Entenda todas as funções do controle do ar-condicionado

O controle do ar-condicionado tem diversas funções. Você sabe usar todas elas?

Publicado por Frigelar | 22 de janeiro de 2019

Atualizado em 21 de outubro de 2020

Algumas pessoas reclamam das muitas funções existentes no controle de ar condicionado, pois elas podem acabar confundindo o usuário. Entretanto, todos os botões guardam alguma funcionalidade interessante e bastante útil.

Para sanar todas as dúvidas relacionadas ao manuseio desse acessório, nesse texto você vai descobrir para que serve cada uma dessas funções. Assim não terá mais dificuldades para programar o seu ar-condicionado e explorar todo o seu potencial!

Principais funções do controle do ar-condicionado

Controle de ar-condicionado
Explore todas as funções do seu aparelho de ar-condicionado

Para entender as funções do controle do ar-condicionado, você precisa saber quais são elas. Todas as funcionalidades têm um motivo de existir, facilitando a sua vida e otimizando o uso do seu aparelho.

Confira a seguir aqui em nosso blog quais são e como utilizá-las ou acesse a seção especial em nosso site que explica em detalhes as funções dos controles remotos dos principais fabricantes de ar condicionado do mercado.

1- On/Off

Uma das principais funções do controle do ar-condicionado é o On/Off. Com ele, você consegue ligar e desligar o seu aparelho.

2- Setas direcionais

As setas que apontam para os lados ou para cima e para baixo servem para mudar a temperatura, o timer e o horário na função clock.

3- Mode / Modo

O Mode ou Modo seleciona qual é a função desejada ao pressionar a tecla algumas vezes. Conforme você aperta esse botão, o modo de funcionamento do seu ar-condicionado vai mudando.

4- Swing

O botão Swing faz com que as palhetas do seu aparelho se movimentem, sendo as responsáveis por direcionar o fluxo de ar que sai do ar-condicionado. Com isso, essa função se torna bastante útil na garantia de uma boa distribuição do ar, climatizando da melhor maneira possível o ambiente.

5- Modo AUTO (Automático)

O modo AUTO normalmente é usado para deixar o local com uma temperatura ambiente. Assim, essa função do controle do ar-condicionado ajusta de maneira automática a velocidade e a temperatura da ventilação em função da temperatura que foi detectada no local. Esse procedimento continua até que o ambiente esteja em torno de 24° C .

6- Modo COOL (Frio)

Uma das funções do controle do ar-condicionado mais usadas é o modo COOL. Isso acontece porque ela dá a possibilidade de ajustar a velocidade e a temperatura conforme o seu gosto pessoal. Essa funcionalidade é bastante utilizada quando a temperatura externa está bem alta, garantindo conforto térmico no cômodo.

7- Modo DRY (Seco)

Já o modo DRY (seco) pode fazer o seu aparelho atuar como um desumidificador, removendo a umidade do ar de locais fechados, melhorando a sensação de frescor em um clima úmido.

Para potencializar essa capacidade desumidificadora, o seu aparelho também pode funcionar com uma temperatura maior ou menor do que a ajustada em seu controle remoto, mas isso só acontece se realmente existir a necessidade de retirada da umidade do ar.

8- Modo FAN (Ventilador)

O modo FAN faz com que o seu ambiente seja refrescado, agindo como um ventilador, sem modificar a temperatura ambiente.

Essa função é ótima se o seu objetivo for arejar e renovar o ar da sua casa. Com ela, você consegue alterar a intensidade e a velocidade do ventilador da sua máquina. O modo FAN pode ser acionado em todos os outros modos, inclusive em aparelhos que possuem a função quente e frio.

9- Modo HEAT (Quente)

Essa função, quando ativada, esquenta o seu ambiente com a temperatura que desejar. Se você mora em locais frios ou em que a temperatura oscila bastante, é uma excelente pedida ativar o modo heat. Porém, atenção: essa função não está disponível em todos os modelos de ar-condicionado. Somente os aparelhos split quente e frio oferecem essa possibilidade.

Funções diferenciadas dos controles

Alguns aparelhos contam com funções diferenciadas, que vão muito além de apenas mudar a temperatura e podem melhorar ainda mais a sua experiência. É importante que você saiba que a presença dessas funções diferenciadas varia de acordo com cada modelo e marca, não sendo obrigatórios.

Veja a seguir quais são essas outras funcionalidades para acionar com o seu controle remoto:

10- Silencioso

Se você não gosta dos ruídos que são produzidos pelos ares-condicionados, essa pode ser uma boa alternativa. Acionando o modo Silencioso, o fluxo de ar da unidade interna é reduzido, fazendo com que os ruídos também diminuam.

11- Turbo

Uma das funções do controle do ar-condicionado é o Turbo. Com ela, o seu aparelho pode resfriar rapidamente o ambiente. Assim, quando ela é acionada, a sua máquina opera na ventilação máxima com temperatura ajustada de forma automática para os 18°C durante 30 minutos, a fim de garantir o melhor desempenho.

12- Siga-me

A função siga-me permite que a temperatura previamente escolhida por você seja ajustada de forma automática para o local onde o controle está localizado. Isso acontece, pois, o controle remoto tem um termostato, que é responsável pela avaliação da temperatura do recinto.

Então, tudo o que você precisa fazer é manter o controle perto de você que a temperatura será ajustada de maneira automática para a área em questão.

13- Sleep

Muitas pessoas têm dificuldade de dormir no verão por conta das altas temperaturas. Por isso, no período da noite, o uso do ar-condicionado aumenta, bem como os gastos com energia elétrica.

Dessa forma, a função Sleep tem como objetivo melhorar a sua noite de sono. Quando acionada, ela baixa a temperatura até que fique favorável para o relaxamento. Após isso, de forma gradual, a temperatura do seu aparelho aumenta, fazendo com que o seu corpo relaxe e permitindo que você tenha um sono profundo. Além disso, essa funcionalidade mantém a temperatura constante para que você acorde em um ambiente devidamente climatizado.

Ao fazer uso dessa função, o consumo de energia do seu aparelho também acaba diminuindo.

14- Autolimpeza

Se você quiser evitar o acúmulo de microrganismos e sujeiras no ar, é importante que você mantenha o seu aparelho sempre limpo. A fim de ajudar nesse processo, algumas marcas criaram essa funcionalidade, impedindo que haja o acúmulo de umidade dentro do seu aparelho.

Isso acaba evitando que haja a proliferação de bolores, mofos, ácaros e bactérias, por exemplo. Assim, essa opção também auxilia na diminuição de um possível mau cheiro causado pela unidade interna.

É recomendável que a Autolimpeza seja ativada com os modos Cool ou Heat para que ela tenha um melhor aproveitamento.

15- Energy-Saving

A função Energy-Saving possibilita que o seu aparelho consuma menos energia. Ele ajusta a temperatura do ar-condicionado e se mantém nesse estado. Também aciona a função desumidificadora da sua máquina, mantendo a ótima qualidade do ar ambiente.

16- Apagar visor

Essa é mais uma maneira que você tem de economizar energia com o seu ar-condicionado. A função Apagar Visor desliga o visor do seu aparelho enquanto ele estiver ligado, fazendo com que o seu consumo energético diminua.

17- Botão ECO

A função ECO também auxilia na redução de consumo energético do seu aparelho, fazendo com que o uso do seu ar-condicionado seja otimizado. É interessante manter essa função ligada enquanto você estiver dormindo.

O controle remoto universal de ar-condicionado é realmente vantajoso?

Você pode fazer uso de um controle remoto universal, além do que já vem com o seu aparelho. Sua principal vantagem é poder ser usado em mais de um aparelho condicionador de ar. Assim, o valor gasto pela compra de um controle novo pode acabar sendo menor, trazendo ainda mais benefícios.

Além disso, esse tipo de controle possui quase todas as caraterísticas do seu controle convencional, sendo diferente apenas em sua estética. Confira quais são as principais funções do controle do ar-condicionado, mesmo quando esse é universal:

  • Função Autolimpeza
  • Função Swing
  • Função Timer
  • Função Sleep

Em nossas lojas e em nosso site você encontra os controles remotos universais da EOS, que são compatíveis com 99 marcas de condicionadores de ar e funcionam em praticamente todos modelos e linhas.

Controle de ar-condicionado EOS
O controle universal serve para praticamente todos modelos e linhas

Verifique se o controle universal é compatível com o seu aparelho

Antes de comprar um controle universal para o seu aparelho, é importante que você confira se ele é compatível com o seu ar-condicionado. Essa informação pode ser verificada na embalagem do acessório em questão, pois cada aparelho possui um código numérico.

Por exemplo, códigos que estejam entre os números 000 e 100, são referente a modelos que pertencem à marca “X”. Já que códigos que variam entre 101 e 200, à marca “Y” e assim por diante.

Então, após realizar essa verificação de compatibilidade do controle com o modelo do seu aparelho, você precisa configurá-lo.

  • O primeiro passo para isso é clicar no botão SET ou SEL por mais ou menos 3 segundos.
  • Após isso, você conseguirá verificar na tela do seu controle universal o termo “model” junto com um campo numérico.
  • Encontre o  número correspondente ao seu ar-condicionado e pressione “enter”.
  • Pronto, a sua máquina está configurada!

Tirou suas dúvidas?

Casal conversando e usando um ar-condicionado
Conforto térmico melhora o bem-estar

Então, continue lendo mais sobre ar-condicionado em nosso site:

Se você deseja investir em um aparelho de ar-condicionado para a sua casa ou local de trabalho, não esqueça de olhar o nosso catálogo e escolher o modelo que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Com a Frigelar, você também conta com uma instalação profissional para evitar que a vida útil do seu aparelho diminua. Assim, o seu ar-condicionado funciona sempre da melhor maneira possível, proporcionando a você uma ótima sensação de bem-estar.

Veja também!

Filtro para purificador de água: o que purifica, qual refil comprar e como descartar

O filtro protege você e a sua família dos agentes contaminantes da água

Continue Lendo...

Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado

Entenda mais sobre as funcionalidades do aparelho e como ajudá-lo a gelar mais

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!