Como dimensionar o ar-condicionado em qualquer cômodo

Saber como dimensionar o ar-condicionado é fundamental para a escolha do aparelho ideal para climatizar o seu ambiente.

Publicado por Frigelar | 4 de abril de 2023

Atualizado em 9 de maio de 2023

Quando o assunto é escolher um bom ar-condicionado que atenda todas as necessidades da casa, é preciso considerar alguns pontos além da qualidade do aparelho. O primeiro fator é entender como dimensionar o ar-condicionado em qualquer cômodo para ter um bom funcionamento, garantindo o melhor desempenho e eficiência.

A verdade é que não dá para ir em uma loja e somente escolher o ar-condicionado mais vendido e esperar que ele funcione perfeitamente. Existe uma série de cálculos que fornecem um número preciso da potência que o aparelho deve ter e, assim, suprir o resfriamento necessário no cômodo em que for instalado.

Esse cálculo permite que o cliente realize uma compra com a garantia de que o aparelho terá um bom funcionamento e irá garantir todo o conforto do ambiente. Além disso, o aparelho ideal pode ser importante também para a economia de energia.

Veja algumas dicas de como fazer o dimensionamento de um ar-condicionado para não ter erro antes de comprar.

Como dimensionar o ar-condicionado em qualquer cômodo?

Para dimensionar o ar-condicionado é preciso fazer o cálculo do BTU, sigla britânica que trata da potência que o aparelho precisa ter. Essa potência precisa estar de acordo com a necessidade do cômodo, ou seja, não adianta apenas comprar um produto com uma potência maior do que a necessária.

O cálculo de dimensionamento de ar-condicionado deve ser feito para evitar um gasto de energia maior do que o necessário. Um aparelho com BTU inferior ou superior ao que um ambiente necessita para resfriar o local, pode ter um consumo de energia bem maior do que um ar-condicionado com a potência ideal.

Para fazer esse cálculo é necessário consultar uma calculadora de BTU. E para fazer o cálculo, você deve multiplicar o número de metros quadrados do ambiente por 600. O resultado deve mostrar qual é a potência ideal do aparelho que o cômodo precisa.

Por exemplo, se você quer climatizar uma sala com 20m², o cálculo é: 20 m² x 600 = 12.000 BTU/h.

Mas isso não é tudo: também é importante considerar outros pontos que possam interferir nesse cálculo. É importante pensar também no número de pessoas que ocupam o espaço, a quantidade de eletrodomésticos ligados no cômodo e, claro, a incidência solar.

Veja algumas dicas para aprender melhor como dimensionar o ar-condicionado de forma precisa.

7 dicas de como dimensionar o ar-condicionado

Para calcular quantos BTUs são necessários para o ambiente é preciso considerar vários fatores que envolvem aparelhos elétricos, calor corporal, insolação e até mesmo quantidade de portas e janelas. Explicamos melhor nas dicas abaixo.

Saiba como dimensionar o ar-condicionado em sua casa e garanta o melhor desempenho do aparelho.
Saiba como dimensionar o ar-condicionado em sua casa e garanta o melhor desempenho do aparelho.

1. Estude o cômodo para instalação

É essencial saber o tamanho do cômodo escolhido para instalar um ar-condicionado. Antes de comprar é importante fazer o cálculo de BTUs considerando todos os fatores que influenciam na entrada de calor, que consequentemente afetam o resfriamento do local.

Além disso, é necessário considerar as entradas de ar nas portas de janelas, o número de aparelhos e até mesmo pessoas que frequentam esse espaço.

2. Variação de dimensionamento

Vamos continuar no exemplo citado anteriormente, com uma sala de 20m², ok?

Já definimos que, pelo cálculo, o resultado seria de 12.000BTU/h. Porém, se essa sala for frequentada por duas pessoas e contar com duas televisões, você precisará de um aparelho com potência superior.

Sugerimos que, na hora do cálculo, você faça a soma de 600 para cada pessoa ou aparelho que emite calor. Nesse caso, o resultado em BTU subiria para 14.400.

3. Incidência solar, portas e janelas no local

Em um ambiente com bastante incidência solar e mais janelas, é comum que a variação de calor seja um pouco mais elevado do que o normal.

Nesse caso, recomendamos que você faça o cálculo com um valor base de 800 e não 600. Ou seja, em locais com variações maiores de temperatura, o ideal é calcular a metragem do cômodo multiplicando por 800 e, logo após, somar mais 800 BTUs para aparelhos e pessoas do local.

Vamos ao exemplo da sala? Suponha que nossa sala de 20m² tenha janelas amplas e incidência de sol durante a maior parte do dia no verão (época em que o ar-condicionado costuma ser mais necessário). Nesse caso, o cálculo será: 20 m² x 800 = 16.000 BTU/h.

4. Escolha um ar-condicionado com o mesmo BTU do cálculo

Embora uma potência maior pareça ser a melhor opção, neste caso o ideal é optar pelo ar-condicionado com o mesmo valor do dimensionamento. Isso porque o aparelho com potência maior que a necessária também terá um gasto bem maior na energia.

Afinal, a potência do aparelho fará ele trabalhar mais do que o necessário.

5. Evite optar por potências menores

Um ar-condicionado com potência inferior à necessária para resfriar um cômodo gasta muita energia. Isso acontece porque o aparelho precisará fazer mais esforço para climatizar o ambiente.

Além de consumir mais energia, a potência inferior irá impossibilitar que o ambiente seja devidamente resfriado e ainda pode levar ao desgaste das peças

6. Utilize uma calculadora de BTU para um cálculo preciso

Não dá para tentar deduzir qual será o ar que funciona bem em sua casa a partir do tamanho. Uma calculadora específica irá fornecer os dados mais precisos para a compra do ar-condicionado ideal para o seu ambiente.

Calcular a metragem do cômodo e quantos aparelhos e pessoas que ocupam esse espaço é fácil. Contudo, a incidência solar e a quantidade de portas e janelas também influenciam no resultado. Por isso, é essencial a calculadora para entregar um valor exato.

A calculadora de BTUs da Frigelar pode te ajudar nessa etapa!

7. Na dúvida, solicite uma visita para avaliação técnica

Se mesmo seguindo todas as etapas acima você ainda não sente segurança para comprar o seu ar-condicionado, não se preocupe! Você pode agendar a visita de um avaliador técnico da AGYX.

A AGYX é especializada em todo o suporte e manutenção para o seu ar-condicionado. A empresa possui profissionais extremamente qualificados e preparados para te orientar quanto à potência necessária do equipamento. Além disso, ainda podem lhe auxiliar sobre o melhor local para instalação do ar-condicionado na sua casa!

Escolha um ar-condicionado de qualidade

Com o cálculo preciso de BTUs, qualquer cômodo de sua casa poderá receber a climatização ideal com um resfriamento perfeito. Além disso, a potência correta garante mais funcionalidade e economia para o lar.

Após definir o dimensionamento ideal, é hora de escolher um aparelho de qualidade para garantir o conforto durante os dias de calor. E para isso, na Frigelar você encontra todas as opções de ar-condicionado para escolher o ideal para a sua casa.

Aqui na Frigelar você encontra diferentes modelos e marcas de aparelhos e com as melhores ofertas do mercado. Confira as opções no site, no APP ou na loja física mais próxima da sua casa!

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Por Que Investir em um Refrigerador Duplex Para a Sua Casa?

Saiba porque um refrigerador duplex para a sua casa pode ser a escolha perfeita para organizar os seus alimentos.

Continue Lendo...

Praticidade no Dia a Dia Com uma Cervejeira em Casa

Saiba como uma cervejeira em casa pode proporcionar maior conforto e praticidade no dia a dia e garantir as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!