Blog da Frigelar

Como se preparar para as ondas de calor?

Termômetro indicando ondas de calor no Brasil

Seja para quem está em casa e quer relaxar no final de semana, seja para quem quer ir para a rua curtir um dia de sol. As ondas de calor afetam todo mundo e em todas as situações que você puder imaginar. Apesar de todos os cuidados que as massas de ar quente exigem, a boa notícia é que existem várias soluções.

O primeiro passo aqui é entender, de fato, o que é esse fenômeno na temperatura e o que esperar para os próximos meses. Depois, você pode olhar para as soluções e dicas que vão ajudar a diminuir o impacto desse calor mais intenso no seu dia a dia.

Continue a leitura aqui no Blog da Frigelar para conferir!

O que são as ondas de calor?

As ondas de calor são períodos prolongados de temperaturas altas, muitas vezes acompanhadas por um clima seco. Fenômenos que ocorrem quando massas de ar quente se instalam sobre uma região por dias ou até semanas em momentos em que não se esperava por elas naquele local.

Normalmente, as temperaturas diárias podem ultrapassar as médias sazonais em até 10°C durante as ondas de calor. Um cenário que afeta não apenas o conforto, mas também a saúde, qualidade de vida e até mesmo a infraestrutura em uma casa ou escritório, que precisa se equipar para solucionar o problema.

O que esperar das ondas de calor neste fim de ano?

A notícia aqui não é boa: segundo o Serviço de Alterações Climáticas Copernicus (C3S) da União Europeia, a expectativa é de que 2024 seja o ano mais quente de toda a história. Impulsionado pela poluição, por exemplo, os fenômenos naturais, como El Niño, se tornam ainda mais impactantes.

Um exemplo disso acontece no Brasil, que já teve quatro ondas de calor apenas nos quatro primeiros meses do ano. E, agora, mesmo com a entrada da primavera, a expectativa é de outras ondas de calor para essa estação, repetindo o que aconteceu ao longo de 2023.

Mapa de Previsão de Anomalia de Temperatura OND/2024 média
Fonte: INMET, CPTEC/INPE e FUNCEME

Quais são os sinais de alerta nesse período?

Durante uma onda de calor, o corpo humano pode sofrer consequências graves, especialmente se não forem adotadas medidas preventivas. Ficar atento aos sinais de alerta é fundamental para evitar problemas de saúde. Alguns sintomas podem indicar que o calor está afetando de forma perigosa o organismo.

Insolação

A insolação é uma condição grave causada pela exposição prolongada ao calor extremo. Ela pode causar febre alta, tontura, náuseas e até perda de consciência. Em casos graves, pode levar à hospitalização. Por isso, é essencial buscar sombra, água e auxílio médico ao primeiro sinal de insolação.

Desidratação

A desidratação ocorre quando o corpo perde mais líquidos do que consome, e é comum em períodos de calor intenso. Os sintomas incluem sede excessiva, boca seca, tontura, urina de cor escura e, em casos extremos, desmaios. Tudo isso torna ainda mais importante se hidratar para evitar complicações.

Cãibras por calor

Outro sintoma muito forte são as cãibras musculares, especialmente nas pernas e braços, que podem ser causadas pelo desequilíbrio de eletrólitos no corpo. Essas dores são muito fortes, mas geralmente são um sinal de que o corpo precisa de mais hidratação e de um ambiente mais fresco.

Exaustão por calor

Mesmo que você não faça uma atividade física intensa, é comum sentir um nível de cansaço maior, ainda que não tão intenso quanto a insolação. Essa exaustão por calor costuma causar fadiga, tontura, dor de cabeça, suor excessivo e fraqueza muscular.

Dicas para enfrentar o calor

Saiba o que fazer durante as ondas de calor no Brasil para enfrentar as altas temperaturas de forma segura e que te deixem mais confortável. Aqui estão nossas recomendações:

Como ar-condicionado e ventiladores podem ajudar?

Durante uma onda de calor, o uso de ar-condicionado e ventiladores se torna essencial para criar um ambiente confortável, tanto em residências quanto em locais de trabalho. Os ventiladores são ideais para melhorar a circulação de ar, enquanto o ar-condicionado é a solução mais eficaz para reduzir a temperatura do ambiente.

O uso combinado dessas soluções é uma maneira prática e acessível de enfrentar o calor. Um ventilador pode ser usado para direcionar o ar frio gerado pelo ar-condicionado para outras partes do ambiente, aumentando sua eficiência.

Para as empresas, manter um ambiente climatizado é essencial para garantir a produtividade e o bem-estar dos funcionários. Já para residências, especialmente aquelas com crianças, idosos ou pessoas com condições de saúde delicadas, o uso de equipamentos de refrigeração é ainda mais importante.

Como escolher o melhor ar-condicionado?

Não é qualquer ar-condicionado que vai resolver o seu problema. Afinal, até mesmo aqueles que resolvem o calor podem criar outras dores de cabeça, como um impacto no seu bolso, por exemplo. Por isso, é interessante considerar alguns fatores antes de qualquer compra.

Confira abaixo quais os critérios importantes para escolher o aparelho mais adequado para o seu ambiente e utilize a calculadora de BTU’s de ar-condicionado!

Capacidade de resfriamento

Os BTUs (British Thermal Units) são utilizados para medir a capacidade de resfriamento de um ar-condicionado, ou seja, é o que indica o quanto o aparelho consegue resfriar um ambiente.

Essa decisão é uma das mais importantes para garantir que o espaço seja climatizado de forma eficaz, sem sobrecarregar o equipamento ou consumir energia em excesso. Você pode considerar as seguintes medidas para diferentes tamanhos:

Além do tamanho do ambiente, outros fatores podem influenciar a escolha da capacidade, como o número de pessoas no local, a presença de equipamentos eletrônicos que geram calor (como computadores e eletrodomésticos) e o nível de exposição ao sol.

Eficiência energética

O consumo de energia do ar-condicionado é uma das principais preocupações, especialmente em regiões com longos períodos de calor. Para garantir uma escolha mais econômica e sustentável, verifique a classificação energética do aparelho.

Os ar-condicionados mais eficientes possuem o selo Procel A, o que significa que consomem menos energia para o mesmo nível de desempenho. Outra tecnologia que contribui para a economia de energia é o sistema inverter.

Tipos de ar-condicionado

Outro fator importante é o modelo escolhido, que varia bastante também:

Manutenção e filtros

Manter a qualidade do ar no ambiente é tão importante quanto resfriá-lo, por isso a manutenção regular dos filtros do ar-condicionado é essencial. Verifique se o modelo escolhido possui filtros de fácil acesso e se a limpeza pode ser feita sem grandes complicações.

Além disso, considere aparelhos com filtros HEPA ou de carvão ativado, que são ideais para quem tem alergias ou mora em regiões com muita poluição, já que são capazes de remover partículas menores do ar, melhorando a qualidade geral do ambiente.

Como preparar sua casa para ondas de calor?

Mas não é só o ar-condicionado que vai garantir que a onda de calor não afete tanto a sua rotina e, por isso, é preciso preparar a casa com algumas práticas simples:

Outra solução para tornar os dias mais quentes do ano mais suportáveis é o uso de umidificadores de ar. Eles ajudam a manter a umidade do ambiente em níveis agradáveis, reduzindo a sensação de desconforto causada pelo ar seco e pelo calor excessivo.

Quais são as medidas de segurança no ambiente de trabalho?

Empresas também precisam adotar medidas de segurança durante as ondas de calor para garantir o bem-estar dos funcionários. Além da preocupação com a qualidade de vida de quem está ali diariamente, é uma forma de olhar para a produtividade também, com o foco no trabalho e não em distrações.

Quais cuidados especiais são necessários com crianças, idosos e trabalhadores?

Alguns grupos de pessoas são mais vulneráveis durante ondas de calor e exigem um nível de atenção ainda maior para que os sintomas não se transformem em algo mais sério nesses períodos.

Crianças

Mantenha os pequenos sempre hidratados, evite atividades físicas intensas ao ar livre e, se possível, mantenha o ambiente fresco com ventiladores de teto ou ar-condicionado. E ao falarmos de bebês mais novos, tente evitar o uso de cobertores ou roupas mais pesadas para que eles não desidratem.

Idosos

O sistema de regulação térmica do corpo humano perde eficiência com a idade, por isso, idosos estão mais suscetíveis à desidratação e insolação. Além de incentivar a ingestão de líquidos, crie um ambiente confortável e ventilado, não deixe que eles passem muitas horas expostos ao sol ou calor direto também.

Trabalhadores expostos ao sol

Profissionais que trabalham ao ar livre, como pedreiros, jardineiros e carteiros, devem usar protetor solar, chapéus, roupas leves e se hidratar frequentemente. Pausas frequentes em áreas sombreadas também são essenciais, então crie essas rotinas para que todos eles consigam se concentrar apenas nas suas funções.

Independentemente do incômodo que a onda de calor causa na sua rotina, o mais importante aqui é que existem inúmeras soluções disponíveis para que você consiga garantir a sua qualidade de vida e até mesmo saúde.

E agora que você já sabe quais são as alternativas para não sofrer com a onda de calor e como escolher os melhores equipamentos para a sua casa ou escritório, o que acha de visitar o nosso site e conferir os modelos ideais para você? Compre agora!

Acompanhe a Frigelar 

Sair da versão mobile