 BTUs
20 m²12000 BTUs12000 BTUs
25 m²12000 BTUs15000 BTUs
30 m²15000 BTUs18000 BTUs
40 m²18000 BTUs21000 BTUs
50 m²21000 BTUs30000 BTUs
60 m²21000 BTUs30000 BTUs
70 m²30000 BTUs30000 BTUs
Para cada pessoa ou equipamento eletrônico a mais no ambiente, acrescentar 600 BTUs

O conforto térmico é essencial para o bem-estar e para a produtividade. Segundo a NR17 do Ministério do Trabalho, a zona aceitável de conforto térmico em um ambiente de trabalho está entre os 20°C e 23°C, durante o inverno. Para o verão, a temperatura deverá estar entre 23ºC e 26ºC. 

Conheça fatores que interferem na climatização
Com o ambiente climatizado, você garante maior produtividade e bem-estar

Quais são os benefícios de climatizar o ambiente com ar-condicionado?

Climatizar um espaço da forma correta pode causar um grande bem-estar, seja em uma residência ou em um local de trabalho. Por isso, listamos para você as principais vantagens que uma climatização correta pode trazer:

Conforto

Chegar em casa, depois de sair do stress do trânsito em um dia de calor, e relaxar em um ambiente na temperatura ideal, torna o descanso mais agradável. Do mesmo modo, com um clima ameno, há mais disposição para a realização de atividades cotidianas. Além disso, quando a climatização acontece na sua residência, por exemplo, ela acaba fazendo com que seus amigos e familiares se sintam mais confortáveis e à vontade na sua casa.

Mais saúde

Por possuírem filtros que eliminam e evitam a proliferação de microrganismos, fungos, bactérias e ácaros, aparelhos que melhoram a climatização tendem a ajudar na melhoria da saúde. O uso do ar-condicionado também auxilia na diminuição da presença de poeira no ambiente, evitando alergias.

Maior produtividade

Muitas pessoas passam a maior parte do seu tempo diário em locais fechados, como em casa ou no local de trabalho. No caso de locais corporativos, a climatização adequada é essencial para manter ou aumentar a produtividade. 

Isso acontece porque um ambiente climatizado aumenta a sensação de bem-estar, fazendo com que você consiga relaxar e se concentrar mais em suas atividades. Ou seja, um local que possui um clima agradável ajuda na otimização de tempo e de energia para a realização de competências diárias, diminuindo o estresse e o desconforto térmico. Além disso, manter o foco lendo um livro, estudando, realizando trabalhos escolares, entre outros, fica muito mais fácil na presença de um ar-condicionado.

Casal com um ar-condicionado
Seja no escritório ou no lar, garanta mais conforto e produtividade

Melhoria do sono

A temperatura do corpo humano costuma aumentar de forma natural durante o dia, atingindo o seu pico durante a tarde. Dessa forma, manter o ar-condicionado ligado na hora de dormir ajuda na regulação dessa temperatura. Assim, você pode desfrutar de um sono mais confortável, diminuindo a sua sensação de cansaço, já que as chances de um sono profundo aumentam bastante em um ambiente climatizado.

Veja também!

Panela de pressão elétrica: mais segurança e facilidade na cozinha

São muitas as vantagens das panelas de pressão elétricas em comparação com as tradicionais

Continue Lendo...

Encontre o ar-condicionado Samsung perfeito para o seu bolso

Seja para uso residencial ou comercial, os aparelhos Samsung aliam eficiência e durabilidade

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!