Ar-condicionado: a importância da instalação profissional
Publicado por Cristiane | 7 de fevereiro de 2019
Atualizado em 27 de agosto de 2024
Mais do que escolher um bom aparelho de ar-condicionado, é de suma importância contar com uma instalação adequada e manutenção periódica. Entretanto, muitas pessoas não entendem se, de fato, estes investimentos são necessários.
Pensando nisso, criamos este post para que você possa entender a importância da instalação profissional e todos os benefícios da manutenção técnica.
Benefícios do ar-condicionado
Antes de entrar nos detalhes da instalação profissional e manutenção técnica, vale ressaltar todos os benefícios do ar-condicionado para você e sua família:
- Temperatura ideal
Tem sensação melhor que chegar em cada depois de um dia cansativo, ligar o ar-condicionado e relaxar? Comprovadamente a temperatura adequada para um ambiente gera essa sensação de conforto e alívio do estresse, auxiliando no combate ao cansaço e a repor as energias.
Determine a temperatura que mais te agrada, direcione as saídas de ar para que a brisa se espalhe por todo ambiente e feche portas e janelas para concentrar o clima ideal dentro da sua casa.
Você pode ler também: Veja cinco benefícios do ar-condicionado quente e frio
- Qualidade do ar
Muito se questiona sobre o uso do ar-condicionado, se ele afeta na saúde ou não. Na verdade, o ar-condicionado tem uma função excelente tanto para a saúde como para sua casa: a melhoria na qualidade do ar. Isso porque o ar-condicionado possui filtros que auxiliam no combate de fungos, bactérias, vírus e evitam poeira, tornando o ar mais puro e saudável.
Você pode ler também: Como evitar alergias e problemas respiratórios
- Noites de sono mais tranquilas
Outro benefício do uso do ar-condicionado é que ele garante noites de sono agradáveis, intermitentes e tranquilas. Desta forma, além de relaxar e dormir sem grandes problemas, no outro dia você acorda ainda mais disposto.
Você pode ler também: Saiba qual é a temperatura ideal do ar-condicionado para dormir melhor
- Umidade ideal do ar
A umidade do ar interfere diretamente na sua saúde e bem-estar, portanto mantê-la longe dos extremos é indispensável para sua qualidade de vida em casa. O ar-condicionado ajuda neste ponto: em dias de umidade excessiva, ele auxilia no controle e redução desta umidade.
Você pode ler também: Importância da umidade do ar na sua casa
Outra dica é apostar em um umidificador em dias de umidade baixa, tudo para garantir seu conforto.
Ar-condicionado: a importância da instalação profissional
Quando alguém adquire um ar-condicionado, sempre é recomendado que procure um profissional para realizar a instalação do aparelho. Fique atento: todo cuidado neste momento é indispensável, afinal, uma instalação amadora pode resultar em grandes problemas, desde inutilização do aparelho até curto circuito.
Confira todos os benefícios da instalação profissional:
- Garantia
Para ter direito à garantia do aparelho, você não pode abrir mão de uma instalação profissional. O motivo é simples: a empresa ou marca do ar-condicionado não se responsabiliza por danos causados por terceiros, apenas por defeitos de fábrica. Então, não esqueça: na hora de instalar o seu novo aparelho, chame o técnico!
- Segurança
Um aparelho de ar-condicionado com instalação indevida pode se tornar uma ameaça à sua segurança e até mesmo à sua casa, portanto todo cuidado é pouco. Confira a lista de possíveis riscos e fique atento para garantir a instalação correta:
- Vazamento de fluido refrigerante;
- Sobrecarga elétrica;
- Sobrecarga estrutural;
- Curto circuito;
- Incêndio na rede elétrica;
- Danos estruturais na casa ou edifício.
- Desempenho e vida útil
Se você investe em um ar-condicionado, com certeza quer que ele funcione 100% bem e deixe seu ambiente climatizado, certo? Desta forma, a única maneira de garantir isso é com uma instalação bem feita.
Erros na instalação desencadeiam uma série de problemas, como mau funcionamento do aparelho, desempenho abaixo do normal e diminuição da vida útil do aparelho.
- Economia
O mau funcionamento de um aparelho pode ser uma grande dor de cabeça e um peso na conta de luz. O motivo é simples: quando o equipamento requer maior esforço para funcionar, pois não está com seu sistema em perfeitas condições, ele acaba por necessitar de mais energia para se manter. O resultado todos conhecemos: uma conta de luz bem alta.
Então, fica a dica: a instalação profissional vai garantir o bom funcionamento do seu aparelho, sendo um verdadeiro investimento para poupar muito mais, ao longo do tempo, nas suas contas de casa. E dessa forma você ainda pode ter um ar-condicionado mais econômico.
Você pode ler também: Veja quatro modelos de ar-condicionado quente e frio econômicos
Como encontrar um técnico e quais cuidados devo ter?
Indicamos que sempre entre em contato com a fabricante do seu ar-condicionado para ter acesso aos técnicos com os conhecimentos específicos do produto que você adquiriu. É importante frisar que cada aparelho possui suas particularidades para a realização da instalação, portanto tenha sempre o manual em mãos e contrate um técnico com a qualificação necessária para que tudo fique perfeito.
Cuidados importantes:
- Contratar um técnico credenciado;
- Comprar kit de acessórios de instalação (como o suporte) de qualidade;
- Verificar a voltagem do aparelho e da tomada antes;
- Testar o funcionamento do aparelho junto do técnico;
- Caso more em apartamento, verificar as restrições do prédio.
Por que fazer manutenção técnica regularmente?
Como vimos anteriormente, a instalação profissional garante que seu ar-condicionado funcione bem, economize energia e tenha diversos outros benefícios. Porém, existe outro ponto que merece sua atenção: a manutenção.
Com o passar do tempo, o filtro do ar-condicionado vai acumulando poeiras, fungos, bactérias e outros microrganismos que podem prejudicar a qualidade do ar em um ambiente. Por isso, é importante realizar a limpeza com frequência para garantir o bom funcionamento do ar-condicionado e a qualidade do ar em sua casa.
Quer saber como fazer essa limpeza? Confira o vídeo especial da Frigelar:
Além deste cuidado com a limpeza do filtro, existem outros componentes internos da unidade que também precisam desta manutenção, como:
- Sistema de drenagem;
- Capacitores;
- Serpentinas;
- Isolamento entre unidade interna e externa;
- Baixo nível do fluido refrigerante;
- Conjunto ventilador;
- Contatos dos cabos elétricos.
Para executar a limpeza destes itens, chame um técnico credenciado, pois é necessário muito cuidado para não danificar o aparelho e somente assim você não perderá a garantia.
Uma excelente dica é realizar a manutenção preventiva, uma vez que ela minimiza as chances de que algum problema ocorra com sua máquina, auxiliando na economia de energia e na prevenção de possíveis danos. O ideal é realizar a manutenção preventiva uma vez ao ano, no mínimo. Se você usa o ar-condicionado com frequência, é indicado que a periodicidade dessa manutenção preventiva seja menos espaçada.
Existem também outras rotinas de limpeza que ajudam que a prolongar a vida útil do aparelho e garante a qualidade do seu ambiente. Algumas delas você pode fazer por conta em casa, outras somente com o apoio de um técnico. E fica um lembrete: consulte sempre o manual do seu aparelho para ver as melhores recomendações, pois elas podem variar de acordo com o modelo.
Manutenção interna
- Limpar filtro de poeira: a cada duas semanas;
- Filtro de carvão ativado: substituir a cada 6 meses;
- Gabinetes da unidade interna com pano macio e seco: regularmente;
- Mangueira de drenagem: uma vez ao ano;
- Bandeja de drenagem: uma vez ao ano;
- Encaixe das aletas: uma vez ao ano;
- Limpar serpentinas: uma vez ao ano.
Manutenção externa
- Limpar sistema de drenagem: uma vez ao ano;
- Verificar se é necessário substituir o fluido (R410A): uma vez ao ano.
Faça seu investimento valer! Um ar-condicionado instalado adequadamente, com manutenção técnica periódica e de qualidade farão seu aparelho durar por muitos e muitos anos, deixando sua casa e sua família sempre no melhor clima e conforto.
Quer conhecer os modelos de ares-condicionados que a Frigelar recomenda antes de comprar o seu? Então confira em nosso site as melhores opções de ar-condicionado!
E, se quiser continuar sabendo mais sobre climatização e refrigeração, fica a dica de alguns posts:
- O que é ar-condicionado Inverter, como funciona e quanto custa
- Ar-condicionado com mau cheiro: o que fazer?
Acompanhe a Frigelar
0 Comentários
Os comentários estão fechados.