Entenda todas as funções do controle do ar-condicionado
Publicado por Cristiane | 22 de janeiro de 2019
Atualizado em 28 de junho de 2024
O controle de ar condicionado pode ser bastante complexo por possuir diversas funções que muitas vezes se tornam confusas para quem utiliza. Por ter determinadas funções e modos fornecidos pelo aparelho, os usuários muitas vezes acabam se confundindo e não utilizando todas as possibilidades que o controle oferece.
Entretanto, todos os botões do controle oferecem alguma funcionalidade interessante e bastante útil, visando um melhor conforto para o usuário. Para sanar todas as dúvidas relacionadas ao manuseio desse acessório, nesse texto você vai descobrir para que serve cada uma dessas funções. Assim não terá mais dificuldades para programar o seu ar-condicionado e explorar todo o seu potencial!
Principais funções do controle do ar-condicionado
Para entender as funções do controle do ar-condicionado, você precisa saber quais são elas e identificá-las através dos seus símbolos. Todas as funcionalidades do ar-condicionado têm um motivo de existir, facilitando a sua vida e otimizando o uso do seu aparelho.
Confira a seguir aqui em nosso blog quais são e como utilizá-las ou acesse a seção especial em nosso site que explica em detalhes as funções dos controles remotos dos principais fabricantes de ar condicionado do mercado.
1- On/Off (Ligar e Desligar)
Uma das principais funções do controle do ar-condicionado é o On/Off. Com ele, você consegue ligar e desligar o seu aparelho.
2- Setas direcionais: Sinais de + e – e setas para direita e esquerda
As setas que apontam para os lados ou para cima e para baixo servem para mudar a temperatura, o timer e o horário na função clock.
3- Mode / Modo (Seleção de função)
O Mode ou Modo seleciona qual é a função desejada ao pressionar a tecla algumas vezes. Conforme você aperta esse botão, o modo de funcionamento do seu ar-condicionado vai mudando.
4- Swing (Direcionar o vento)
A tecla Swing movimenta as aletas do ar-condicionado, a fim de direcionar o vento. Ao clicar uma vez no botão, elas se movem, e, ao apertar novamente, elas param na posição escolhida.
Essa função se torna bastante útil na garantia de uma boa distribuição do ar, climatizando da melhor maneira possível o ambiente.
5- Modo AUTO: Símbolo Circular (Ajuste automático)
O modo AUTO normalmente é uma função para deixar o local com uma temperatura ambiente. Assim, essa função do ar-condicionado ajusta de maneira automática a velocidade e a temperatura da ventilação em função da temperatura que foi detectada no local. Esse procedimento continua até que o ambiente esteja em torno de 24° C.
6- Modo COOL: Floco de neve (Frio)
O modo Cool (ou Frio) ajusta a velocidade do ventilador e o grau da temperatura do ar-condicionado conforme o seu gosto para gelar o ambiente.
Essa função é muito utilizada quando a temperatura externa está bem alta, garantindo conforto térmico no cômodo.
7- Modo DRY: Gota de água (Desumidificador)
Já o modo DRY (seco) pode fazer o seu aparelho atuar como um desumidificador, removendo a umidade do ar de locais fechados, melhorando a sensação de frescor em um clima úmido.
Para potencializar essa capacidade desumidificadora, o seu aparelho também pode funcionar com uma temperatura maior ou menor do que a ajustada em seu controle remoto, mas isso só acontece se realmente existir a necessidade de retirada da umidade do ar.
8- Modo FAN: Ventilador (Controle de Vento)
A função Fan coloca o ar-condicionado em modo de ventilação, gerando vento sem alterar a temperatura do ambiente.
Essa função é ótima se o seu objetivo for arejar e renovar o ar da sua casa. Com ela, você consegue alterar a intensidade e a velocidade do ventilador da sua máquina. O modo Fan pode ser acionado em todos os outros modos, inclusive em aparelhos que possuem a função quente e frio.
9- Modo HEAT: Sol (Quente)
O modo “Heat” do ar-condicionado (palavra que significa “aquecimento” em inglês) aumenta a temperatura do ambiente, deixando-o aquecido a partir de 20ºC. Se você mora em locais frios ou em que a temperatura oscila bastante, é uma excelente pedida ativar este modo.
Alguns controles já possuem a tecla “Heat” em suas opções, mas, caso o seu não tenha, ela pode ser escolhida através da tecla Mode (Modo) do controle remoto. VALE LEMBRAR: essa função não está disponível em todos os modelos de ar-condicionado, somente os aparelhos split quente e frio oferecem essa possibilidade.
Funções diferenciadas dos controles
Alguns aparelhos contam com funções diferenciadas, que vão muito além de apenas mudar a temperatura e podem melhorar ainda mais a sua experiência. É importante que você saiba que a presença dessas funções diferenciadas varia de acordo com cada modelo e marca, não sendo obrigatórios.
Veja a seguir quais são essas outras funcionalidades para acionar com o seu controle remoto:
10- Modo Silencioso: Auto falante cancelado (Baixo ruído)
Se você não gosta dos ruídos que são produzidos pelos ares-condicionados, essa pode ser uma boa alternativa. Para colocar o ar-condicionado em silêncio, acione o modo Silencioso no controle, o qual faz com que o fluxo de ar da unidade interna seja reduzido, fazendo com que os ruídos do ar-condicionado também diminuam.
11- Modo Turbo (Resfriamento rápido)
O modo turbo do aparelho de ar-condicionado serve para resfriar rapidamente o ambiente, operando por 30 minutos na ventilação máxima com temperatura de forma automática nos 18°C.
12- Modo Siga-me (Vento na direção do controle)
A função siga-me permite que a temperatura previamente escolhida por você seja ajustada de forma automática para o local onde o controle está localizado. Isso acontece, pois, o controle remoto tem um termostato, que é responsável pela avaliação da temperatura do recinto.
Então, tudo o que você precisa fazer é manter o controle perto de você que a temperatura será ajustada de maneira automática para a área em questão.
13- Modo Sleep: Luas e estrelas (Função dormir)
Muitas pessoas têm dificuldade de dormir no verão por conta das altas temperaturas. Por isso, no período da noite, o uso do ar-condicionado aumenta, bem como os gastos com energia elétrica.
Dessa forma, a função Sleep tem como objetivo melhorar a sua noite de sono. Quando acionada, ela baixa a temperatura até que fique favorável para o relaxamento. Após isso, de forma gradual, a temperatura do seu aparelho aumenta, fazendo com que o seu corpo relaxe e permitindo que você tenha um sono profundo. Além disso, essa funcionalidade mantém a temperatura constante para que você acorde em um ambiente devidamente climatizado.
Ao fazer uso dessa função, o consumo de energia do seu aparelho também acaba diminuindo.
14- Autolimpeza
Se você quiser evitar o acúmulo de microrganismos e sujeiras no ar, é importante que você mantenha o seu aparelho sempre limpo. A fim de ajudar nesse processo, algumas marcas criaram essa funcionalidade, impedindo que haja o acúmulo de umidade dentro do seu aparelho.
Isso acaba evitando que haja a proliferação de bolores, mofos, ácaros e bactérias, por exemplo. Assim, essa opção também auxilia na diminuição de um possível mau cheiro causado pela unidade interna.
É recomendável que a Autolimpeza seja ativada com os modos Cool ou Heat para que ela tenha um melhor aproveitamento.
15- Energy-Saving
A função Energy-Saving possibilita que o seu aparelho consuma menos energia. Ele ajusta a temperatura do ar-condicionado e se mantém nesse estado. Também aciona a função desumidificadora da sua máquina, mantendo a ótima qualidade do ar ambiente.
16- Apagar visor
Essa é mais uma maneira que você tem de economizar energia com o seu ar-condicionado. A função Apagar Visor desliga o visor do seu aparelho enquanto ele estiver ligado, fazendo com que o seu consumo energético diminua.
17- Botão ECO
A função ECO também auxilia na redução de consumo energético do seu aparelho, fazendo com que o uso do seu ar-condicionado seja otimizado. É interessante manter essa função ligada enquanto você estiver dormindo.
O controle remoto universal de ar-condicionado é realmente vantajoso?
E se você perdesse o controle do seu ar condicionado ou ele estragasse? Se você pensa que a solução seria usar os botões do próprio aparelho ou então fazer a loucura de parar de usar o ar condicionado, está enganado! Hoje em dia você pode fazer uso de um controle remoto universal, além do que já vem com o seu aparelho.
Os controles remotos universais não funcionam apenas para televisores, atualmente o ar condicionado também possui essa acessibilidade e pode funcionar para mais de um aparelho ao mesmo tempo! Assim, o valor gasto pela compra de um controle novo pode acabar sendo menor, trazendo ainda mais benefícios.
Além disso, esse tipo de controle possui quase todas as mesmas caraterísticas que seu controle convencional, mudando apenas em sua estética. Confira aqui quais são as principais funções do controle de ar-condicionado, mesmo quando esse é universal:
- Função Autolimpeza
- Função Swing
- Função Timer
- Função Sleep
Em nossas lojas e em nosso site você encontra os controles remotos universais da EOS, que são compatíveis com 99 marcas de condicionadores de ar e funcionam em praticamente todos modelos e linhas.
Verifique se o controle universal é compatível com o seu aparelho
Apesar de os controles universais funcionarem com diversos aparelhos e em mais de um ao mesmo tempo, não são todos os aparelhos que funcionam para determinado ar condicionado. É muito importante que antes de comprar um controle universal para o seu aparelho, você confira se ele é compatível com o seu ar-condicionado.
É possível que inúmeros aparelhos diferentes funcionem com o mesmo controle universal, mas você precisa ter certeza que determinado controle possa ser utilizado pelo seu aparelho específico. Afinal, cada controle funciona em determinadas marcas e aparelhos, e isso você consegue descobrir pelas informações de cada controle remoto.
Essa informação pode ser verificada na embalagem do acessório em questão, pois cada aparelho possui um código numérico. Por exemplo, códigos que estejam entre os números 000 e 100, são referente a modelos que pertencem à marca “X”. Já que códigos que variam entre 101 e 200, à marca “Y” e assim por diante.
Então, após realizar essa verificação de compatibilidade do controle com o modelo do seu aparelho, você precisa configurá-lo.
Aponte o controle para o aparelho de ar condicionado e o primeiro passo é clicar no botão SET ou SEL por mais ou menos 3 segundos.
O botão SET Temp serve para indicar a temperatura ambiente desejada.
Após isso, você conseguirá verificar na tela do seu controle universal o termo “model” junto com um campo numérico. Encontre o número correspondente ao seu ar-condicionado e pressione “enter”.
Pronto, a sua máquina está configurada!
Tirou suas dúvidas?
Então, continue lendo mais sobre ar-condicionado em nosso site:
- Como calcular os BTUs do meu novo ar-condicionado?
- O que é Inverter: Como Funciona e Qual o Preço [Guia 2021]
- 4 modelos de ar-condicionado quente e frio econômicos
Se você deseja investir em um aparelho de ar-condicionado para a sua casa ou local de trabalho, não esqueça de olhar o nosso catálogo e escolher o modelo que melhor se encaixa nas suas necessidades.
Com a Frigelar, você também conta com uma instalação profissional para evitar que a vida útil do seu aparelho diminua. Assim, o seu ar-condicionado funciona sempre da melhor maneira possível, proporcionando a você uma ótima sensação de bem-estar.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.