Quais os melhores modelos de ar-condicionado para quarto?

Está atrás de um ar-condicionado para o quarto, mas não sabe qual escolher? Confira as nossas dicas

Publicado por Frigelar | 4 de maio de 2022

Atualizado em 23 de fevereiro de 2024

Com tantos modelos de ar-condicionado disponíveis no mercado, fica complicado escolher só um.  Ainda mais quando se trata de um aparelho para o quarto, um dos cômodos mais importantes do lar. É o lugar feito para descansar e recarregar as energias após um longo dia de trabalho.Então você precisa aprender a escolher o modelo ideal de ar-condicionado para o seu quarto.

O ar-condicionado deve ser discreto. Sem muitos ruídos, mas potente e capaz de climatizar todo o local. E você sabe qual modelo de ar-condicionado para quarto oferece tudo isso? Se não sabe, então não deixe de ler esse texto! Preparamos dicas para você acertar na hora da sua compra.

Confira no Blog da Frigelar os principais modelos de ar-condicionado e qual é o ideal para a sua casa.

O que considerar na hora de escolher um modelo?

Cálculo de BTUs

A sigla BTU, que significa “Unidade Térmica Britânica”, diz respeito à potência do aparelho. Quanto mais BTUs, maior será a potência do ar-condicionado. Os modelos mais comercializados partem de 7.000 e vão até 12.000 BTUs.

O cálculo de BTUs é indispensável na hora de comprar um novo ar-condicionado. Acertar na escolha não apenas garante a climatização correta do ambiente, como também ajuda a economizar na conta de luz. Afinal, sem o cálculo, você pode comprar um aparelho mais forte do que o necessário, desperdiçando energia.

Para fazer a conta, você deve saber qual é o tamanho do ambiente, pois cada m² precisa de cerca de 600 a 800 BTUs. Mas lembre-se: a base é 800 para locais onde há alta incidência de sol e 600 para lugares com pouca luz solar.

Além disso, você também deve levar em consideração o fluxo de pessoas, a quantidade de pessoas que convivem no cômodo, descartando o primeiro usuário. E claro, a quantidade de objetos, móveis e eletrodomésticos que ficam no ambiente também podem fazer diferença na hora.

Para quartos, normalmente é possível seguir essas indicações:

  • Área de 12m² c/ sol da manhã: ar-condicionado de 8000 BTUs;
  • Área de 12m² c/ sol da tarde ou durante todo o dia: ar-condicionado de 10500 BTUs;
  • Área de 16m² c/ sol da manhã:  ar-condicionado de 10500 BTUs;
  • Área de 16m² c/ sol da tarde ou durante todo o dia: ar-condicionado de 14000 BTUs.

Caso seu quarto tenha medidas diferentes dessas, faça a conta na calculadora de BTUs da Frigelar

Agora, confira respostas para duas perguntas bem comuns em relação à potência dos aparelhos

Quantos metros quadrados gela um ar de 9000 BTUs?

Um ar-condicionado com potência de 9000 BTUs consegue climatizar um ambiente de até 15m². Se o espaço for superior a isso, o aparelho não será capaz de exercer sua função de maneira correta. Em outras palavras, o calor será inevitável.

Quantos BTUs tem que ter um ar condicionado para quarto?

Os BTUs dependem de uma série de fatores, como fluxo de pessoas, quantidade de aparelhos eletrônicos no local, incidência da luz solar e, claro, as dimensões do espaço que precisa de climatização. Portanto, a potência do ar-condicionado para quarto deve ser aquela que atende a todas as demandas do espaço.

Ruídos

Conhecer o nível de ruído produzido pelo ar-condicionado é essencial, pois o quarto é o local feito para descansar. Se o modelo for barulhento, será impossível relaxar e recarregar as baterias após um longo dia de trabalho.

E saiba que os ruídos são quase inevitáveis, visto que o ar-condicionado carrega bobina, motor e ventiladores, itens vitais para o funcionamento. Mesmo que baixo, todos eles produzem algum tipo de ruído. 

Para a paz reinar no quarto, opte pelo split, modelo é dividido em duas partes. A unidade condensadora produz mais barulho e, por isso, fica localizada na área externa. Por ser silenciosa, a segunda parte, também conhecida como evaporadora, é instalada dentro do quarto.

Função sleep

pessoa dormindo com o controle do ar-condicionado na mã
Tenha uma noite de sono tranquila com a função Sleep.

Ao escolher o aparelho, busque um modelo com a função sleep, mecanismo parecido com o timer. Além de permitir o desligamento automático, a função sleep regula a temperatura do ambiente de acordo com as diferentes fases do sono, evitando que você acorde várias vezes.

Ou você pode programar o sistema para baixar 4º C após a quarta hora de sono, por exemplo. Esses recursos não apenas contribuem para a melhora da qualidade do sono, como também ajudam a economizar no fim do mês, pois evitam o desperdício de energia.

Entenda mais: Timer e Sleep: como usar no seu no ar-condicionado

Função Inverter

Assim como a função sleep, a inverter promove redução de gastos. Isso acontece por causa do compressor, que evita picos de energia e uniformiza o fluxo de ar pelo quarto, garantindo o uso do aparelho somente quando necessário.

A tecnologia inverter ajuda o ar-condicionado a atingir a temperatura desejada com mais rapidez. Depois, o motor é estabilizado, utilizando apenas a energia necessária para o funcionamento. Vale lembrar que existem modelos com purificadores de ar, ferramenta que melhora a qualidade do ar.

Agora que você já sabe o que considerar antes de comprar o aparelho, veja qual o melhor ar-condicionado para quarto!

Quais os melhores modelos de ar-condicionado para quarto?

1. Ar-condicionado de janela

Ar Condicionado Janela Springer Midea Mecânico.
Ar Condicionado Janela Springer Midea Mecânico.

Confira na Frigelar: Ar-Condicionado Janela 12000 BTUs Springer Midea Mecânico Só Frio

O modelo é um velho conhecido do consumidor brasileiro. Diferentemente do split, que é dividido em duas partes, o ar-condicionado de janela tem apenas uma unidade. Como o próprio nome diz, ele deve ser instalado na janela, por meio de um buraco.

Assim como o preço, a potência desses aparelhos costuma ser baixa e, consequentemente, usa pouca energia, tornando o de janela um aparelho econômico. Em contrapartida, esse modelo de ar-condicionado para quarto produz muitos ruídos e não tem o mesmo poder de refrigeração se comparado com o split.

2. Ar-condicionado Split

Ar Condicionado Split High Wall Springer Midea Airvolution.
Ar Condicionado Split High Wall Springer Midea Airvolution.

Confira na Frigelar: Ar-Condicionado Split 22000 BTUs Springer Midea Airvolution High Wall Quente e Frio

Como já mencionado, o split é uma evolução do modelo de janela. Em vez de ficar na parte interna, o motor é instalado na parte externa, como parte da condensadora. Enquanto isso, a condensadora está localizada dentro do quarto, distribuindo ar fresquinho para todo o cômodo.

Em virtude da disposição das unidades e, claro, da tecnologia utilizada, o split é mais potente e silencioso. O preço tende a ser elevado, mas vale a pena por conta do custo benefício. Vale frisar que é um ótimo ar-condicionado no quarto de casal.

3. Ar-condicionado Split Inverter

Ar Condicionado Split 9000 BTUs High Wall Inverter Springer Midea Xtreme Save Connect.
Ar Condicionado Split 9000 BTUs High Wall Inverter Springer Midea Xtreme Save Connect.

Confira na Frigelar: Ar-Condicionado Split Inverter 9000 BTUs Springer Midea Xtreme Save Connect High Wall Wi-fi Integrado Só Frio

E a tecnologia inverter? Ela está presente em alguns modelos de ar-condicionado split. A grande diferença entre split normal e inverter é que o primeiro liga e desliga para atingir a climatização ideal, provocando picos de energia.

Essa variação na temperatura causa gastos que poderiam ser evitados com o uso do inverter, que não sofre oscilações e se mantém sempre estável. Outra vantagem é o pouco barulho produzido, algo que garante boas noites de sono.

4.  Ar-condicionado portátil

Ar Condicionado Portátil EOS 12000 BTUs Arctic Fresh.
Ar Condicionado Portátil EOS 12000 BTUs Arctic Fresh.

Confira na Frigelar: Ar-Condicionado Portátil 12000 BTUs EOS Arctic Fresh Só Frio

Por fim, o portátil, tipo de ar-condicionado pequeno para quarto, é uma ótima alternativa para quem não pode realizar a instalação do aparelho de janela ou split.

Trata-se de um item prático e com preço relativamente baixo. No entanto, ele não possui a mesma capacidade de refrigeração dos modelos já citados.

Então, qual ar-condicionado ideal para o quarto?

Sem dúvida, o melhor modelo é aquele que atende a todas as suas necessidades! É aquele que mais combina com o seu quarto. Então tenha sempre a certeza na sua escolha e que o seu aparelho seja um ótimo investimento que atenda todas as suas exigências.

E claro, precisando de instalação ou manutenção no seu ar-condicionado, você pode contar com os serviços da Agyx, que é referência no ramo de refrigeração. A Agyx possui os melhores profissionais especializados em instalação, suporte e toda manutenção que precisar.

Aqui na Frigelar você encontra diversas opções de aparelhos de ar-condicionado e sempre com as melhores e mais novas ofertas do mercado. Confira as ofertas no nosso site, no APP e nas nossas lojas!

Leia também:

Tradicional x Inverter: qual o melhor investimento?

7 dicas para escolher o seu ar-condicionado split

Ar-condicionado portátil: ótima opção pra sua casa

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!