O que você pode fazer para manter o seu ar-condicionado funcionando bem?

A manutenção preventiva é a melhor aliada da vida útil do seu ar-condicionado

Publicado por Cristiane | 8 de maio de 2020

Atualizado em 22 de março de 2022

Ações preventivas: o que você pode fazer para conservar a vida útil do seu ar-condicionado? Hoje, nós vamos responder essa pergunta indicando quatro passos que você precisa tomar para não prejudicar o seu aparelho e, por consequência, a durabilidade.

1 – Limpeza periódica do filtro 

Essa é uma das medidas mais importantes que você precisa tomar em relação ao seu ar-condicionado. Já mencionamos a necessidade deste passo em nosso blog, mas é sempre bom relembrar que sem manutenção, a vida útil do seu aparelho pode ser comprometida. É preciso limpar o filtro a cada seis meses.

Se você tem dúvidas de como efetuar essa manutenção, nós contamos em nosso blog o passo a passo para realizar a tarefa. Basta clicar no link: Limpar o filtro do ar-condicionado: qual a importância e como fazer?

2 – Não utilizar transformadores

Essa dica aqui é bem clara: para manter o seu ar-condicionado trabalhando da forma correta, não é indicado utilizar transformadores de energia. A maioria dos equipamentos hoje em dia são fabricados em 220v, por isso, é importante que sua casa ou empresa esteja apta a receber um equipamento como esse.

Caso sua voltagem seja 110v, indicamos que chame um técnico especializado para criar uma tomada com voltagem maior. Assim, você evita riscos de incêndios e, talvez, a necessidade de comprar um novo ar-condicionado porque acabou queimando o seu.

Para saber mais, também temos um artigo explicando tudo de forma bem clara: Posso usar transformador no ar-condicionado?

Dicas para um bom funcionamento do ar-condicionado
A manutenção preventiva é a melhor aliada da vida útil de seu ar-condicionado

3 – Compre um aparelho com o número correto de BTUs

Essa medida você precisa tomar antes mesmo de comprar um novo ar-condicionado. Saber a quantidade correta de BTUs necessária para cada tamanho de ambiente é essencial para garantir um bom funcionamento do aparelho, além de ser importante para a economia de energia e, por consequência, baixar o valor da conta de luz.

Em casos em que a potência é menor do que deveria, por exemplo, o ar pode se sobrecarregar para climatizar o lugar, diminuindo sua vida útil. Por isso, antes de comprar, acesse a calculadora de BTUs da Frigelar e saiba o número corretos de BTUs que seu novo ar-condicionado precisa ter.

4 – Sempre conte com um técnico capacitado

Nossa última dica é que você procure mão de obra qualificada na hora de arrumar algum defeito em seu ar-condicionado. Assim, você terá certeza de que tudo será solucionado como deveria, além de garantir que nenhum outro problema surja em seu aparelho posteriormente. 

Saiba mais sobre vida útil do ar-condicionado

Confira mais conteúdos sobre instalação, manutenção e limpeza dos aparelhos, clicando nos links:

Acompanhe a Frigelar

Agora que você leu nosso artigo sobre vida útil do ar-condicionado, clique nos links de cada rede social e confira promoções e dicas da Frigelar.


Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Por que Fritadeiras Elétricas São Essenciais em Cozinhas Modernas

Saiba tudo sobre as fritadeiras elétricas e por que elas acabaram se tornando essenciais em cozinhas modernas.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!