Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado

Entenda mais sobre as funcionalidades do aparelho e como ajudá-lo a gelar mais

Publicado por Cristiane | 19 de outubro de 2020

Atualizado em 19 de fevereiro de 2024

Você chega em casa depois de um longo dia de verão, liga o ar-condicionado e parece que ele não dá conta de gelar o cômodo? Saiba que não é apenas a quantidade de BTUs do aparelho que deve ser considerada quando falamos de eficiência. 

Alguns fatores, como o modo de uso e as condições do ambiente, podem estar atrapalhando a sua capacidade de climatização. Neste artigo, vamos explicar mais sobre as funções do ar-condicionado e dar alguns truques para potencializar o desempenho. Confira:

Qual é a temperatura ideal do ar-condicionado?

Para evitar o consumo de energia desnecessário e manter o clima agradável, o ideal é que o ar-condicionado fique entre 20°C e 23°C durante o verão e 23ºC e 26ºC no inverno. Essas são recomendações da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ambientes fechados. 

A temperatura mais gelada que um aparelho de ar-condicionado pode atingir é de 15 a 16ºC. Entretanto, o aparelho gasta muita energia para manter o espaço climatizado nessas temperaturas. 

Se a ideia é deixar o cômodo gelado rapidamente, diminui a temperatura e, depois de equilibrada, deixa-a em torno dos 23ºC.

Qual é o modo mais gelado do ar-condicionado?

O modo Cool (ou Frio) ajusta a temperatura do ar-condicionado (que atinge os 16º) e a velocidade do ventilador para deixar o ambiente mais gelado.

Para configurar o controle remoto, aperte a tecla “mode” e selecione “cool”. Em alguns controles, o “cool” pode ser representado pelo ícone de um floco de neve. Ao escolher essa opção, indique a temperatura desejada. 

E qual modo do ar-condicionado esfria mais rápido?

O modo turbo (ou jet cool) é o mais indicado para gelar em poucos minutos. A funcionalidade é capaz de atingir a velocidade de ventilação máxima durante 30 minutos, operando em 18ºC. 

O modo turbo é uma funcionalidade diferenciada presente em apenas alguns modelos de ar-condicionado. Para verificar se o seu aparelho possui esta função, verifique o controle remoto e o manual de instruções. 

escritório com ar-condicionado
Mantenha o equilíbrio da temperatura em torno de 23ºC

Ar-condicionado sujo gela menos

Sempre frisamos a necessidade de limpar constantemente o filtro do ar-condicionado, mas você sabia que a sujeira atrapalha também na capacidade de gelar? Ao acumular impurezas, pode ser que o filtro tenha a passagem de ar bloqueada e ainda force o motor. Ou seja, pode ser que reduza a vida útil do aparelho. 

Além de evitar a danificação, a manutenção rotineira impede que o ar-condicionado prolifere bactérias e fungos causadores de alergias e doenças respiratórias. Assim, colabora com o seu bolso e com a sua saúde!

Saiba mais: O que você pode fazer para manter o seu ar-condicionado funcionando bem?

Feche portas e janelas

Parece uma dica óbvia, mas a verdade é que isolar as entradas de ar do cômodo é uma das formas mais eficientes de evitar que o ar quente do exterior entre.  Em ambientes com constante entra e sai, o ar-condicionado tem muito mais trabalho para resfriar, pois ocorre a desregulação do termostato. 

Também se atente para a incidência de raios solares. Mantenha persianas, cortinas  e portas fechadas durante o período em que bater mais sol naquele cômodo.

Alie a climatização com a decoração do ambiente

Se for reformar ou redecorar sua casa, leve em consideração as cores e os objetos que interferem na capacidade de climatização dos ares-condicionados. Essas dicas gerais podem ajudá-lo a tornar o ambiente ainda mais agradável: 

  • Priorize o uso de luzes frias para a iluminação, uma vez que lâmpadas incandescentes ou que emitem luz amarelada aquecem mais;
  • Cores claras refletem mais, diminuindo a retenção de calor no ambiente. Isso é especialmente importante na hora de escolher cortinas;
  • Aposte nas plantas, como lírio-da-paz, filodendro e babosa, para purificar e, ainda, umedecer o ar. 
quarto com cama, poltrona, cortinas brancas e tapete
Cortinas claras refletem melhor a luz, reduzindo a absorção de calor

Verifique se o gás acabou ou está vazando

Por fim, é importante saber que nem sempre a culpa da má climatização é das condições do ambiente ou da funcionalidade selecionada no controle remoto. Se o ar-condicionado está demorando para gelar ou parou de refrescar, pode ser sinal que o gás acabou ou há vazamento. 

Por isso, a manutenção periódica do aparelho é fundamental. Apenas um técnico capacitado será capaz de identificar o problema previamente e, então, realizar a recarga adequadamente. 

Nunca tente mexer na tubulação de gás sozinho, pois os fluidos refrigerantes podem ser perigosos e você ainda pode danificar o ar-condicionado. Chame um técnico e aproveite seu aparelho sem preocupação! 

Entenda mais sobre o assunto:

O que fazer quando acontece vazamento de gás no ar-condicionado?

Ar-condicionado: a importância da instalação profissional e manutenção técnica

Confira as funções do controle do ar-condicionado das principais marcas

Acompanhe a Frigelar

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

Controle Preciso da Temperatura Com Painéis Termo isolantes

Entenda como os painéis termoisolantes em câmaras frias podem ser fundamentais para o controle preciso de temperatura dos equipamentos.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!