Saiba quais são as diferenças entre coifa, depurador de ar e exaustor

Esses aparelhos são indispensáveis para quem faz da cozinha o coração de sua casa

Publicado por Frigelar | 1 de março de 2021

Atualizado em 26 de março de 2021

Quem ama cozinhar sabe que, dependendo do preparo do alimento, o ambiente pode ficar com cheiros indesejáveis, além de gordura impregnada. A saída para esse problema é ventilar a cozinha ou promover a purificação do ar. É aí que surge a dúvida: qual a diferença entre coifa, depurador e exaustor?

A escolha do equipamento depende das condições do espaço onde você irá instalá-lo. Para entender as características e particularidades de cada um, siga conferindo o nosso conteúdos:

cupom de desconto frigelar

Diferença entre coifa, depurador e exaustor

A principal diferença é que a coifa deve ser instalada no teto ou na parede, requerendo saída de ar. Já o depurador de ar é ideal para cozinhas onde não é possível ter uma saída externa. Por outro lado, o exaustor é instalado no teto e serve para ventilar o ambiente. 

Entenda mais:

Como funciona a coifa?

A coifa é um aparelho completo, que pode atuar tanto no modo depurador quanto exaustor. Na função depurador, limpa o ar através de um sistema que utiliza carvão ativado e um filtro metálico para absorver gorduras, fumaças e odores. Depois, devolve para o ambiente um ar puro. 

No modo exaustor, a diferença é que a coifa renova o ar, eliminando totalmente as impurezas.  Isso acontece graças à tubulação de saída de ar, que permite jogar para fora da residência toda a fumaça e sujidade. Assim, a tubulação funciona como se fosse uma chaminé, por isso a instalação é mais complexa. 

Os principais tipos de coifa são a coifa de parede; a coifa de ilha, ideal para cozinhas de conceito aberto ou americanas; e a coifa suspensa, muito parecida com um lustre. A escolha do modelo ideal para a sua casa depende do estilo de cozinha, bem como sua necessidade em relação à potência, tamanho do aparelho e eficiência energética.

Coifa de ilha instalada em cozinha de conceito aberto
A coifa de ilha dá um charme extra para a cozinha

Como funciona o depurador de ar?

Diferentemente da coifa, o depurador de ar não precisa de tubulação de saída de ar. O sistema de filtragem dá conta de remover odores, fumaças e gordura, ainda que com menor eficiência em relação à coifa. 

Ele funciona como um aspirador, sugando o ar e neutralizando-o em seu filtro interno. Como o filtro de carvão ativado capta todas as impurezas, é necessário que seja trocado periodicamente, dependendo da frequência de uso do aparelho.   

Esse modelo é bastante útil para quem não pode fazer mudanças estruturais no imóvel ou apenas gostaria de uma instalação simples e rápida. Existem depuradores para fogões e para cooktops, em diferentes tamanhos. 

depurador de ar instalado em cozinha
O depurador de ar é uma opção bastante versátil para que deseja uma instalação fácil

Como funciona o exaustor?

O exaustor é bastante parecido com um ventilador. Por meio de suas hélices, o exaustor gera vento e promove a circulação do ar, removendo as impurezas do ambiente e substituindo pelo ar fresco do ambiente externo. Isso acontece porque o ar quente tende a ser menos denso que o ar frio, por isso sobe e é eliminado. 

Entre as vantagens do exaustor na cozinha, está a renovação do ar e o maior conforto térmico, uma vez que equilibra a temperatura interna e externa. Também é um aliado na redução da umidade, permitindo que as gotículas de água presentes no ar se dissipem.

Esse aparelho é mais encontrado em cozinhas industriais e restaurantes, pois precisa ser instalado na parede e exige uma pequena reforma. Por outro lado, o exaustor costuma ser bem mais em conta que os seus concorrentes, além de ser discreto e bastante silencioso. 

Você também pode se interessar: Casa bem ventilada é sinônimo de mais saúde

Qual é o melhor para cozinha?

Tudo depende do tamanho do ambiente, bem como da dificuldade para instalação. Em apartamentos, onde incluir saídas de ar pode ser algo complicado, o depurador é a alternativa mais viável. Enquanto isso, em casas, é possível optar pela coifa ou pelo exaustor. 

Independentemente, é preciso levar em consideração o tamanho do fogão antes de comprar o aparelho adequado. Se você gosta de ter uma iluminação superior para observar o preparo dos alimentos, escolha uma coifa ou depurador com lâmpadas de LED, mais econômicas e duráveis. 

Quer mais dicas para deixar sua casa ainda mais confortável? Confira também:

Purificador de ar: como funciona e quais são os melhores modelos

Como escolher um frigobar para a sua casa?

Como integrar o ar-condicionado na decoração?

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Gree lança linha de ar-condicionado G-Top com exclusiva tecnologia Goldenfin Top

Se você procura por um aparelho durável e robusto, precisa conhecer o Split High Wall Gree G-Top

Continue Lendo...

Conheça a Embraco, a marca responsável por um a cada cinco compressores utilizados no mundo

A qualidade das peças e dos componentes dos eletrodomésticos é vital para a vida útil dos aparelhos

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!