O que fazer quando acontece vazamento de gás no ar-condicionado?

Possuir um aparelho de ar-condicionado também requer cuidados. Um deles […]

Publicado por Frigelar | 11 de outubro de 2019

Atualizado em 21 de outubro de 2020

Possuir um aparelho de ar-condicionado também requer cuidados. Um deles é cuidar do vazamento de gás que pode acontecer no aparelho. Mas, espera aí! Como se faz isso? Deixa que a Frigelar explica. Neste artigo nós vamos aprender o que é o gás refrigerante do ar-condicionado, como evitar vazamentos e o que fazer em caso de problemas.

Gás refrigerante do ar-condicionado

O gás refrigerante do ar-condicionado é o componente do equipamento que traz toda a climatização que você adora para a sua casa. Sem ele, não seria possível aproveitar os 18 graus do nosso quarto no verão escaldante brasileiro. Esse gás trabalha para absorver a temperatura quente de um ambiente e resfriá-la, refrigerando um espaço (por isso é chamado de gás refrigerante). 

Quanto ao tipo gás, existem vários deles que exercem esta função. Porém, os mais utilizados hoje em dia são os tipo de gás que mais preservam o meio ambiente. No site da Frigelar, a maior parte dos ares-condicionados utilizam os gases R410A e R-22. Destes dois, o R410A é o que ganha todo o protagonismo quando o papo é sobre o futuro do planeta. Além de ser tão eficiente quanto os demais, ele também ajuda a proteger a camada de ozônio sem abrir mão de sua qualidade de vida. Em nosso site você pode fazer uma pesquisa apenas com os equipamentos que utilizam este tipo de gás marcando a seleção na caixa de busca no lado esquerdo da tela.

Como detectar e evitar vazamento de gás no ar-condicionado?

O vazamento de gás refrigerante pode causar inúmeros problemas para alguém que possui ar-condicionado. Um deles é o mau funcionamento do equipamento, além da liberação do gás na atmosfera.

Uma das formas de detectar este vazamento é exatamente esta percepção de que seu ar-condicionado não está funcionando como deveria. Com a perda de gás, o equipamento começa a ter menor eficiência de climatização, já que não está consumindo todo o gás que precisa para funcionar corretamente. Se você perceber este sintoma, chame imediatamente um profissional. Este técnico tem equipamentos que detectam o vazamento de gás e podem ajudá-lo a resolver este problema. 

Agora, para evitar que isso ocorra, é necessário prestar muita atenção ao manual de cada ar-condicionado. Muitos destes manuais contém instruções e testes de vazamento específicos para cada modelo. Por isso, em caso de dúvidas, abra o manual e faça os testes. Isso pode ser fundamental para a vida útil do seu aparelho.

O que pode causar o vazamento de gás?

Entre os maiores causadores de problemas de vazamento de gás refrigerante, está a instalação do ar-condicionado. Se este trabalho não for feito por um profissional, os riscos de que esse problema ocorra se potencializarão. Além disso, danos de tubulações e envelhecimentos do equipamento e de seu sistema também podem ocasionar a perda de gás. Por isso, novamente voltamos para a necessidade de um técnico para a verificação do problema. Em todos estes casos, a mão de obra qualificada é a melhor forma de resolver esta situação.

Técnico fazendo manutenção do ar-condicionado

O que aprendemos?

Neste artigo, vimos que a melhor forma de evitar o vazamento de gás é contando com um técnico na instalação. Porém, você também pode acompanhar a eficiência de seu aparelho para detectar problemas e buscar soluções no manual. Lembramos que todo trabalho técnico é a melhor saída para uma utilização longa e eficaz de seu ar-condicionado.

Veja também!

Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado

Entenda mais sobre as funcionalidades do aparelho e como ajudá-lo a gelar mais

Continue Lendo...

Turbine o seu ventilador para resfriar um ambiente rapidamente

Até mesmo a forma como se posiciona o aparelho influencia na sua capacidade de reduzir a sensação térmica

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!