Ar-condicionado fazendo barulho: veja o que pode ser e como resolver o problema

Veja quais são os principais fatores que podem deixar um ar-condicionado barulhento.

Publicado por Frigelar | 29 de agosto de 2022

Atualizado em 27 de junho de 2023

O que é pior: o calor do alto verão brasileiro ou um ar-condicionado barulhento que não deixa ninguém conversar, relaxar ou trabalhar direito quando ligado? Poluição sonora e zumbido constantes podem estressar até as pessoas mais calmas e pacientes. E não há nada pior do que um eletrodoméstico ou eletroeletrônico com ruídos altos e constantes, não é?

Os ares-condicionados novos e de última geração são fabricados com tecnologia avançada para proporcionar o máximo de conforto e, com isso, fazer o mínimo de barulho possível.

Assim, se o seu aparelho começou a gerar uma trilha sonora incomoda, atenção: é preciso verificar o quanto antes o motivo que está ocasionando este ruído.

Vamos conhecer os 10 principais motivos que tornam um ar-condicionado barulhento e como solucionar!

O que pode deixar o ar-condicionado barulhento?

Foi-se o tempo que ar-condicionado era sinônimo de um som desagradável do motor em funcionamento. Hoje em dia os aparelhos são produzidos para serem quase silenciosos.

Claro, não são 100% sem barulho algum, afinal, todo e qualquer tipo de máquina em funcionamento emite som. Mas, em geral, é o que chamamos de ruído branco, que não causa desconforto aos ouvidos.

Só que em alguns casos o barulho pode se acentuar, seja gradual ou repentinamente.

Às vezes, o problema que leva o ar-condicionado a ficar barulhento é algo simples e fácil de se resolver. Porém, em outras, é necessário acionar um técnico especializado ou até mesmo a garantia de fábrica.

Vamos conhecer os principais motivos que tornam um ar-condicionado barulhento.

1. Acúmulo de poeira

A limpeza do filtro e das partes plásticas do aparelho precisa ser realizada de tempos em tempos. Então, se você passou o inverno inteiro sem ligar seu ar-condicionado, quando as temperaturas elevarem é importante realizar uma boa limpeza.

Pois, mesmo sem usar o aparelho, é comum que fique acumulada uma barreira de pó devido a poeira, pêlos de animais domésticos, insetos, entre outros fatores.

Já na época do calor, quando você for utilizar o ar-condicionado continuamente, lembre-se de limpá-lo ao menos uma vez por mês. Essa frequência deve ser reduzida para cada 15 dias caso alguém na sua casa tenha alergias respiratórias.

2. Má instalação

Uma instalação incorreta, caseira ou com a boa e velha “gambiarra” pode danificar o aparelho e, também, fazer com que ele emita ruídos estranhos. O aparelho mal instalado pode não ficar bem ajustado à parede e, com isso, durante o funcionamento, acaba vibrando e emitindo um eco ruidoso no ambiente.

Portanto, é sempre recomendado que você opte por um profissional especializado para realizar toda e qualquer instalação no seu ar-condicionado.

3. Peças soltas

Não é tão comum, mas pode acontecer do ar-condicionado estar com alguma peça solta em seu interior.

Um defeito de fábrica, uma pancada na hora do transporte ou durante a instalação podem causar esse problema. Ou até mesmo uma batida sem querer de um rodo ou vassoura durante uma faxina, por exemplo.

Para verificar o que está solto e como arrumar é necessário contratar os serviços de um técnico especializado em ar-condicionado.

4. Corpo estranho

Outra razão impensável, mas que pode ocorrer, é a entrada de algum corpo estranho no aparelho ou no compressor. Pode ser um inseto de casco mais duro, como besouros, uma pena de pássaro, um pedaço de fibra ou qualquer outro elemento.

O objeto pode causar danos ao sistema e, via de regra, será encontrado próximo ao filtro de ar. Por isso a limpeza periódica, da qual falamos no primeiro ponto, é tão importante!

5. Falta de manutenção

O ar-condicionado precisa de manutenção anual para trabalhar de maneira correta e tranquila. Então não deixe para chamar uma visita técnica apenas quando o problema aparecer. A manutenção preventiva é essencial para prolongar a vida útil do seu aparelho, evitando falta de óleo nas engrenagens, instalações, rede elétrica e tudo mais.

Para quem mora em cidades litorâneas, esse cuidado é ainda mais necessário. O barulho pode ser um alerta de que alguma coisa pode ter oxidado, por exemplo.

Técnico especializado realizando a manutenção do condicionador de ar.
A manutenção preventiva com um profissional pode preservar a vida útil do seu ar-condicionado.

6. Desgaste

Nada dura para sempre. Assim, com o passar dos anos e o uso frequente, é normal que o aparelho comece a apresentar desgastes.

Tanto as peças plásticas como o motor, as engrenagens e a fiação vão se desgastando e, por isso, o aparelho começa a emitir um ruído um pouco mais alto e incomum.

E nessa hora é preciso colocar na balança: o barulho é suportável? Vale a pena trocar as peças desgastadas? Ou é hora de aposentá-lo e investir em um modelo novo?

7. Motor com defeito

Um dos maiores medos de quem tem um ar-condicionado em casa é se deparar com problemas no motor do aparelho.

Quando as possibilidades mais simples e fáceis de solucionar já foram conferidas e nada resolveu o problema, então, o motor pode estar com algum defeito.

Nesse caso apenas um técnico poderá avaliar e descobrir o que de fato está acontecendo, que poderá ser desde falta de lubrificação até algum problema mais complexo que pode demandar testes, tempo e até a troca de algum componente.

8. Problemas no compressor

O compressor é outra peça de suma importância e que, também, pode gerar um grande barulho quando começa a apresentar o problema.

Ao contrário do motor, quando o compressor começa a trabalhar de maneira incorreta e barulhenta, o ar-condicionado passa a não mais climatizar o ambiente corretamente.

Logo, se você observar que seu ar não dá mais conta de resfriar como antes e ainda está fazendo um barulho incomum, pode chamar o técnico porque é o compressor.

9. Falha na rede elétrica

Uma rede elétrica fraca ou onde ocorram picos de queda de energia de forma recorrente pode ocasionar uma pane no sistema do aparelho. E como resposta ou forma de tentar trabalhar em sua capacidade máxima, o aparelho passa a forçar o motor e com isso começa a fazer barulho.

Então é muito importante se atentar quanto a fiação elétrica. E caso você perceba que o local está passando por instabilidade elétrica, desligue o aparelho da tomada para evitar curto.

10. Objetos presos na entrada de ar

Não tão comum como as demais alternativas, mas ainda assim uma possibilidade é algum objeto ficar preso na entrada ou saída de ar.

Talvez durante a noite uma cortina, algum plástico, folhas de plantas entre outras coisas acabam se prendendo à entrada. É sempre importante observar se tanto a parte interna como a externa do ar-condicionado está livre e sem qualquer obstrução.

O que fazer para evitar barulhos no ar-condicionado?

Existem algumas medidas que você pode tomar para evitar barulhos no ar-condicionado, como:

Limpeza regular: a sujeira acumulada no ar-condicionado pode fazer com que o equipamento trabalhe mais e, consequentemente, gerar mais ruído. Por isso, é importante fazer a limpeza regularmente, incluindo os filtros e as aletas.

Instalação correta: um dos principais motivos de barulho no ar-condicionado é a instalação incorreta, que pode causar vibrações ou desalinhamentos. Certifique-se de que o aparelho esteja instalado corretamente e em uma superfície nivelada e estável.

Manutenção preventiva: além da limpeza regular, é importante fazer manutenções preventivas no ar-condicionado, como checagem do gás refrigerante, verificação dos componentes elétricos e mecânicos, entre outros.

Escolha de equipamentos adequados: é importante escolher um ar-condicionado adequado para o ambiente em que será instalado. Um aparelho muito potente pode gerar mais ruído e consumir mais energia do que o necessário.

Uso de isolamento acústico: caso o ar-condicionado ainda esteja gerando ruído, uma solução pode ser utilizar materiais de isolamento acústico, como espumas ou mantas, para reduzir o som emitido pelo equipamento.

Além disso, considere os aparelhos mais silenciosos disponíveis no mercado atualmente.

Qual é o ar-condicionado mais silencioso do mercado?

Os aparelhos split são as melhores opções para quem deseja um ar-condicionado silencioso, prático e moderno. Principalmente os modelos split com a tecnologia smart inverter que, além de mais silenciosos, também são mais econômicos do que os modelos convencionais.

E, então, está sofrendo com um ar-condicionado barulhento e não sabe mais o que fazer? Que tal acionar nossa visita técnica para a sua residência?

Então se você precisa de instalação ou manutenção no seu ar-condicionado, você pode contar com os serviços da Agyx, que é referência no ramo de refrigeração. A Agyx possui os melhores profissionais especializados em instalação, suporte e toda manutenção que precisar.

Aqui na Frigelar você encontra diversas opções de ares-condicionados e sempre com as melhores e mais novas ofertas do mercado. Confira as opções no site, no APP e nas nossas lojas!

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!