A importância de não utilizar “T” para ligar eletrodoméstico
Publicado por Cristiane | 26 de fevereiro de 2020
Atualizado em 27 de março de 2024
Ligar diferentes eletrodomésticos, como geladeira e fogões, em extensões e/ou adaptadores na mesma tomada é muito perigoso, porque há um enorme risco de sobrecarga elétrica. Esse acidente pode não só atrapalhar o funcionamento dos seus equipamentos, como também gerar fogo.
Confira o conteúdo e entenda o porquê não é indicado utilizar um “T” para ligar eletrodomésticos e os riscos que esta atitude pode causar.
Aumento da potência na mesma tomada
O primeiro e mais óbvio motivo de não utilizar um “T” (ou régua) para ligar mais de um eletrodoméstico é o aumento da potência de luz que isso pode causar em sua tomada. Esses tipos de equipamentos podem consumir um alto nível de energia elétrica e, ao colocá-los na mesma tomada, pode sobrecarregar, causando um curto-circuito.
E aí sim chegamos na parte da segurança: um curto-circuito pode causar um possível incêndio na sua casa ou empresa.
Problemas e acidentes com energia elétrica
Todo ano, a ABRACOPEL (Associação Brasileira de conscientização para perigos da eletricidade) divulga as estatísticas de problemas e acidentes com energia elétrica que ocorrem no Brasil. Em 2018, tivemos 1424 casos de acidentes elétricos, sendo 38% destes casos, incêndios causados por sobrecargas.
Segundo esse estudo, podemos perceber que não é tão incomum assim problemas caseiros com energia. Por isso, quando você for pensar em colocar uma geladeira e um freezer no mesmo “T”, lembre-se: é melhor você conseguir uma nova tomada para um deles do que colocar em risco toda a sua casa.
Outros riscos possíveis do uso excessivo do “T”
Além de um possível curto-circuito, utilizar vários equipamentos num único “T” pode causar outros problemas, como:
- Choques;
- Queima de aparelhos;
- Queda de energia (chave);
Todos estes problemas são possíveis com o uso de muitos aparelhos na mesma tomada. A própria queda de energia com dois chuveiros ligados, usando um exemplo mais comum, é um indício de que a carga utilizada está sobrecarregada. Por isso, fique ligado: se você notar algum destes contratempos, é hora e reavaliar todo o seu sistema elétrico.
Por que casas antigas têm menos tomadas?
Em casas mais antigas, os moradores acabam contando com menos tomadas para seus eletrodomésticos, escolhendo usar o “T” ao invés de revisar todo o sistema. Isso acontece porque, antigamente, não havia tantos aparelhos dentro de casa.
Hoje, como a nossa necessidade de entradas elétricas aumentou, essas casas acabam deixando a desejar no quesito de tomadas. Se você mora num desses lugares, nossa indicação é rever o seu sistema de energia para se manter seguro.
O que é o certo a ser feito?
Um aparelho por tomada! É isso, mesmo. O correto é ter um eletrodoméstico por tomada, assim não há perigos de incêndios, choques, queima de aparelhos e outras situações citadas até aqui. Lembre-se: sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar.
Acesse nosso blog e redes sociais
Quer mais dicas como essa? É só conferir os demais artigos do blog da Frigelar. Acesse aqui.
Fique por dentro das nossas redes também. Lá você pode receber novidades e promoções imperdíveis. Acesse o Facebook aqui e o Instagram aqui.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.