Saiba como resetar o controle do ar-condicionado

O controle do ar-condicionado parou de funcionar? Saiba como e quando resetar essa ferramenta

Publicado por Frigelar | 11 de maio de 2022

Atualizado em 19 de agosto de 2022

O controle remoto do ar-condicionado é uma importante ferramenta do seu aparelho. Ele permite que você controle a temperatura e todas as funções do aparelho, mesmo a certa distância dele. Mas e se o controle simplesmente parar de funcionar? Saiba como resetar o controle do ar-condicionado e veja algumas dicas para preservar esse instrumento.

Para muitas pessoas o controle do ar-condicionado é de extrema importância para manusear o aparelho. Mesmo que hoje em dia você também possa controlar o ar-condicionado por aplicativo no celular, ainda possuem modelos que precisam do bom e velho controle remoto.

Mas é bastante comum que, às vezes, o aparelho pare de funcionar e você precise resetar ele. Aqui você vai entender como fazer isso de maneira correta e ainda entender algumas dicas sobre este assunto.

Como resetar o controle do meu ar-condicionado?

Se você foi utilizar o ar-condicionado e o controle simplesmente parou de funcionar, a primeira opção que você deve seguir é a mais simples e mais recomendada nessa situação:

  • Remova as pilhas do controle remoto;
  • Pressione o botão ligar/desligar;
  • Com o botão pressionado, coloque as pilhas novamente;
  • Quando o controle ligar, deixe de pressionar o botão ligar/desligar;
  • Pronto, você reiniciou o controle remoto do seu ar-condicionado.

Mas essa é a única maneira de reiniciar o controle? Não. Dependendo do modelo do ar-condicionado, existem alguns mais antigos que, no controle remoto, possui a opção “reset”. Esta opção permite que você reinicie o controle apenas com um objeto pontiagudo:

  • Com um instrumento pontiagudo, aperte o botão “reset”;
  • Deixei pressionado por alguns segundos e espere;
  • Resolvido, o controle remoto do aparelho foi reiniciado.

E se nenhuma dessas alternativas funcionar?

Bom, caso você faça o reset do seu controle e nenhuma das duas opções acima funcionar, talvez o problema com o seu equipamento seja um pouco mais sério do que imagina. Nesse caso, é o ideal é você levar o seu controle remoto para uma assistência técnica especializada em serviços desse tipo.

Uma outra opção é você investir em um controle remoto universal para o seu ar-condicionado. Os controles remotos universais são equipamentos que reconhecem o modelo e marca do seu aparelho e podem manuseá-los perfeitamente.

Aqui na Frigelar, você encontra diversas opções de controles universais EOS, mas você precisa confirmar se o controle suporta o seu modelo de ar-condicionado. Nos manuais você pode ver quais as marcas e modelos de ares-condicionados cada controle pode suportar.

Confira nosso catálogo com opções de controle remoto universal clicando aqui.

Dicas para preservar o seu controle remoto

Antes que aconteça algum problema com o controle do seu ar-condicionado, também existem algumas boas dicas que podem ser úteis para você cuidar do seu equipamento. Aqui você pode conferir algumas recomendações do que fazer para aumentar a vida útil do seu controle.

Limpe regularmente

A higienização do seu controle remoto pode ser fundamental na preservação do equipamento. Limpar o controle e entre as suas teclas é muito importante e pode prolongar sua vida útil. Não deixe acumular sujeira e pó entre os botões dele.

Guarde em locais adequados

Cuide os locais onde você guarda o controle remoto. Ele é uma das peças mais importantes para a utilização do ar-condicionado. Portanto, não deixe em locais úmidos ou que peguem sol frequentemente. E também não deixe em locais onde crianças possam pegar para brincar.

Cuide as pilhas dentro do controle

As pilhas possuem validade, nesse caso é recomendado que você não guarde o controle remoto com as pilhas dentro dele, caso saiba que não irá usá-lo por algum tempo. É normal que após o verão as pessoas guardem os controles com pilhas dentro e, quando passar o inverno e vão usar, as pilhas vazaram líquido dentro do controle. Cuide bastante isso!

Utilize de maneira certa

Se você não sabe como utilizar o seu controle remoto, o ideal é que você leia o manual de instruções antes de tentar mexer nele. Não fique apertando todos os botões sem saber o que está fazendo.

Não dê pancadas

E por último, algo bastante normal que as pessoas fazem é dar pancadas no controle remoto quando ele não está funcionando. Não faça isso! Você não irá consertar o seu controle com pancadas, pelo contrário. As pancadas no controle podem piorar seu funcionamento e soltar peças dentro dele.

Então se o seu controle remoto parou de funcionar, siga todas as nossas recomendações para resetar ele. Não esqueça de certificar-se de que o problema não são as pilhas. E se mesmo assim seguir com problemas, procure algum técnico que possa te ajudar.

Você também pode anotar as nossas dicas para preservar o seu controle remoto e prolongar o seu tempo de vida. Mas se for tarde demais, pense em investir em um de nossos controles remotos universais da nossa linha EOS.

Aqui na Frigelar você encontra diversos modelos de controles universais e sempre com as melhores ofertas do mercado. Se você procura peças e acessórios para ar-condicionado, nós podemos te ajudar! Confira as opções no site, no APP ou em alguma de nossas lojas.

Leia também:

Entenda todas as funções do controle do ar-condicionado

Controle do ar-condicionado parou de funcionar? Saiba o que fazer

Timer e Sleep: como usar no seu no ar-condicionado

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Ventiladores de Mesa: Solução Acessível para o Calor

Saiba como os ventiladores de mesa podem ser opções totalmente acessíveis e ideais para fugir dos dias mais quentes.

Continue Lendo...

Escolhendo Ar-condicionado Ideal: Modelo Split ou Split Inverter?

Quando estiver escolhendo o ar-condicionado ideal para a sua casa, é importante conhecer as características e os diferenciais de cada modelo.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!