Ar-condicionado e saúde: como potencializar seu bem-estar

Como usar ar-condicionado corretamente, sem agredir sua saúde e cuidando de seu bem-estar

Publicado por Cristiane | 9 de abril de 2019

Atualizado em 21 de fevereiro de 2022

Mais do que garantir um ambiente agradável em sua casa ou trabalho, o ar-condicionado também é o seu aliado quando falamos de saúde e bem-estar. A temperatura ideal pode trazer mais vantagens para seu corpo e mente do que você imagina.

Decidimos listar aqui funções e vantagens do ar-condicionado que irão potencializar sua sensação de bem-estar e, consequentemente, a sua saúde mental e corporal, além de atitudes que você precisa tomar para garantir esses benefícios.

Utilizando o ar-condicionado corretamente

O primeiro passo para melhorar a sua saúde, contando com o ar-condicionado, é utilizar o equipamento da forma correta. É importante tomar cuidados essenciais em seu aparelho para que ele funcione na melhor maneira e mantenha sua vida útil.

Família ligando ar-condicionado
O sistema de filtragem é capaz de reter impurezas e até eliminar fungos e bactérias

1 – A qualidade está no ar

Uma das principais vantagens do ar-condicionado para a sua saúde é o controle de qualidade de ar que ele faz. Com sua tecnologia, o equipamento cria uma climatização artificial que potencializa seu bem estar, limpa o ar do ambiente em que você vive, ajuda no combate de transmissão de doenças causadas por fungos e bactérias e ainda melhora a sua produtividade no dia a dia.

Porém, para manter todas estas qualidades, o equipamento precisa estar funcionando corretamente. Para isso, você precisa fazer a limpeza do filtro periodicamente. Sem essa higienização, todas as vantagens citadas caem por água abaixo.

Isso acontece porque o filtro começa a acumular as impurezas que ele retirou do ambiente em que está instalado. Com esse acúmulo, o ar-condicionado começa a ter dificuldade de se manter funcionando como deveria, prejudicando sua vida útil e comprometendo a performance correta de seu controle de qualidade de ar.

É por esse motivo que você precisa realizar a limpeza do filtro do ar-condicionado. O recomendado pelos técnicos é que essa higienização seja efetuada a cada seis meses. Se você quer saber como realizar esse processo, nós também temos um artigo especial que explica o passo a passo. Venha conferir aqui.

 Técnico verificando filtro do ar-condicionado
A limpeza periódica ajuda a manter a vida útil de seu aparelho

2 – A temperatura que você merece

O ar-condicionado tem grandes vantagens quanto à qualidade do ar, porém contar com um clima confortável também tem seus benefícios. Vamos imaginar agora que está muito calor, cerca de 35° graus. Qual é a sua sensação? Com certeza será de cansaço, fraqueza e até falta de concentração se você estiver trabalhando ou estudando, por exemplo.

É exatamente por isso que a temperatura mediana é boa para seu corpo e mente. Sem precisar se preocupar com o calor ou frio extremos, você terá mais tempo e energia para focar em seu desempenho profissional, além de deixar a fraqueza e o suor de lado e aproveitar o dia do jeito que você gosta. Isso que é qualidade de vida!

Atenção: mais uma vez, relembramos a importância de manter seu ar-condicionado funcionando do jeito certo. Além de fazer a limpeza do filtro, você também precisa ficar atento às manutenções técnicas.

É de extrema importância que você conte com um profissional qualificado, seja instalação ou mudança de endereço. A gente sabe que você não quer comprometer a qualidade do seu aparelho. Por isso, tome essa atitude!

3 – Utilize as funções especiais

Outra forma de potencializar o seu bem-estar é utilizar as funções especiais do ar-condicionado. Existem inúmeras funções que vão desde o controle da umidade (o que pode ser maravilhoso em dias mais úmidos e para pessoas com alergias e problemas respiratórios), até funções como o sleep e o timer.

Para conhecer todas elas e melhorar ainda mais o seu bem-estar, você pode visitar um artigo em nosso site que explica cada uma delas. Confira.

Ar-condicionado com tecnologias ainda mais específicas

Além de todas as vantagens que listamos até aqui, você pode contar com outras que podem potencializar ainda mais sua saúde e bem-estar. Hoje em dia, existem alguns modelos de ar-condicionado que possuem tecnologias extras para quem deseja maior conforto em sua casa.

O Filtro HEPA, por exemplo, é um tipo de filtro de ar-condicionado que tem maior potencial de limpeza do ar e são considerados os mais eficiente do mercado. Esse tipo de filtro também é utilizado em aspiradores de pó, o que possibilita imaginar o quanto ele é eficaz na limpeza de impurezas.

Já o Virus Doctor é uma função presente em alguns modelos de ar-condicionado Samsung, que também tem o objetivo de melhorar a qualidade do ar, buscando reduzir ainda mais o número de fungos e bactérias no ambiente. Se também quiser conhecer os modelos em nosso site, é só acessar aqui.

Depois de conhecer essas dicas, ficou mais fácil garantir um ambiente mais confortável e saudável. Acesse o nosso blog e descobra mais informações sobre o mundo da climatização.


Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Como Fazer a Limpeza em Liquidificadores com Design Prático

Saiba como fazer a limpeza em liquidificadores de forma adequada e prática, além de garantir seu alto desempenho e durabilidade.

Continue Lendo...

Escolhendo a Chaleira Elétrica que Combina com seu Estilo de Vida

Saiba como analisar as melhores opções enquanto estiver escolhendo a chaleira elétrica ideal para a sua casa.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!