Ar-condicionado pode ficar na chuva?

Com os devidos cuidados, é possível prolongar a vida útil do seu equipamento

Publicado por Frigelar | 6 de novembro de 2019

Atualizado em 14 de maio de 2021

Chuva e ar-condicionado: essa combinação pode acarretar algum problema no seu equipamento? Muitas pessoas se questionam sobre isso e se preocupam com as consequências que a chuva pode ter em um ar-condicionado, seja em seu desempenho ou pela segurança da sua casa ou empresa.

Hoje, o assunto do nosso artigo é este para ajudar você a entender tudo sobre isso. 

O ar-condicionado pode ficar na chuva?

A resposta é rápida e simples: os ares-condicionado são resistentes o suficiente para enfrentar o clima chuvoso, desde que instalados por um profissional. Esse ponto é fundamental na hora de garantir a segurança de sua casa e uma vida útil longa e eficiente do aparelho. Com uma boa instalação, o técnico responsável irá avaliar as variáveis de sua casa que podem prejudicar seu ar-condicionado (e orientá-lo da melhor forma).

Se, mesmo assim, você optar por uma capa protetora, por exemplo, lembre-se de garantir um espaço de respiro para a condensadora externa. Sem espaço para o entra e sai do ar, o equipamento pode guardar a umidade na chuva e, aí sim, ter algum problema futuro. Isso sem contar com a possibilidade de mofo no equipamento sem respiro. Estas atitudes são essenciais para o bom funcionamento do seu ar-condicionado. 

Técnico realizando manutenção de um ar-condicionado
A instalação adequada garante que a vida útil do aparelho seja preservada

E em dias de tempestade e raios?

Assim como qualquer outro eletrodoméstico, o ar-condicionado também pode sofrer algum problema em seu sistema em casos de descargas elétricas ou quedas de energia. Por isso, em dias de chuva muito forte, é aconselhado desligar o ar-condicionado e depois retirá-lo da tomada. Com esta atitude, você evita que seu aparelho queime ou que seja danificado devido às condições climáticas.

Cuidados com a unidade externa

Como mencionamos neste artigo, os ares-condicionados são capazes de enfrentar uma chuva. Porém, se você quer proteger a sua condensadora externa, também há dicas que podem ajudar.

Além de lembrar de um protetor que possibilite a passagem de ar, você também pode pensar em instalar a sua condensadora em lugares mais protegidos do tempo. Algumas pessoas procuram instalar o ar na sacada, por exemplo, para evitar o excesso de chuva no ar-condicionado em caso de tempestades.

Outra opção é buscar instalar o equipamento em lugares que estão contra o vento, garantindo maior proteção ao aparelho. Como falamos, isso tudo pode ser avaliado com o técnico profissional na hora da instalação. Não há melhor forma de entender cada caso do que contando com uma visão especializada sobre o assunto. Então tome esta atitude e se proteja de imprevistos. 

Melhores dicas de climatização

Existem outros passos que você mesmo pode tomar para prolongar a vida do seu equipamento, imprescindível para tanto para o bolso quanto para a nossa qualidade de vida. Abaixo, listamos outros três artigos que você pode encontrar em nosso blog sobre ar-condicionado:


Veja também!

Panela de pressão elétrica: mais segurança e facilidade na cozinha

São muitas as vantagens das panelas de pressão elétricas em comparação com as tradicionais

Continue Lendo...

Encontre o ar-condicionado Samsung perfeito para o seu bolso

Seja para uso residencial ou comercial, os aparelhos Samsung aliam eficiência e durabilidade

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!