Posso usar transformador no ar-condicionado?

Descubra porque essa opção pode colocar em risco o seu aparelho

Publicado por Cristiane | 7 de janeiro de 2019

Atualizado em 23 de fevereiro de 2024

Não é muito fácil encontrar um condicionador de ar 110v, e essa dificuldade acontece em todo o território nacional, mesmo existindo redes de duas voltagens. Por isso, muitas pessoas acabam considerando usar um transformador no ar-condicionado.

Para aparelhos pequenos, como uma furadeira, essa é uma solução muito comum. Agora, usar um transformador no ar-condicionado pode causar alguns problemas.

Nesse texto, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto, inclusive o que fazer se você comprou um ar-condicionado 220v e mora em uma casa onde a rede é de 110v.

Ar-condicionado de 220v e residência de 110v:  como proceder?

Veja aqui se você pode usar transformador no ar-condicionado
É necessário adaptar sua rede elétrica para receber

Ligar um aparelho de 110V numa tomada de 220V fará com que o equipamento queime, uma vez que estará recebendo o dobro tensão elétrica do que foi projetado para suportar.

No caso de um aparelho 220v que é conectado a uma rede de 110v, esse risco é inexistente, mas atenção: isso não significa que o aparelho possa ser utilizado dessa forma. 

Ou seja, o ar-condicionado, assim como todo aparelho eletrônico, precisa ser ligado a uma rede elétrica correspondente.

Em alguns casos, a tensão recebida pode até ser suficiente para ligar a ventilação do ar-condicionado, no entanto, o aparelho funcionará com uma capacidade bastante reduzida e sem acionar seu compressor. Ou seja, o seu ambiente não será climatizado, já que seu aparelho funcionará apenas como um ventilador.

A melhor alternativa neste caso é solicitar junto à concessionária de energia da sua região a mudança da rede para bifásica ou trifásica. Entenda as diferenças entre os tipos de rede:

  • Rede monofásica
    A rede monofásica possui dois fios, sendo uma fase e outro neutro. Ele pode ter a tensão de 127v ou 220v, conforme sua preferência ou concessionária.
  • Rede bifásica
    A rede bifásica é composta por três fios: duas fases e um neutro. A tensão varia de 127/220v ou 220/380v, de acordo com a necessidade e a concessionária.
  • Rede trifásica
    Já a rede trifásica é composta por 04 fios: três fases e um neutro. A tensão varia entre 220/380V ou 380/480V, de acordo com a necessidade (geralmente usada em fábricas) e também com a concessionária.

Quando você solicitar a ligação ou alteração da energia elétrica, a distribuidora irá avaliar qual é a mais indicada para a sua casa/empresa de acordo com o número de eletrodomésticos, eletrônico, lâmpadas e outros equipamentos.

Tipos de transformador

Um transformador é um dispositivo que modifica os níveis de tensão e corrente elétrica, mantendo uma potência elétrica quase constante de um circuito a outro.

Existem dois tipos de transformador. O primeiro deles é o transformador isolador. Nele existe a divisão entre os enrolamentos primário e secundário, que também é conhecida como “isolação galvânica”.

Já o transformador do tipo autotransformador é caracterizado por ter seu enrolamento primário como parte integrante do enrolamento secundário. Ou seja, não existe uma divisão entre os dois. Esse aparelho é comumente usado para alimentar equipamentos industriais ou domésticos.

Existe ar-condicionado de 110v?

Ainda existem alguns modelos de ar-condicionado 110v, mas eles estão cada vez mais raros. Na Frigelar, os modelos Split, por exemplo, são todos de 220v.

Existem alguns motivos para isso acontecer. O principal deles é que é muito mais barato fabricar apenas uma voltagem. Isso acontece porque a demanda por aparelhos 110v no Brasil não compensa a produção por parte das fabricantes, que optam por uma única voltagem para diminuição de custos.

Então, se a sua casa não possui tomadas de 220v, o ideal é tomar providências em relação a isso. É preciso, também, considerar outras variáveis da alimentação elétrica, como a wattagem, a amperagem e a frequência em Hertz.

Desta forma, mesmo optando pela compra de um ar-condicionado de 110v, você precisa saber se essas outras variáveis também estão sendo atendidas. Isso não é só uma medida para conservar o aparelho e diminuir o consumo de energia: ela também envolve sua segurança.

Casa com um ar-condicionado split instalado corretamente
A demanda por aparelhos 110v no Brasil não compensa a produção

Posso utilizar um transformador no ar-condicionado?

Se o seu aparelho for de 220v e a sua rede de 110v, ele não sofrerá sobrecarga, já que a voltagem da rede é apenas a metade do que esse equipamento precisa para funcionar. Entretanto, isso não é recomendável, já que dessa forma ele não vai funcionar corretamente.

Para solucionar essa situação, muitas pessoas optam por usar um transformador no ar-condicionado. Porém, essa prática envolve muitos riscos. Além disso, independente da voltagem, a maioria dos fabricantes de aparelhos de refrigeração não recomendam a utilização permanente ou constante de um transformador no ar-condicionado.

Quais são os riscos de usar um transformador?

Usar um transformador no ar-condicionado pode fazer mais do que danificar o aparelho: a prática também diminui a segurança no ambiente. Confira alguns riscos aos quais você estará exposto caso opte por essa solução:

  • Gastos não planejados para a manutenção do equipamento avariado;
  • Choques;
  • Acidentes graves causados por curtos-circuitos, como incêndios;
  • Danos permanentes ao seu aparelho.

Para evitar tais riscos, é preciso estar atento à vida útil do seu transformador, para trocá-lo antes que ele falhe. Além disso, é fundamental manter o aparelho em local seco e arejado e verificar o seu funcionamento constantemente. Se algo estiver errado, é aconselhável agendar uma manutenção com um profissional capacitado o mais rápido possível.

Alternativas mais seguras ao transformador

Alternativas mais seguras ao transformador no ar-condicionado
Ao usar adequadamente o seu aparelho, você garante mais segurança para o seu lar

Para evitar o uso de um transformador, a maioria das pessoas procura adquirir equipamentos que sejam compatíveis com a voltagem da casa. Então, o ideal é fazer a adaptação da sua rede elétrica. Isso garantirá que o ar-condicionado funcione de maneira adequada.

Normalmente, esse serviço não é cobrado. E é sempre bom lembrar: não tente mexer nas fiações por conta própria, pois isso pode causar danos materiais e à sua saúde.

Aposte no ar-condicionado com a voltagem correta

A utilização de um transformador no ar-condicionado não é recomendada, pois, além de aumentar o consumo de energia, pode acabar danificando o seu aparelho e anulando a garantia de fábrica.

Caso deseje investir em um ar-condicionado, venha conhecer o nosso catálogo. Dessa maneira, fica mais fácil escolher aquele que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Conosco, você pode contar com uma instalação profissional para evitar que a vida útil do seu aparelho diminua. Garanta que ele funcione da melhor maneira possível, proporcionando a você uma ótima sensação de conforto e bem-estar.

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!