Ar-condicionado: a importância da instalação profissional e manutenção técnica

Comprou um ar-condicionado? Então venha saber mais sobre a instalação!

Publicado por Frigelar | 7 de fevereiro de 2019

Atualizado em 20 de outubro de 2020

Mais do que escolher um bom aparelho de ar-condicionado, é de suma importância contar com uma instalação adequada e manutenção periódica. Entretanto, muitas pessoas não entendem se, de fato, estes investimentos são necessários.

Pensando nisso, criamos este post para que você possa entender a importância da instalação profissional e todos os benefícios da manutenção técnica.

Vamos nessa?

Benefícios do ar-condicionado

Antes de entrar nos detalhes da instalação profissional e manutenção técnica, vale ressaltar todos os benefícios do ar-condicionado para você e sua família:

  • Temperatura ideal

Tem sensação melhor que chegar em cada depois de um dia cansativo, ligar o ar-condicionado e relaxar? Comprovadamente a temperatura adequada para um ambiente gera essa sensação de conforto e alívio do estresse, auxiliando no combate ao cansaço e a repor as energias, então nada melhor que um ar-condicionado!

Determine a temperatura que mais te agrada, direcione as saídas de ar para que a brisa se espalhe por todo ambiente e feche portas e janelas para concentrar o clima ideal dentro da sua casa.

  • Qualidade do ar

Muito se questiona sobre o uso do ar-condicionado, se ele afeta na saúde ou não. Na verdade, o ar-condicionado tem uma função excelente tanto para a saúde como para sua casa: a melhoria na qualidade do ar.

Isso porque o ar-condicionado possui filtros que auxiliam no combate de fungos, bactérias, vírus e evitam poeira, tornando o ar mais puro e saudável.

  • Noites de sono mais tranquilas

Outro benefício do uso do ar-condicionado é que ele garante noites de sono agradáveis, intermitentes e tranquilas. Desta forma, além de relaxar e dormir sem grandes problemas, no outro dia você acorda ainda mais disposto!

  • Umidade ideal do ar

A umidade do ar interfere diretamente na sua saúde e bem-estar, portanto mantê-la longe dos extremos é indispensável para sua qualidade de vida em casa. O ar-condicionado ajuda neste ponto: em dias de umidade excessiva, ele auxilia no controle e redução desta umidade. Outra dica é apostar em um umidificador em dias de umidade e excessivamente baixa, tudo para garantir seu conforto! 

Técnico verificando ar-condicionado


A importância da instalação profissional

Quando alguém adquire um ar-condicionado, sempre é recomendado que procure um profissional para realizar a instalação do aparelho. Fique atento: todo cuidado neste momento é indispensável, afinal, uma instalação amadora pode resultar em grandes problemas, desde inutilização do aparelho até curto circuito!

Confira todos os benefícios da instalação profissional:

  • Garantia

Para ter direito à garantia do aparelho, você não pode abrir mão de uma instalação profissional. O motivo é simples: a empresa ou marca do ar-condicionado não se responsabiliza por danos causados por terceiros, apenas por defeitos de fábrica. Então, não esqueça: na hora de instalar o seu novo aparelho, chame o técnico!

  • Segurança

Um aparelho de ar-condicionado com instalação indevida pode se tornar uma ameaça à sua segurança e até mesmo à sua casa, portanto todo cuidado é pouco. Confira a lista de possíveis riscos e fique atento para garantir a instalação correta:

  • Vazamento de fluido refrigerante;
  • Sobrecarga elétrica;
  • Sobrecarga estrutural;
  • Curto circuito;
  • Incêndio na rede elétrica;
  • Danos estruturais na casa ou edifício.

  • Desempenho e vida útil

Se você investe em um ar-condicionado, com certeza quer que ele funcione 100% bem e deixe seu ambiente climatizado, certo? Desta forma, a única maneira de garantir isso é com uma instalação bem feita.

Erros na instalação desencadeiam uma série de problemas, como mau funcionamento do aparelho, desempenho abaixo do normal e diminuição da vida útil do aparelho.

  • Economia

O mau funcionamento de um aparelho pode ser uma grande dor de cabeça e um peso na conta de luz. O motivo é simples: quando o equipamento requer maior esforço para funcionar pois não está com seu sistema em perfeitas condições, ele acaba por necessitar de mais energia para se manter. O resultado todos conhecemos: uma conta de luz bem salgada.

Então, fica a dica: a instalação profissional vai garantir o bom funcionamento do seu aparelho, sendo um verdadeiro investimento para poupar muito mais, ao longo do tempo, nas suas contas de casa.

Como encontrar um técnico e quais cuidados devo ter?

Manutenção de ar-condicionado

Agora que você já sabe a importância de realizar uma instalação profissional e todos os benefícios agregados, é hora de encontrar um técnico qualificado.

Indicamos que sempre entre em contato com a fabricante do seu ar-condicionado para ter acesso aos técnicos com os conhecimentos específicos do produto que você adquiriu.

É importante frisar que cada aparelho possui suas particularidades para a realização da instalação, portanto tenha sempre o manual em mãos e contrate um técnico com o conhecimento necessário para que tudo fique perfeito!

Cuidados importantes:

  • Contratar um técnico credenciado;
  • Comprar kit de acessórios de instalação de qualidade;
  • Verificar a voltagem do aparelho e da tomada antes;
  • Testar o funcionamento do aparelho junto do técnico;
  • Caso more em apartamento, verificar as restrições do prédio.

Por que fazer manutenção técnica regularmente?

Como vimos anteriormente, a instalação profissional garante que seu ar-condicionado funcione bem, economize energia e tenha diversos outros benefícios. Porém, existe outro ponto que merece sua atenção: a manutenção.

Com o passar do tempo, o filtro do ar-condicionado vai acumulando poeiras, fungos, bactérias e outros microorganismos, que podem prejudicar a qualidade do ar em um ambiente. Por isso, é importante realizar a limpeza com frequência para garantir o bom funcionamento do ar-condicionado e a qualidade do ar em sua casa.

Quer saber como fazer essa limpeza? Confira o vídeo especial da Frigelar:

Além deste cuidado com a limpeza do filtro, existem outros componentes internos da unidade que também precisam desta manutenção, como:

  • Sistema de drenagem;
  • Capacitores;
  • Serpentinas;
  • Isolamento entre unidade interna e externa;
  • Baixo nível do fluido refrigerante;
  • Conjunto ventilador;
  • Contatos dos cabos elétricos.

Para executar a limpeza destes itens, chame um técnico credenciado, pois é necessário muito cuidado para não danificar o aparelho e somente assim você não perderá a garantia.

Uma excelente dica é realizar a manutenção preventiva, pois ela minimiza as chances de que algum problema ocorra com sua máquina, auxiliando na economia de energia e na prevenção de possíveis danos.

O ideal é realizar a manutenção preventiva uma vez ao ano, no mínimo. Se você usa o ar-condicionado com frequência, é indicado que a periodicidade dessa manutenção preventiva seja menos espaçada.

Existem também outras rotinas de limpeza que ajudam que a prolongar a vida útil do aparelho e garante a qualidade do seu ambiente. Algumas delas você pode fazer por conta em casa, outras somente com o apoio de um técnico, ok?

E fica um lembrete: consulte sempre o manual do seu aparelho para ver as melhores recomendações, pois elas podem variar de acordo com o modelo.

Manutenção interna

  • Limpar filtro de poeira: duas semanas;
  • Filtro de carvão ativado: substituir a cada 6 meses;
  • Gabinetes da unidade interna com pano macio e seco: regularmente;
  • Mangueira de drenagem: uma vez ao ano;
  • Bandeja de drenagem: uma vez ao ano;
  • Encaixe das aletas: uma vez ao ano;
  • Limpar serpentinas: uma vez ao ano;

Manutenção externa

  • Limpar sistema de drenagem: uma vez ao ano;
  • Verificar se é necessário substituir o fluido (R410A): uma vez ao ano.

Partiu chamar um técnico?

Nada de arriscar na instalação e na manutenção, viu? Faça seu investimento valer! Um ar-condicionado instalado adequadamente, com manutenção técnica periódica e de qualidade farão seu aparelho durar por muitos e muitos anos, deixando sua casa e sua família sempre no melhor clima e conforto. 🙂

Quer conhecer os modelos de ares-condicionados que a Frigelar recomenda antes de comprar o seu? Então confira em nosso site as melhores opções!

E, se quiser continuar sabendo mais sobre climatização e refrigeração, fica a dica de alguns posts:

Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre a Frigelar? Fale conosco! Basta responder nos comentários deste post e nós te responderemos tudo que quiser saber. Até a próxima!

Veja também!

Filtro para purificador de água: o que purifica, qual refil comprar e como descartar

O filtro protege você e a sua família dos agentes contaminantes da água

Continue Lendo...

Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado

Entenda mais sobre as funcionalidades do aparelho e como ajudá-lo a gelar mais

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!