6 Dicas para diminuir o consumo da sua geladeira

Saiba algumas dicas que irão lhe ajudar para economizar o consumo de energia da geladeira.

Publicado por Frigelar | 4 de janeiro de 2022

Atualizado em 16 de agosto de 2023

O verão chegou com tudo e as altas temperaturas voltaram a nossa rotina. Mas, além disso, o que também aumentou foram os gastos da conta de luz, graças ao alto consumo de energia do verão. Com a temperatura elevada, aparelhos eletrodomésticos como ar condicionado, geladeiras e refrigeradores, acabam consumindo mais energia do que o normal na sua casa.

A geladeira, por exemplo, é um aparelho essencial para a casa, e uma das grandes responsáveis pelo aumento de consumo de energia no verão. 

Dependendo do seu tipo e tamanho, uma geladeira pode consumir de 40 a 57 kW/h, enquanto um freezer gasta em média 48 a 54 kW/h.

No calor, a geladeira acaba necessitando de mais energia para conservar os alimentos na temperatura ideal e, com isso, os resultados acabam aparecendo na nossa conta de luz.

É pensando nisso, que a equipe da Frigelar preparou para você uma lista com algumas dicas chaves para diminuir o consumo de energia e economizar no verão.

Evite abrir a geladeira o tempo todo

Abrir a geladeira o tempo todo é algo simples que pode aumentar o consumo de energia do seu aparelho. Acredite se quiser, mas existem pessoas que abrem a geladeira para pensar. Evite ficar abrindo a porta o tempo todo. Seja objetivo ao pegar o que deseja, pois manter a porta da geladeira aberta, vai fazer com que ela tenha um maior consumo para manter resfriada novamente ao fechar a porta.

Isso também vale para desligar a geladeira. 

As pessoas têm muita dúvida se desligar a geladeira durante a noite ajuda na economia. Mas a verdade é que a ação tem resultado contrário. O aparelho vai consumir ainda mais eletricidade para ser religada.

Porta da geladeira aberta aumentando seu consumo de energia.

Não guarde produtos muito quentes

Essa é uma dica de extrema utilidade, pois quem nunca colocou para esfriar na geladeira um bolo, uma comida ou algo que recém saiu do forno? A geladeira trabalha para manter uma determinada temperatura dentro, sendo assim, sempre que você colocar algo quente para esfriar nela, seu consumo vai aumentar. O motor da geladeira vai trabalhar ainda mais para manter sua temperatura, que foi elevada graças aos alimentos quentes.

Alimentos quentes para resfriar na geladeira.

Cuide o estado das borrachas de vedação

As borrachas que fazem a vedação da porta da geladeira devem ser muito bem cuidadas para não ficarem gastas. Essas borrachas fazem a vedação da porta da geladeira e não permitem que entre nenhuma temperatura para dentro dela. Sem o devido cuidado, elas podem ceder e permitir que o calor entre na geladeira, fazendo com que aumente o seu consumo. Isso pode até comprometer os alimentos, além de aumentar a sua conta de luz.

Borrachas de vedação da geladeira em manutenção.

Limpe a grade de trás com frequência

Pode parecer besteira, mas com as grades limpas, o sistema de fluxo de refrigeração vai fluir melhor. A sujeira que pode ficar acumulada nas grades, pode impedir que esse fluxo funcione da maneira correta. Assim, com a sujeira acumulada, o sistema fica comprometido e a geladeira vai consumir mais energia do que o necessário. Por isso é importante que você faça a limpeza das grades com certa frequência e evite danos futuros.

Parte de trás da geladeira acumulando sujeira.

Cuide a posição que a geladeira fica

Outra dica muito útil e que pode passar despercebida, é o local onde você deixa sua geladeira na cozinha. Se você não cuidar na decoração da sua casa e colocar a geladeira próxima ao fogão, ou locais que pegue sol da janela ou porta, poderá ter um alto consumo de energia. A geladeira recebendo esse calor, vai exigir que o sistema dela consuma mais energia. É recomendado deixar mais afastada do fogão e em locais estratégicos que não peguem sol.

Geladeira próxima a janela e ao fogão.

Geladeiras smart e mais novas

Investir nas novas geladeiras com tecnologias apropriadas para a economia do consumo de energia, é uma grande dica. Essas novas linhas smart, possuem inteligência que opera de forma contínua, podendo reduzir o gasto de luz em até 50%, apontam os fabricantes. Elas permitem uma maior eficiência ao estabilizar a temperatura ideal, sem oscilações. Além de manter os alimentos na mesma temperatura, ainda evita que o sistema consuma mais energia do que necessita.

A tecnologia das geladeiras smart.

DICA IMPORTANTE:

Não seja o tipo de pessoa que desliga a geladeira durante a noite, achando que vai ajudar a diminuir o consumo de energia. Não é assim que funciona! Além de comprometer a condição dos alimentos, uma vez que fique oscilando seu resfriamento, você ainda terá um gasto ainda maior. Desligar a geladeira a noite, vai diminuir a sua temperatura. Quando ela for ligada novamente, seu consumo será em uma potência mais alta para resfriar novamente.

É muito importante pensar em economia, seja na compra do produto ou no seu funcionamento em casa. E agora com o verão, essas dicas poderão ser fundamentais para ajudar você a reduzir os gastos em casa. Acompanhe nossas dicas e não deixe de fazer a manutenção da sua geladeira, ficando de olho regularmente em qualquer situação que saia do normal.

Aqui na Frigelar, você encontra diversos modelos que irão transformar a sua casa e lhe proporcionar ainda mais conforto e economia. No nosso site, você irá encontrar as melhores opções e valores de geladeiras do mercado. Confira as nossas ofertas no site, no aplicativo e nas nossas lojas!

Siga as dicas da Frigelar sobre os cuidados com a sua geladeira e com a manutenção dos seus aparelhos. E lembre-se: Quanto mais eficiente a geladeira for, menos energia deve consumir.

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Praticidade e Elegância com o Forno Elétrico de Embutir Inox

Saiba como o forno elétrico de embutir inox pode ser o aparelho ideal para garantir conforto e praticidade para sua casa.

Continue Lendo...

Controle de Temperatura da Adega Climatizada com Display Digital

Saiba como investir em uma adega climatizada com display digital pode elevar o controle e precisão de temperatura para seus vinhos.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!