Como economizar energia com ar-condicionado?

Veja como economizar energia com ar-condicionado e reduzir a conta de luz sem abrir mão do conforto da refrigeração.

Publicado por Frigelar | 7 de março de 2023

Atualizado em 25 de outubro de 2023

Em algumas regiões no Brasil, a maior parte do ano é tomada por temperaturas altas com dias quentes e abafados. Em muitas cidades, ficar sem o ar-condicionado é praticamente impossível, mas sabemos também que o aparelho aumenta o consumo de energia e se manifesta nas contas de luz. Mas você sabia que há como economizar energia com ar-condicionado?

Existem estratégias e dicas práticas que você pode adotar para reduzir o impacto desse aparelho na conta de luz e, assim, aproveitar ao máximo o frescor trazido por ele nos dias de calor.

Confira este conteúdo aqui no Blog da Frigelar e saiba algumas dicas!

Como economizar energia com ar-condicionado?

1. Faça a escolha correta do aparelho

Sem dúvidas o primeiro passo de como economizar energia com ar-condicionado é fazer a escolha do aparelho certo, levando sempre em conta as suas necessidades.

Analise a classificação indicativa emitida pelo selo Procel. Ele apresenta a classificação de consumo de energia, e quanto mais próximo de “A”, melhor é a sua nota.

Outro aspecto que deve ser considerado diz respeito à potência do aparelho, pois ele precisa ser o suficiente para a climatização de todo o ambiente. Esta informação constará nas especificações do fabricante.

2. Contrate um técnico para fazer a instalação correta do ar-condicionado

Fazer a instalação correta do equipamento é fundamental para uma boa economia de energia com seu ar-condicionado. O profissional técnico saberá definir o melhor local, altura e outros fatores para reduzir o gasto de energia elétrica do ar-condicionado.

Algumas recomendações gerais a serem observadas são:

  • instale a unidade externa do equipamento em local com boa circulação de ar e protegida do calor e do sol;
  • desbloqueie as passagens de ar nas laterais e do fundo do aparelho, ou seja, não deixe o ar-condicionado encostado na parede ou móveis.

3. Regule a temperatura

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a temperatura ideal do ar-condicionado doméstico é de 23ºC.

Isso porque, além de proporcionar um bom conforto térmico, o aparelho consome menos energia do que quando colocado em baixas temperaturas.

4. Mantenha persianas ou cortinas blackout fechadas

Para impedir o aquecimento do ambiente, evite a entrada do sol no local. Você pode fazer isso com simples atitudes, como fechar as cortinas. Do contrário, a entrada do sol pode dificultar o trabalho do ar-condicionado em manter o cômodo bem refrigerado.

Em outras palavras, quando o aparelho encontra maior dificuldade em executar sua função, gasta mais energia e com isso você gasta mais dinheiro.

Vale ressaltar ainda que, além de deixar o espaço com maior sensação térmica, o aparelho também sofre com o aquecimento.

Portanto, se você pensa em adquirir um ar-condicionado, invista também em algo que lhe permita impedir a luminosidade externa.

5. Utilize a função sleep

Assim como determinados aparelhos domésticos – como a televisão, o ar-condicionado também conta com a função sleep.

A função Sleep do ar-condicionado colabora para a economia de energia porque programa o aparelho para regular a temperatura. Após a primeira hora de uso, o equipamento aumenta 1ºC e mais 1ºC após a segunda hora.

Por exemplo, se você deseja ir dormir com o seu quarto já refrigerado, é recomendável ligá-lo uns minutos antes de se deitar e programá-lo para desligar quando for mais conveniente para você.

Para manter o quarto bem climatizado, o melhor é deixar o ventilador ligado, já que possui um menor consumo de energia.

6. Faça a limpeza regular dos filtros de ar

Engana-se quem pensa que os únicos prejuízos causados por um aparelho com os filtros de ar sujos, são os respiratórios.

Além de dificultar a respiração, as partículas acumuladas no equipamento podem aumentar seu consumo de energia. Afinal, o acúmulo de sujeira pode entupir os filtros e exigir que o seu aparelho necessite de mais potência para gelar o ambiente.

Portanto, se você não quer que o seu ar-condicionado trabalhe com uma sobrecarga, faça limpezas regulares, que podem ser feitas por conta própria, ou contratando os serviços técnicos.

Recomendamos que a manutenção completa do aparelho seja feita anualmente.

7. Prefira o modelo de ar-condicionado Inverter

Outra dúvida comum entre as pessoas é como economizar energia com ar-condicionado inverter.

Este modelo é, atualmente, o preferido pelos consumidores, uma vez que possui tecnologia moderna o suficiente que o permite fazer uma economia de energia de até 60% em relação aos tradicionais. E alguns aparelhos podem ter uma economia de até 77%, como o Samsung WindFree PowerVolt.

Confira na Frigelar: Ar-Condicionado Split Inverter 12000 BTUs Samsung WindFree PowerVolt

O que o diferencia dos outros é o seu compressor que faz com que opere de forma constante, sem oscilações. E, para isso, utiliza-se apenas a energia necessária para que o ambiente fique bem refrigerado, sem desligar.

Com a sua rotação ajustada, evita que sejam gerados picos de energia, que contribuem para o aumento de consumo. Lembrando ainda que o inverter é muito mais silencioso, já que o compressor é acionado apenas uma vez.

Para finalizar, veja algumas perguntas que os consumidores fazem antes de comprar o seu ar-condicionado.

Qual o modo mais econômico do ar condicionado?

O modo sleep permite a programação do desligamento do ar-condicionado, evitando o seu uso desnecessário depois que o ambiente estiver bem refrigerado.

Qual a temperatura do ar-condicionado gasta menos energia?

Como já explicamos, a escolha do aparelho deve considerar o selo Procel. Assim, o ar-condicionado que tiver a classificação mais próxima do indicador “A”, é o mais econômico.

Para otimizar o desempenho do aparelho, é aconselhável que a temperatura fique entre 22 °C e 23 °C.

Qual é a temperatura ideal para dormir com ar-condicionado ligado?

Conforme explicamos, a temperatura ideal para o ar-condicionado doméstico é de 23 °C. Durante a noite, para economizar ainda mais, a melhor alternativa é programar o ar-condicionado para que desligue assim que você pegar no sono.

Como você pôde perceber, saber como economizar energia com ar-condicionado é mais fácil do que se imagina.

Atitudes simples, como escolher o modelo certo e fazer a instalação correta do aparelho, oferecem grande ajuda para que você economize com a conta de luz.

E para realizar a instalação ou manutenção preventiva do seu ar-condicionado, você pode contar com os serviços da Agyx, com profissionais para isso. A Agyx é um empresa parceira da Frigelar especializada em todo o tipo de suporte e manutenção em refrigeração.

E para garantir a qualidade, conte com a Frigelar. Nós não apenas nos preocupamos em garantir os melhores aparelhos para seu conforto, como disponibilizamos os melhores serviços de manutenção.

Aqui na Frigelar você encontra as melhores opções de ar-condicionado para a sua casa ou empresa. Confira os modelos no site, no APP ou em alguma de nossas lojas.

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Organização sem Estresse: O Espaço de um Freezer Horizontal

Saiba como investir em um freezer horizontal pode garantir uma organização sem estresse para conservar seus alimentos em casa.

Continue Lendo...

Chá a Qualquer Momento: Uso Criativo da Chaleira Elétrica

Saiba como fazer um uso criativo da chaleira elétrica e porque ela pode ser ideal para diferentes funções na sua cozinha.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!