O que você pode fazer para manter o seu ar-condicionado funcionando bem?

A manutenção preventiva é a melhor aliada da vida útil do seu ar-condicionado

Publicado por Frigelar | 8 de maio de 2020

Atualizado em 21 de outubro de 2020

Ações preventivas: o que você pode fazer para conservar a vida útil do seu ar-condicionado? Hoje, nós vamos responder essa pergunta indicando quatro passos que você precisa tomar para não prejudicar o seu aparelho e, por consequência, a durabilidade.

1 – Limpeza periódica do filtro 

Essa é uma das medidas mais importantes que você precisa tomar em relação ao seu ar-condicionado. Já mencionamos a necessidade deste passo em nosso blog, mas é sempre bom relembrar que sem manutenção, a vida útil do seu aparelho pode ser comprometida. É preciso limpar o filtro a cada seis meses.

Se você tem dúvidas de como efetuar essa manutenção, nós contamos em nosso blog o passo a passo para realizar a tarefa. Basta clicar no link: Limpar o filtro do ar-condicionado: qual a importância e como fazer?

2 – Não utilizar transformadores

Essa dica aqui é bem clara: para manter o seu ar-condicionado trabalhando da forma correta, não é indicado utilizar transformadores de energia. A maioria dos equipamentos hoje em dia são fabricados em 220v, por isso, é importante que sua casa ou empresa esteja apta a receber um equipamento como esse.

Caso sua voltagem seja 110v, indicamos que chame um técnico especializado para criar uma tomada com voltagem maior. Assim, você evita riscos de incêndios e, talvez, a necessidade de comprar um novo ar-condicionado porque acabou queimando o seu.

Para saber mais, também temos um artigo explicando tudo de forma bem clara: Posso usar transformador no ar-condicionado?

Dicas para um bom funcionamento do ar-condicionado
A manutenção preventiva é a melhor aliada da vida útil de seu ar-condicionado

3 – Compre um aparelho com o número correto de BTUs

Essa medida você precisa tomar antes mesmo de comprar um novo ar-condicionado. Saber a quantidade correta de BTUs necessária para cada tamanho de ambiente é essencial para garantir um bom funcionamento do aparelho, além de ser importante para a economia de energia e, por consequência, baixar o valor da conta de luz.

Em casos em que a potência é menor do que deveria, por exemplo, o ar pode se sobrecarregar para climatizar o lugar, diminuindo sua vida útil. Por isso, antes de comprar, acesse a calculadora de BTUs da Frigelar e saiba o número corretos de BTUs que seu novo ar-condicionado precisa ter.

4 – Sempre conte com um técnico capacitado

Nossa última dica é que você procure mão de obra qualificada na hora de arrumar algum defeito em seu ar-condicionado. Assim, você terá certeza de que tudo será solucionado como deveria, além de garantir que nenhum outro problema surja em seu aparelho posteriormente. 


Saiba mais sobre vida útil do ar-condicionado

Confira mais conteúdos sobre instalação, manutenção e limpeza dos aparelhos, clicando nos links:

Acompanhe a Frigelar

Agora que você leu nosso artigo sobre vida útil do ar-condicionado, clique nos links de cada rede social e confira promoções e dicas da Frigelar.


Veja também!

Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado

Entenda mais sobre as funcionalidades do aparelho e como ajudá-lo a gelar mais

Continue Lendo...

Turbine o seu ventilador para resfriar um ambiente rapidamente

Até mesmo a forma como se posiciona o aparelho influencia na sua capacidade de reduzir a sensação térmica

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!