Ar-condicionado pode ficar na chuva?

Com os devidos cuidados, é possível prolongar a vida útil do seu equipamento

Publicado por Cristiane | 6 de novembro de 2019

Atualizado em 25 de outubro de 2023

Chuva e ar-condicionado: essa combinação pode acarretar algum problema no seu equipamento? Muitas pessoas se questionam sobre isso e se preocupam com as consequências que a chuva pode ter em um ar-condicionado, seja em seu desempenho ou pela segurança da sua casa ou empresa.

Hoje, o assunto do nosso artigo é este para ajudar você a entender tudo sobre isso. 

O ar-condicionado pode ficar na chuva?

A resposta rápida e direta é sim: a condensadora do ar-condicionado (parte externa) é resistente à chuva, neve e sol. Entretanto, alguns cuidados na hora da instalação do aparelho podem prolongar a sua vida útil.

Se, mesmo assim, você optar por uma capa protetora, por exemplo, lembre-se de garantir um espaço de respiro para a condensadora externa. Sem espaço para o entra e sai do ar, o equipamento pode guardar a umidade na chuva e, aí sim, ter algum problema futuro. Isso sem contar com a possibilidade de mofo no equipamento sem respiro. Estas atitudes são essenciais para o bom funcionamento do seu ar-condicionado. 

Técnico realizando manutenção de um ar-condicionado
A instalação adequada garante que a vida útil do aparelho seja preservada

E em dias de tempestade e raios?

Assim como qualquer outro eletrodoméstico, o ar-condicionado também pode sofrer algum problema em seu sistema em casos de descargas elétricas ou quedas de energia. Por isso, em dias de chuva muito forte, é aconselhado desligar o ar-condicionado e depois retirá-lo da tomada. Com esta atitude, você evita que seu aparelho queime ou que seja danificado devido às condições climáticas.

Cuidados com a unidade externa

Como mencionamos neste artigo, os ares-condicionados são capazes de enfrentar uma chuva. Porém, se você quer proteger a sua condensadora externa, também há dicas que podem ajudar.

Além de lembrar de um protetor que possibilite a passagem de ar, você também pode pensar em instalar a sua condensadora em lugares mais protegidos do tempo. Algumas pessoas procuram instalar o ar na sacada, por exemplo, para evitar o excesso de chuva no ar-condicionado em caso de tempestades.

Outra opção é buscar instalar o equipamento em lugares que estão contra o vento, garantindo maior proteção ao aparelho. Como falamos, isso tudo pode ser avaliado com o técnico profissional na hora da instalação. Não há melhor forma de entender cada caso do que contando com uma visão especializada sobre o assunto. Então tome esta atitude e se proteja de imprevistos. 

Melhores dicas de climatização

Existem outros passos que você mesmo pode tomar para prolongar a vida do seu equipamento, imprescindível para tanto para o bolso quanto para a nossa qualidade de vida. Abaixo, listamos outros três artigos que você pode encontrar em nosso blog sobre ar-condicionado:


Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!