Como desinstalar ar-condicionado corretamente?

Desinstalar um ar-condicionado adequadamente precisa de tanta atenção quanto para instalá-lo

Publicado por Frigelar | 2 de dezembro de 2019

Atualizado em 1 de julho de 2021

Mudança de endereço ou troca de ar-condicionado para um modelo mais atual sempre requerem cuidado. Isso porque desinstalar um ar-condicionado corretamente precisa de tanta atenção quanto para instalá-lo em sua casa. Se você estiver em algum destes processos, este artigo é para você.

Aqui vamos aprender como realizar uma desinstalação da maneira correta, levando em consideração a segurança da sua casa ou empresa, o vazamento de gás e muito mais. 

Quem pode realizar a desinstalação de ar-condicionado?

A mão de obra especializada é a sua melhor amiga na hora de evitar problemas futuros. No caso da desinstalação, isso também é verdade. Aqui na Frigelar, indicamos que toda a troca de equipamento seja efetuada por um técnico especializado. Isso é importante porque retirar o aparelho pode danificar o seu produto se você não realizar os procedimentos corretos.

Em caso de troca, mesmo que você queira se desfazer do seu ar-condicionado, é importante contar com um técnico para evitar o vazamento do gás refrigerante, que pode ser muito nocivo ao meio ambiente. Isso sem contar com o perigo que pode existir na hora de retirar a condensadora do ar que fica do lado de fora de sua casa, prédio ou empresa. 

Outro problema que pode ser citado em caso de troca manual é a própria danificação do aparelho. A condensadora, por exemplo, precisa sempre estar em posição vertical. Caso isso não aconteça, na hora de reinstalar o seu ar-condicionado, talvez você encontre problemas irreparáveis. Ou seja, deixe o trabalho para quem conhece as variáveis que podem prejudicar seu aparelho e até a natureza. 

Higienização do seu ar-condicionado

Após chamar um técnico para desmontar seu ar-condicionado, você pode realizar alguns procedimentos que garantem uma vida útil ainda maior ao seu aparelho. Uma delas é a higienização do ar-condicionado.

Depois de retirado da parede, seja o split, janela, multi split ou outros modelos, você pode limpar mais facilmente o equipamento desmontado.  A higienização vai desde a limpeza do filtro (que deve ser realizada numa média de seis meses periodicamente), até a limpeza da condensadora, evaporadora, serpentina, etc.

É indicado o uso de água com um pouco de sabão para realizar o procedimento. Também relembramos que é legal fazer esta limpeza em dias mais secos, para evitar a umidade excessiva no produto.

Tire suas dúvidas: Afinal, ar-condicionado faz mal à saúde?

Transporte do ar-condicionado desmontado e reinstalação

Desinstalação realizada com sucesso, agora é preciso tomar cuidados extras na hora de transportar o ar-condicionado desmontado. Como mencionamos, muitos dos componentes que ficam dentro do ar precisam de cuidados manuais especializados.

Por isso, conte com seu técnico para fazer o transporte do produto. Ele saberá orientá-lo da melhor maneira. Da mesma forma, também já poderá realizar a instalação em seu novo endereço, caso este seja o seu caso. 

Onde posso verificar as assistências técnicas autorizadas?

Para ajudar você a encontrar um técnico especializado, na rede de lojas Frigelar, as equipes de vendas podem indicar as redes autorizadas ou os técnicos credenciados, no caso da compra ser via internet.

Para isso, entre em contato com nosso SAC pelo telefone 0800 008 8999 das 08:00 às 18:00, de segunda a sexta-feira.

Como descartar um ar-condicionado usado?

Não vai reutilizar o seu ar-condicionado desinstalado? Então, saiba como descartá-lo do jeito certo. O correto aqui é que você procure postos de reciclagem especializados neste tipo de equipamento. Desta forma, você evita grandes problemas ambientais que o descarte errado pode ocasionar ao meio ambiente.

Uma dica é procurar a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos). Com ela, você pode encontrar um lugar adequado para o descarte consciente. 

Veja também!

Fique por dentro do PMOC e saiba a importância dessa exigência para as câmaras frias

O bom estado do sistema de climatização está ligado às melhores condições de saúde ocupacional

Continue Lendo...

Câmara frigorífica com umidade: quais são as causas e como resolver esse problema?

Confira três dicas imprescindíveis para evitar a umidade na câmara fria

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!