Devo colocar coifa ou depurador na minha cozinha?

Esses aparelhos são indispensáveis para quem faz da cozinha o coração de sua casa!

Publicado por Cristiane | 1 de março de 2021

Atualizado em 21 de dezembro de 2023

Quem ama cozinhar sabe que, dependendo do preparo do alimento, o ambiente pode ficar com cheiros indesejáveis, além de gordura impregnada. A saída para esse problema é ventilar a cozinha ou promover a purificação do ar. É aí que surge a dúvida: melhor utilizar coifa ou depurador?

A escolha do equipamento depende das condições do espaço onde você irá instalá-lo. Para entender as características e particularidades de cada um, siga conferindo o nosso conteúdos:

Qual é a diferença entre coifa e depurador?

A coifa retira todo o ar sujo do ambiente, enquanto o depurador faz a sua filtragem e devolve o ar limpo para a cozinha. Há ainda o exaustor que, por sua vez, substituiu o ar do ambiente, ajudando a refrescar o cômodo.

Entenda mais:

Como funciona a coifa?

Os principais tipos de coifa são:

  • a coifa de parede; 
  • a coifa de embutir;
  • a coifa inclinada;
  • a coifa de ilha, ideal para cozinhas de conceito aberto ou americanas;
  • e a coifa suspensa, muito parecida com um lustre. 

A escolha do modelo ideal para a sua casa depende do estilo de cozinha, bem como sua necessidade em relação à potência, tamanho do aparelho e eficiência energética.

A coifa é um aparelho completo, que pode atuar tanto no modo depurador quanto exaustor. Na função depurador, limpa o ar através de um sistema que utiliza carvão ativado e um filtro metálico para absorver gorduras, fumaças e odores. Depois, devolve para o ambiente um ar puro. 

No modo exaustor, a diferença é que a coifa renova o ar, eliminando totalmente as impurezas.  Isso acontece graças à tubulação de saída de ar, que permite jogar para fora da residência toda a fumaça e sujidade. Assim, a tubulação funciona como se fosse uma chaminé, por isso a instalação é mais complexa. 

Os principais tipos de coifa são a coifa de parede; a coifa de ilha, ideal para cozinhas de conceito aberto ou americanas; e a coifa suspensa, muito parecida com um lustre. A escolha do modelo ideal para a sua casa depende do estilo de cozinha, bem como sua necessidade em relação à potência, tamanho do aparelho e eficiência energética.

Coifa de ilha instalada em cozinha de conceito aberto
A coifa de ilha dá um charme extra para a cozinha

Como funciona o depurador de ar?

Diferentemente da coifa, o depurador de ar não precisa de tubulação de saída de ar. O sistema de filtragem dá conta de remover odores, fumaças e gordura, ainda que com menor eficiência em relação à coifa. 

Ele funciona como um aspirador, sugando o ar e neutralizando-o em seu filtro interno. Como o filtro de carvão ativado capta todas as impurezas, é necessário que seja trocado periodicamente, dependendo da frequência de uso do aparelho.   

Esse modelo é bastante útil para quem não pode fazer mudanças estruturais no imóvel ou apenas gostaria de uma instalação simples e rápida. Existem depuradores para fogões e para cooktops, em diferentes tamanhos. 

depurador de ar instalado em cozinha
O depurador de ar é uma opção bastante versátil para que deseja uma instalação fácil

Como funciona o exaustor?

O exaustor é bastante parecido com um ventilador. Por meio de suas hélices, o exaustor gera vento e promove a circulação do ar, removendo as impurezas do ambiente e substituindo pelo ar fresco do ambiente externo. Isso acontece porque o ar quente tende a ser menos denso que o ar frio, por isso sobe e é eliminado. 

Entre as vantagens do exaustor na cozinha, está a renovação do ar e o maior conforto térmico, uma vez que equilibra a temperatura interna e externa. Também é um aliado na redução da umidade, permitindo que as gotículas de água presentes no ar se dissipem.

Esse aparelho é mais encontrado em cozinhas industriais e restaurantes, pois precisa ser instalado na parede e exige uma pequena reforma. Por outro lado, o exaustor costuma ser bem mais em conta que os seus concorrentes, além de ser discreto e bastante silencioso. 

Você também pode se interessar: Casa bem ventilada é sinônimo de mais saúde

É melhor usar coifa, depurador ou exaustor na minha cozinha?

Tudo depende do tamanho do ambiente, bem como da dificuldade para instalação. Em apartamentos, onde incluir saídas de ar pode ser algo complicado, o depurador é a alternativa mais viável. Enquanto isso, em casas, é possível optar pela coifa ou pelo exaustor. 

Independentemente, é preciso levar em consideração o tamanho do fogão antes de comprar o aparelho adequado. Se você gosta de ter uma iluminação superior para observar o preparo dos alimentos, escolha uma coifa ou depurador com lâmpadas de LED, mais econômicas e duráveis.

Aqui na Frigelar você encontra diversas opções de coifa, depuradores e exaustores, e sempre com as melhores e mais novas ofertas do mercado. Com a gente, você pode economizar e também inovar na sua cozinha. Confira as ofertas no nosso site, no APP e nas nossas lojas!

Quer mais dicas para deixar sua casa ainda mais confortável? Confira também:

Purificador de ar: como funciona e quais são os melhores modelos

Como escolher um frigobar para a sua casa?

Como integrar o ar-condicionado na decoração?

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

Por Que a Adega de Embutir é Ideal para o Seu Ambiente?

Saiba por que a adega de embutir é ideal para a sua casa e como ela pode inovar e transformar o seu ambiente.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!