Ar-condicionado pode ficar na chuva?

Publicado por Cristiane | 6 de novembro de 2019
Atualizado em 25 de outubro de 2023
Chuva e ar-condicionado: essa combinação pode acarretar algum problema no seu equipamento? Muitas pessoas se questionam sobre isso e se preocupam com as consequências que a chuva pode ter em um ar-condicionado, seja em seu desempenho ou pela segurança da sua casa ou empresa.
Hoje, o assunto do nosso artigo é este para ajudar você a entender tudo sobre isso.
O ar-condicionado pode ficar na chuva?
A resposta rápida e direta é sim: a condensadora do ar-condicionado (parte externa) é resistente à chuva, neve e sol. Entretanto, alguns cuidados na hora da instalação do aparelho podem prolongar a sua vida útil.
Se, mesmo assim, você optar por uma capa protetora, por exemplo, lembre-se de garantir um espaço de respiro para a condensadora externa. Sem espaço para o entra e sai do ar, o equipamento pode guardar a umidade na chuva e, aí sim, ter algum problema futuro. Isso sem contar com a possibilidade de mofo no equipamento sem respiro. Estas atitudes são essenciais para o bom funcionamento do seu ar-condicionado.

E em dias de tempestade e raios?
Assim como qualquer outro eletrodoméstico, o ar-condicionado também pode sofrer algum problema em seu sistema em casos de descargas elétricas ou quedas de energia. Por isso, em dias de chuva muito forte, é aconselhado desligar o ar-condicionado e depois retirá-lo da tomada. Com esta atitude, você evita que seu aparelho queime ou que seja danificado devido às condições climáticas.
Cuidados com a unidade externa
Como mencionamos neste artigo, os ares-condicionados são capazes de enfrentar uma chuva. Porém, se você quer proteger a sua condensadora externa, também há dicas que podem ajudar.
Além de lembrar de um protetor que possibilite a passagem de ar, você também pode pensar em instalar a sua condensadora em lugares mais protegidos do tempo. Algumas pessoas procuram instalar o ar na sacada, por exemplo, para evitar o excesso de chuva no ar-condicionado em caso de tempestades.
Outra opção é buscar instalar o equipamento em lugares que estão contra o vento, garantindo maior proteção ao aparelho. Como falamos, isso tudo pode ser avaliado com o técnico profissional na hora da instalação. Não há melhor forma de entender cada caso do que contando com uma visão especializada sobre o assunto. Então tome esta atitude e se proteja de imprevistos.
Melhores dicas de climatização
Existem outros passos que você mesmo pode tomar para prolongar a vida do seu equipamento, imprescindível para tanto para o bolso quanto para a nossa qualidade de vida. Abaixo, listamos outros três artigos que você pode encontrar em nosso blog sobre ar-condicionado:
- Consumo do ar-condicionado: guia completo para economizar energia
- Como medir o consumo do ar-condicionado
- Limpar o filtro do ar-condicionado: qual a importância e como fazer?
0 Comentários
Os comentários estão fechados.