Blog da Frigelar

Como funciona o cooktop de indução e quais são as principais diferenças em relação ao fogão a gás?

comparacao entre cooktop a gás e cooktop de inducao: qual é melhor

Para quem deseja uma cozinha mais requintada e funcional, o cooktop de indução é a melhor opção de eletrodoméstico em substituição ao fogão convencional.  

Diferentemente dos fogões convencionais, os cooktops não contam com forno. Sendo assim, eles acabam sendo mais vantajosos por garantir economia do espaço, uma vez que pode ser sobreposto ou embutido em bancadas e móveis. 

Hoje, já é possível encontrar esses aparelhos em diferentes modelos, materiais, marcas e cores. Os principais tipos  de cooktop são a gás, com funcionamento semelhante a um fogão, e o cooktop de indução, uma tecnologia mais moderna e segura. 

A seguir, saiba mais sobre esse aparelho!

Como funciona o cooktop de indução

O cooktop de indução cria um campo eletromagnético a partir da energia elétrica que consome. Dessa forma, o aparelho cria correntes que circulam do fogão para a panela, aquecendo os alimentos no seu interior sem necessidade de chamas.

Chama virtual presente no cooktop Samsung auxilia os cozinheiros

Conheça outras novidades da Frigelar: Saiba quais são as diferenças entre coifa, depurador de ar e exaustor

Quais são os diferenciais do cooktop de indução?

A indução é capaz de fornecer cerca de 80% a 90% de sua energia eletromagnética para o alimento na panela. Compare isso ao gás, que converte apenas 38% de sua energia, e à eletricidade, que só consegue cerca de 70%. 

Isso significa que os cooktops de indução não apenas esquentam muito mais rápido, mas seus controles de temperatura também são muito mais precisos.

Os cooktops de indução podem ferver água até 4 vezes mais rápido do que um fogão com queimador de gás, ao mesmo tempo em que são capazes de manter a temperatura baixa, o que diminui o consumo de energia durante o preparo de receitas.

Eles também são mais seguros do que outros tipos de cooktops, por não ter chama aberta e gerar pouco calor residual depois de desligá-los.

Talvez uma das melhores características do cozimento por indução seja o fato de que o cooktop nunca esquenta. Como não há transferência de calor, toda a superfície do cooktop de indução permanece fria ao toque. 

Entretanto, a preocupação com os utensílios de cozinha pode ser um problema que impede alguns brasileiros de adotar o cozimento por indução. Como a indução depende do eletromagnetismo, apenas panelas com fundo magnético (aço e ferro) podem transferir calor. Ou seja, utensílios de cobre, alumínio e cerâmica não funcionam. 

Isso não significa que você precisa comprar panelas totalmente novas. Se um imã grudar no fundo, suas panelas e frigideiras funcionarão com indução.

Fácil de limpar, o cooktop de indução não aquece sua superfície

Quando o cooktop a gás é uma boa opção?

Usando GLP ou gás natural, os cooktops permitem que você ligue e desligue o aquecimento com o clique de um botão. A fonte de calor é a própria chama. Quando você o liga, ele aquece. Quando você o desliga, isso não acontece. Embora a superfície possa permanecer quente, não é suficiente continuar cozinhando seus alimentos.

São opções mais comuns e baratas. Além disso, permitem o uso de panelas de qualquer tipo. Como é alimentado a gás, não requer eletricidade. Ou seja, podem ser utilizados mesmo durante quedas de energia. 

Cooktop de indução ou a gás: qual é a melhor opção?

Os modelos a gás são os mais baratos, econômicos e fáceis de instalar, basta que haja uma saída de gás. Permitem o uso de qualquer tipo de panela, seja de ferro, cerâmica, alumínio, entre outras. 

Por outro lado, o cooktop por indução tem um controle de temperatura mais preciso, é mais fácil de limpar, evita acidentes com queimaduras ou vazamentos de gás,  esfria mais rápido e pode ser transportado para qualquer lugar. É só ligar na tomada e começar a cozinhar. 

Ambos os modelos não possuem forno e devem ser instalado sobre superfícies ou embutidos em bancadas. Assim, o layout da cozinha fica muito clean e moderno, com um visual bem integrado.

Na hora de comprar, avalie o espaço disponível na sua cozinha, qual é o tipo de panela que você já tem em casa ou se está disposto a comprar novos utensílios. Além disso, as questões de segurança devem ser levadas em conta, optando pelo modelo que melhor servir às suas necessidades.  

Os melhores cooktops a gás 

Cooktop a Gás Consul 4 Bocas com Acendimento Automático

Fabricado em vidro temperado preto, este cooktop a gás conta com um queimador rápido (potência de 3000W) e três queimadores semirrápidos (potência de 1800W), proporcionando maior versatilidade no preparo de receitas e no uso de diferentes tamanhos de panela.

Possui queimadores esmaltados, ou seja, mais resistentes do que discos de apoio em aço inox. Tem o exclusivo botão “Controle Fácil”, que traz dicas de uso para diferentes tipos de preparo, tornando seu dia a dia na cozinha ainda mais prático.

Cooktop a Gás Consul 4 Bocas com Acendimento Automático CD060AE Bivolt

Cooktop a Gás Britânia 5 Bocas BCT5P Bivolt

Oferece tampo em vidro bisotê temperado com 8mm, resistente a altas temperaturas e de fácil limpeza. Acendimento elétrico super automático. Conta com 5 queimadores: 2 queimadores rápidos com 3000W de potência; 3 queimadores semi rápidos com 1750W de potência. Para garantir maior resistência e durabilidade, possui trempes em aço esmaltado individuais.

Cooktop a Gás Britânia 5 Bocas BCT5P Bivolt

Os melhores cooktops de indução

Cooktop de Indução Britânia BCT01P

Permite ser levado à mesa ou a qualquer outro lugar. Tem base em vidro cerâmico e conta com 10 níveis de potência e temperatura, indo de 60°C a 240°C. Possui ainda display digital e painel touch, além de timer ajustável de 180 minutos. Queimador para recipientes de 12 a 22cm.

Cooktop de Indução Britânia BCT01P

Cooktop de Indução Quatro Bocas EOS ECI04EP

Com quatro zonas de aquecimento, com potências diferentes, você pode preparar até quatro pratos ao mesmo tempo. Seu painel digital touch é fácil e prático de utilizar, além de ser muito simples de limpar por ser totalmente de vidro plano, sem entalhes. 

Seu controle de potência com 9 níveis permite que você programe o calor necessário de acordo com cada receita. Ainda possui a função turbo, fornecendo um aquecimento extra para o aquecer mais rapidamente ou dar o toque final às suas receitas. O cooktop de indução EOS conta ainda com a função timer que vai até 99 minutos, possibilitando maior praticidade e controle na sua cozinha.

Cooktop de Indução Quatro Bocas EOS ECI04EP

Na Frigelar, você encontra diversas opções de cooktops de indução e a gás. Confira nosso catálogo!

Acompanhe a Frigelar