Blog da Frigelar

O que fazer quando acontece vazamento de gás no ar-condicionado?

Técnico revisando vazamento de gás do ar-condicionado

Um aparelho de ar-condicionado requer uma série de cuidados. Um deles é cuidar do vazamento de gás que pode acontecer no aparelho. Mas, espera aí! Como se faz isso? Neste artigo, explicamos o que é o gás refrigerante do ar-condicionado, como evitar vazamentos e o que fazer em caso de problemas.

Gás refrigerante do ar-condicionado

O gás refrigerante do ar-condicionado é o componente que permite a climatização. Esse gás trabalha para absorver a temperatura quente de um ambiente e resfriá-la, refrigerando um espaço. Sem ele, não seria possível aproveitar os 18 graus do nosso quarto no verão escaldante brasileiro.

Quanto ao tipo gás, existem vários deles que exercem esta função. Porém, os mais utilizados hoje em dia são os gases do tipo que menos agridem o meio ambiente. No site da Frigelar, a maior parte dos ares-condicionados utilizam os gases R410A e R-22.

Destes dois, o R410A é o que ganha todo o protagonismo quando o assunto é sustentabilidade. Além de ser tão eficiente quanto os demais, ele também ajuda a proteger a Camada de Ozônio sem abrir mão de sua qualidade de vida. Em nosso site, você pode fazer uma pesquisa apenas com os equipamentos que utilizam este tipo de gás marcando a seleção na caixa de busca no lado esquerdo da tela.

Como detectar e evitar vazamento de gás no ar-condicionado?

O vazamento de gás refrigerante pode causar inúmeros problemas para alguém que possui ar-condicionado. Um deles é o mau funcionamento do equipamento, além da liberação do gás na atmosfera.

Uma das formas de detectar este vazamento é exatamente esta percepção de que seu ar-condicionado não está funcionando como deveria. Com a perda de gás, o equipamento começa a ter menor eficiência de climatização, já que não está consumindo todo o gás que precisa para funcionar corretamente.

Além disso, se o ar-condicionado estiver emitindo sons parecidos com assobios, é possível que a tubulação de cobre por onde passa o gás refrigerante tenha furos ou rachaduras que estão deixando-o vazar.

Se você perceber estes sinais, chame imediatamente um profissional. Este técnico tem equipamentos que detectam o vazamento de gás e podem ajudá-lo a resolver este problema.

Agora, para evitar que isso ocorra, é necessário prestar muita atenção ao manual de cada ar-condicionado. Muitos destes manuais contêm instruções e testes de vazamento específicos para cada modelo. Por isso, em caso de dúvidas, abra o manual e faça os testes. Isso pode ser fundamental para a vida útil do seu aparelho.

O que pode causar o vazamento de gás do ar-condicionado?

Entre os maiores causadores de problemas de vazamento de gás refrigerante está a instalação inadequada do ar-condicionado. Se este trabalho não for feito por um profissional, os riscos de que esse problema ocorra se potencializarão.

Além disso, danos de tubulações e envelhecimentos do equipamento e de seu sistema também podem ocasionar a perda de gás. Por isso, novamente voltamos para a necessidade de um técnico para a verificação do problema. Em todos estes casos, a mão de obra qualificada é a melhor forma de resolver esta situação.

Além de verificar o problema, o técnico é o profissional recomendado para fazer as manutenções necessárias

Cuide do seu aparelho

Neste artigo, vimos que a melhor forma de evitar o vazamento de gás é contando com um técnico na instalação. Porém, você também pode acompanhar a eficiência de seu aparelho para detectar problemas e buscar soluções no manual. Lembramos que todo trabalho técnico é a melhor saída para uma utilização longa e eficaz de seu ar-condicionado.