Como escolher o ar-condicionado split ideal: 7 dicas para considerar

Veja o que levar em consideração para escolher o ar-condicionado split ideal para a sua casa

Publicado por Frigelar | 2 de abril de 2022

Atualizado em 30 de maio de 2023

Você quer climatizar o ambiente, mas ainda está indeciso e não sabe como escolher ar-condicionado split ideal? Nós podemos te ajudar na escolha ideal! O ar-condicionado se tornou um aparelho necessário em casa, mas na hora de comprar o produto, muitas dúvidas ainda surgem sobre qual a melhor opção dos modelos split.

Mas antes de falarmos sobre as dicas de como escolher o aparelho ideal para a sua casa, você conhece um pouco sobre o ar-condicionado split?

O que é ar-condicionado split?

O ar-condicionado split é um aparelho popular no Brasil, está entre os mais vendidos atualmente. Enquanto o ar-condicionado convencional, também conhecido como “de janela”, possui apenas uma parte, o split é dividido em duas unidades: condensadora e evaporadora.

Uma fica localizada na área externa e a outra dentro do espaço que necessita de climatização. As duas peças são ligadas por uma tubulação feita de cobre.

Como ele funciona?

A evaporadora é a unidade interna do ar-condicionado split. Nela, o ar é sugado e filtrado, para eliminar grande parcela das impurezas. Já filtrado e limpo, o ar passa por uma serpentina, onde é resfriado graças ao gás refrigerante. Depois, ele retorna ao ambiente com uma temperatura menor.

E qual é o destino do calor extraído? Após retirar o calor, o gás é puxado para a unidade externa, a condensadora. Lá, o compressor joga o refrigerante para outra serpentina, que tem a função eliminar o calor por completo. Já resfriado, o ar retorna para a parte interna.

Como escolher os BTUs do Split?

Quanto maior o espaço, maior os BTUs do aparelho. Caso contrário, o ambiente não será refrigerado corretamente ou será gasto mais energia do que o necessário.

O cálculo de BTUs é fundamental para evitar desperdícios e, consequentemente, economizar nas contas. A seguir, explicaremos o passo a passo de como calcular os BTUs.

Agora que você já está mais familiarizado a este modelo, vamos mostrar 7 dicas que selecionamos para te auxiliar na compra do split, um dos aparelhos mais vendidos no Brasil.

Ar Condicionado Split 9000 BTUs High Wall Digital Inverter Samsung WindFree.
Ar Condicionado Split 9000 BTUs High Wall Samsung Inverter WindFree.

Confira na Frigelar: Ar-Condicionado Split Inverter 9000 BTUs Samsung WindFree Connect High Wall

7 dicas de como escolher ar-condicionado split 

1. Faça o cálculo de potência

A lista de dicas sobre como escolher ar-condicionado split começa com o cálculo da potência, etapa fundamental na hora da compra.

O primeiro passo é conhecer as medidas do ambiente que deve ser climatizado. 

Cada metro quadrado pede cerca de 600 BTUs (em locais sem a incidência de raios solares) ou 800 BTUs (caso bata  sol no local). Além disso, deve-se somar 600 ou 800 BTUs para cada pessoa no ambiente e mais 600 ou 800 BTUs para cada aparelho que irradia calor (freezer, fogão, televisão, etc).

Na sequência, veja o exemplo de cálculo para um ambiente de 20m², com baixa incidência solar e habitado por duas pessoas.

(600 x 20) + 600 = 12.600 | Ou seja, a potência ideal é 12.600 BTUs!

Qual ar-condicionado mais econômico 9000 ou 12000?

Essa é uma pergunta recorrente. Como você viu, a escolha dos BTUs de um aparelho depende de uma série de fatores, como a incidência solar, o fluxo de pessoas e, claro, o tamanho do ambiente. Portanto, a potência ideal é aquela que atende a demanda do local.

2. Estabeleça o local de instalação

Definir o local de instalação é um passo importante. Opte por um lugar longe do sol, para não influenciar o desempenho do aparelho.

Outra dica: a condensadora deve ficar próxima da evaporadora, diminuindo os custos de instalação. A curta distância reduz a quantidade de intervenções nas paredes.

3. Defina a função do aparelho

Você quer um aparelho que resfria o ambiente ou que também aqueça? Saiba que é possível adquirir um modelo com as duas opções. Basta escolher o ar-condicionado split com ciclo reverso.

Leia também: Veja cinco benefícios do ar-condicionado quente e frio

4. Leve em consideração os aparelhos com tecnologia inverter

A relação de dicas sobre como escolher o melhor ar-condicionado split segue com a tecnologia inverter.

De acordo com a demanda de refrigeração, o sistema inverter consegue gerir a velocidade de rotação do motor do aparelho, que também é conhecido por compressor. A baixa oscilação proporciona economia de energia, resultando na redução da conta de luz.

Assim, os aparelhos com a tecnologia inverter são conhecidos por serem amigos do bolso. Não apenas pela economia oferecida, como também pela alta vida útil, que reduz gastos com manutenção.

No entanto, recomenda-se o uso de split inverter em regiões com alta variação de temperatura. O inverter costuma operar na capacidade máxima em locais onde a alternância de temperatura é baixa. 

5. Conheça a voltagem do ar-condicionado

A grande parcela dos aparelhos split trabalham em 220v. Existem modelos em 100v, mas não são comuns. Portanto, verifique a voltagem para evitar dores de cabeça.

Em locais bifásicos, basta acionar um eletricista para adicionar os pontos de energia. Casas monofásicas requerem o atendimento da concessionária de energia.

Agora, a lista de dicas sobre como escolher ar-condicionado split mostra a importância do selo Procel.

6. Fique de olho no selo Procel

O selo criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) tem o objetivo de mostrar ao consumidor quais aparelhos são mais eficientes e quais consomem mais energia.

A classificação é a seguinte: A, B, C, D, E, F e G. Quem busca economia, deve optar por aparelhos entre A e B.

7. Considere todos os modelos split

Para isso você precisa conferir nossos modelos de ar-condicionado split:

Hi-wall: um dos modelos mais procurados no mercado se chama split hi-wall, eficiente, versátil, silencioso e de fácil instalação;

Multi split: modelo semelhante ao hi-wall, ele oferece a possibilidade de climatizar mais de um ambiente. Afinal, você pode adicionar duas ou mais evaporadoras;

Split Piso-Teto: como o próprio nome diz, o aparelho pode ser instalado no teto ou no piso, mas não na parede. O modelo é feito para refrigerar ambientes espaçosos e com grande fluxo de pessoas;

Split Cassete: o ar-condicionado split cassete deve ser adicionado ao teto, e pode ser disfarçado pelo gesso ou forro. Sua bomba de dreno evita o escoamento de água;

E vale lembrar que quando você finalmente escolher o ar-condicionado para a sua casa, você pode contar com os nossos serviços da Agyx. Precisando de instalação e qualquer manutenção para o seu aparelho, nossos profissionais da Agyx são altamente especializados e indicados para os cuidados do seu ar-condicionado.

homem trocando a peça do ar-condicionado, com os textos “limpeza de ar-condicionado”, “manutenção preventiva” e “visita técnica” na lateral da imagem
Agyx oferece serviços especializados para o seu ar-condicionado.

Qual é a melhor marca de ar-condicionado split?

Atualmente, o mercado está repleto de marcas, com os mais diferentes modelos para agradar a todos os gostos e necessidades. Aqui na Frigelar você encontra as melhores marcas e modelos de ar-condicionado split e sempre com as melhores ofertas do mercado. Confira as opções no nosso site, no APP e nas nossas lojas!

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Cortinas de Ar para o Controle de Odores e Circulação de Ar

Saiba como as cortinas de ar para o controle de odores e circulação correta do ar do ambiente podem ser fundamentais para estabelecimentos.

Continue Lendo...

Facilidade de Acesso e Organização em Sua Adega Climatizada

Saiba como a utilização adequada e a organização em sua adega pode ser fundamental para garantir uma experiência única com seus vinhos.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!