Limpar o filtro do ar-condicionado: qual a importância e como fazer?

Entenda a importância de limpar o filtro do ar e aprenda a realizar a manutenção adequada

Publicado por Cristiane | 10 de janeiro de 2019

Atualizado em 21 de fevereiro de 2022

O ar-condicionado já deixou de ser um artigo de luxo e pouco acessível, tornando-se um popular item de qualidade de vida. Hoje, esse já é um aparelho amplamente utilizado, tanto em residências quanto em escritórios. E se existe uma preocupação que todos devemos ter com o ar-condicionado, é limpar o filtro constantemente.

Dessa forma, você garante os benefícios do aparelho para sua saúde e, ainda, evita problemas com o desempenho e durabilidade. Abaixo, listamos importantes motivos para sempre realizar a manutenção periódica em seu ar-condicionado:

Neste artigo, iremos mostrar o passo a passo de como limpar o filtro de ar-condicionado de forma simples e eficiente. Faça até mesmo por conta própria!

Como limpar o filtro do ar-condicionado?

Limpeza do filtro do ar-condicionado
A limpeza é imprescindível para garantir a qualidade do ar

Limpar o filtro do ar-condicionado é um hábito que deve ser mantido, pois influencia em muitos fatores, como a durabilidade e eficiência do aparelho, qualidade do ar e muito mais.

A boa notícia é: independente do modelo do seu ar-condicionado, o passo a passo é o mesmo. Veja nosso vídeo que explica como limpar o ar-condicionado:

Caso encontre alguma dificuldade, no entanto, tenha em mãos o manual de instruções do aparelho.

Passo 1: abra o ar-condicionado

Mulher revisando filtro do ar-condicionado
Na dúvida, consulte o manual de instruções

Antes de tudo, abra cuidadosamente o painel frontal do seu aparelho para ter acesso e limpar o filtro do ar-condicionado. O modo de remoção e instalação do filtro de ar-condicionado é diferente para cada um dos modelos existentes no mercado. Portanto, lembre-se de estar atento às instruções de abertura no manual do aparelho.

Passo 2: desencaixe o filtro e limpeza interna do ar-condicionado

Mulher limpando filtro de ar-condicionado
Verifique o tipo do filtro antes de realizar a higienização

Segure no puxador o filtro do ar-condicionado e levante-o um pouco para soltar o encaixe do suporte do filtro. Verifique sempre se o modelo conta com um filtro de carvão ativado (lado direito) ou um filtro hepa (lado esquerdo). Esses componentes devem ser removidos antes de lavar os filtros de nylon.

Os filtros de carvão ativado e hepa, em especial, não podem ser lavados com água. Em aparelhos desse tipo, a limpeza do o filtro do ar-condicionado deve ser realizada com aspirador de pó.

Passo 3: faça a limpeza do filtro com lavagem com água

Limpeza de filtro de ar-condicionado com água
Higienize o seu filtro com jato de água

Tendo em vista que a sujeira está normalmente concentrada do lado de fora do filtro, é recomendável que o jato de água seja utilizado contra fluxo. Ou seja: o lado da sujeira no filtro de nylon não deve ser o lado onde o jato de água é aplicado, se quiser obter o melhor resultado.

Lembre-se de utilizar água morna ou fria, nunca muito quente. Também não se deve utilizar lixas ou polidores para limpar o filtro de ar-condicionado.

Se necessário, utilize sabão neutro para ajudar na remoção das impurezas. Produtos químicos nunca devem ser utilizados na limpeza do filtro do ar-condicionado.

Lembretes:

  1. Água em temperatura acima de 40°C poderá danificar o filtro de ar-condicionado e peças plásticas em geral.
  2. Não ligue o ar-condicionado sem o filtro

Passo 4: deixe o filtro secar por completo

Filtro de ar-condicionado sujo de poeira
Após lavar, deixe o filtro secar naturalmente

Depois de finalizar a limpeza do filtro do ar-condicionado, é preciso deixar as peças lavadas na sombra para secar naturalmente antes de colocá-las no aparelho de ar-condicionado.

Se, mesmo depois de um tempo, ainda houverem áreas úmidas, seque-as com ajuda de um pano. Não deixe de verificar o encaixe após colocar o filtro no aparelho de ar-condicionado.

Frequência de limpeza do ar-condicionado

Conforme o Ministério da Saúde, em Portaria nº 3.523/1998, todos os sistemas de climatização devem estar em condições adequadas de limpeza, manutenção, operação e controle, visando à prevenção de risco à saúde dos ocupantes. Considerando o Guia Para Inspeção de Sistemas de Ar-Condicionado da Abrava, a limpeza do ar-condicionado deve ser realizada mensalmente, conforme determinação da Anvisa.

No entanto, alertamos também: a limpeza deve ser realizada sempre que o lembrete do seu aparelho de limpeza piscar, pois o prazo de limpeza depende do uso e das condições do ambiente em que ele está instalado. Se o local possui muita poeira, por exemplo, a limpeza do filtro do ar-condicionado deverá ser realizada com mais frequência.

Quais os benefícios de limpar o filtro do ar-condicionado com frequência?

Limpar o filtro do ar-condicionado com frequência garante que o seu aparelho ficará livre de problemas. Além disso, funcionará com máxima eficiência e mínimo consumo de energia.

Com o uso consciente, o ar-condicionado terá maior longevidade e você usufrui de maior qualidade do ar. Segundo levantamento feito pela Abrava, ao limpar o filtro do ar-condicionado e demais componentes do seu aparelho, é possível economizar até 50% de energia.

Os benefícios obtidos ao limpar o filtro do ar-condicionado incluem:

  • O ar-condicionado limpo consome menos energia;
  • A manutenção aumenta o tempo de vida útil do aparelho;
  • A retirada da sujeira garante maior desempenho do ar-condicionado;
  • Diminui a incidência de doenças respiratórias,  já que impede a proliferação de fungos, bactérias, bolores e ácaros.

Por isso, não há dúvidas de que o melhor a fazer é sempre limpar o filtro do ar-condicionado.

Possíveis problemas ao não limpar o filtro do ar-condicionado

Você já deve ter ouvido falar que o ar-condicionado faz mal à saúde, mas isso não é verdade. Muito frequentemente, os problemas associados ao ar-condicionado são causados pela falta de manutenção e limpeza adequada do aparelho.

Se você está interessado no assunto, assista ao vídeo onde explicamos melhor:

Cuidados extras: o que só o técnico deve fazer

Como você viu, é possível limpar o filtro do ar-condicionado por conta própria. Entretanto, é recomendável que você não tente limpar outras peças internas do seu aparelho sozinho.

Dessa forma, também não é recomendável a instalação dos aparelhos sem um profissional. O processo de instalar um aparelho de ar-condicionado inclui o uso de ferramentas específicas. Por isso, procure sempre uma rede autorizada ou instalador credenciado pelo fabricante.

Não deixe de conferir também o canal Frigelar no Youtube! Lá, você encontra inúmeras dicas e curiosidades interessantes sobre o seu ar-condicionado!

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

Por Que a Adega de Embutir é Ideal para o Seu Ambiente?

Saiba por que a adega de embutir é ideal para a sua casa e como ela pode inovar e transformar o seu ambiente.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!