A importância de não utilizar “T” para ligar eletrodoméstico

Tenha apenas um eletrodoméstico por tomada, a fim de evitar incêndios, choques e queima de aparelhos

Publicado por Cristiane | 26 de fevereiro de 2020

Atualizado em 27 de março de 2024

Ligar diferentes eletrodomésticos, como geladeira e fogões, em extensões e/ou adaptadores na mesma tomada é muito perigoso, porque há um enorme risco de sobrecarga elétrica. Esse acidente pode não só atrapalhar o funcionamento dos seus equipamentos, como também gerar fogo.

Confira o conteúdo e entenda o porquê não é indicado utilizar um “T” para ligar eletrodomésticos e os riscos que esta atitude pode causar.

Aumento da potência na mesma tomada

O primeiro e mais óbvio motivo de não utilizar um “T” (ou régua) para ligar mais de um eletrodoméstico é o aumento da potência de luz que isso pode causar em sua tomada. Esses tipos de equipamentos podem consumir um alto nível de energia elétrica e, ao colocá-los na mesma tomada, pode sobrecarregar, causando um curto-circuito.

E aí sim chegamos na parte da segurança: um curto-circuito pode causar um possível incêndio na sua casa ou empresa.

Problemas e acidentes com energia elétrica

Todo ano, a ABRACOPEL (Associação Brasileira de conscientização para perigos da eletricidade) divulga as estatísticas de problemas e acidentes com energia elétrica que ocorrem no Brasil. Em 2018, tivemos 1424 casos de acidentes elétricos, sendo 38% destes casos, incêndios causados por sobrecargas.

Segundo esse estudo, podemos perceber que não é tão incomum assim problemas caseiros com energia. Por isso, quando você for pensar em colocar uma geladeira e um freezer no mesmo “T”, lembre-se: é melhor você conseguir uma nova tomada para um deles do que colocar em risco toda a sua casa. 

Outros riscos possíveis do uso excessivo do “T”

Além de um possível curto-circuito, utilizar vários equipamentos num único “T” pode causar outros problemas, como:

  • Choques;
  • Queima de aparelhos;
  • Queda de energia (chave);

Todos estes problemas são possíveis com o uso de muitos aparelhos na mesma tomada. A própria queda de energia com dois chuveiros ligados, usando um exemplo mais comum, é um indício de que a carga utilizada está sobrecarregada. Por isso, fique ligado: se você notar algum destes contratempos, é hora e reavaliar todo o seu sistema elétrico. 

Por que casas antigas têm menos tomadas?

Em casas mais antigas, os moradores acabam contando com menos tomadas para seus eletrodomésticos, escolhendo usar o “T” ao invés de revisar todo o sistema. Isso acontece porque, antigamente, não havia tantos aparelhos dentro de casa.

Hoje, como a nossa necessidade de entradas elétricas aumentou, essas casas acabam deixando a desejar no quesito de tomadas. Se você mora num desses lugares, nossa indicação é rever o seu sistema de energia para se manter seguro. 

O que é o certo a ser feito?

Um aparelho por tomada! É isso, mesmo. O correto é ter um eletrodoméstico por tomada, assim não há perigos de incêndios, choques, queima de aparelhos e outras situações citadas até aqui. Lembre-se: sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar. 

tomada branca com plug
Aparelho ligado em apenas uma tomada para evitar uso de “T”

Acesse nosso blog e redes sociais

Quer mais dicas como essa? É só conferir os demais artigos do blog da Frigelar. Acesse aqui

Fique por dentro das nossas redes também. Lá você pode receber novidades e promoções imperdíveis. Acesse o Facebook aqui e o Instagram aqui

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Máquina de Gelo: O Segredo para o Cold Brew Perfeito

Saiba os segredos para preparar o seu cold brew perfeito e porque utilizar uma máquina de gelo para suas bebidas.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!