Qual é a temperatura ideal em um ambiente?

Economize energia ao utilizar seu aparelho de ar-condicionado na temperatura adequada

Publicado por Cristiane | 3 de abril de 2019

Atualizado em 4 de julho de 2023

Verão, bastante calor, nas ruas os termômetros marcam 40ºC e você torcendo para entrar em algum lugar com ar-condicionado. Talvez você até tenha um aparelho em casa e, quando chega do trabalho, já pensa em ligá-lo na temperatura mais baixa logo de cara, para gelar o ambiente e mandar o calorão pra longe.

Mas, é importante ficar ligado: um ambiente tão gelado assim não faz bem para a sua saúde e existe uma temperatura ideal para o seu condicionador de ar que, além de fazer bem para você, também resultará em uma conta de luz bem mais enxuta.

Ar-condicionado e conforto térmico

O conforto térmico, que nada mais é que o bem-estar que sentimos em determinada temperatura em um ambiente, não acontece da mesma forma pra todo mundo. Ele varia de pessoa pra pessoa e não depende só da temperatura: ele é uma união de fatores, que podem ser físicos, psicológicos, ambientais e até mesmo fisiológicos.

Você já deve ter passado por alguma situação exatamente assim em algum lugar fechado em que o ar condicionado estava ligado: alguns preferem que o ar fique mais gelado, outros reclamam do frio e querem que a temperatura suba, enquanto alguns não opinam, pois já chegam preparados com um casaquinho a tiracolo.

Geralmente, quem sai o grande vencedor nessa batalha é quem tem o controle do aparelho na mão. Mas não existe necessidade de ser assim! Você pode entrar em um acordo pela temperatura ideal.

Qual a temperatura ideal do ar-condicionado?

Temperatura ideal de um ar-condicionado
Além de garantir o bem-estar, o uso adequando do ar diminui o consumo de energia

De acordo com a OMS, a temperatura ambiente ideal para locais fechados varia de 23°C a 26°C. Porém, para bebês, idosos e pessoas doentes, o ar mais quente pode ser melhor. 

Por outro lado, a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), separa a temperatura ideal por estações e indica de 23ºC a 26ºC para o verão e 20ºC a 23ºC para o inverno.

Então, pense duas vezes antes de insistir em deixar o ar muito gelado, em torno dos 18ºC. Estudos comprovam que temperaturas muito altas ou muito baixas podem atrapalhar a sua produtividade, tirar a sua concentração e fazer mal à saúde.

Então, por que é importante ter uma temperatura ideal?

Mesmo que você tenha o costume de sentir mais calor e que prefira ambientes mais gelados, lembre-se que o conforto térmico não é o mesmo para todo mundo ao seu redor. Por isso, caso esteja dividindo a sala com mais gente, precisa também pensar nos outros. O correto é criar um consenso entre 23°C a 26°C, gerando, assim, a temperatura ideal para todos no local, garantindo a eficiência e o conforto total.


Agora, caso você esteja sozinho, não pense que a história fique diferente. É necessário lembrar que a gente precisa ter cuidado com as baixas temperaturas mesmo quando estamos sozinhos, já que elas não fazem bem à nossa saúde e podem até causar um choque térmico caso a diferença entre o ambiente interno e externo seja muito grande.

Casos de temperaturas muito extremas podem gerar vários problemas de saúde, como alergias, resfriados e vários outros incômodos respiratórios. Essas situações se agravam ainda mais no verão, quando costumamos manter lugares fechados bem mais gelados, enquanto na parte externa faz bastante calor.

Funções do ar-condicionado para atingir a temperatura ideal
Economize energia ao utilizar seu aparelho de ar-condicionado na temperatura adequada

Faça do ar-condicionado o seu aliado!

Agora que você já sabe qual é a temperatura ideal para um ambiente, não passe frio e nem sinta-se mal quando for pedir para aumentar a temperatura do ar-condicionado. Invista nela, no seu conforto e no bem-estar dos que dividem o ambiente com você.


Caso ainda não tenha um condicionador de ar ou queira trocar o seu aparelho, você pode encontrar o modelo perfeito em uma de nossas lojas ou em nosso site! Você ainda pode comparar aparelhos e equipamentos para realizar a escolha certa.

Quer saber mais sobre climatização e refrigeração? Confira mais posts sobre o assunto no nosso blog:

Acompanhe a Frigelar

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Máquina de Gelo: O Segredo para o Cold Brew Perfeito

Saiba os segredos para preparar o seu cold brew perfeito e porque utilizar uma máquina de gelo para suas bebidas.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!