A importância de não utilizar “T” para ligar eletrodoméstico

Hoje o artigo é sobre segurança e, como dizem, ela […]

Publicado por Frigelar | 26 de fevereiro de 2020

Atualizado em 26 de outubro de 2020

Hoje o artigo é sobre segurança e, como dizem, ela vem sempre antes de tudo. Por isso, confira o conteúdo e entenda o porquê não é indicado utilizar um “T” para ligar eletrodomésticos e os riscos que esta atitude pode causar.

1 – Aumento da potência na mesma tomada

O primeiro e mais óbvio motivo de não utilizar um “T” (ou régua) para ligar mais de um eletrodoméstico é o aumento da potência de luz que isso pode causar em sua tomada. Esses tipos de equipamentos podem consumir um alto nível de energia elétrica e, ao colocá-los na mesma tomada, pode sobrecarregar, podendo causar um curto-circuito.

E aí sim chegamos na parte da segurança: um curto-circuito pode causar um possível incêndio na sua casa ou empresa. No próximo item vamos entender o quanto isso pode ser frequente. 

2 – Problemas e acidentes com energia elétrica

Todo ano, a ABRACOPEL (Associação Brasileira de conscientização para perigos da eletricidade) divulga as estatísticas de problemas e acidentes com energia elétrica que ocorrem no Brasil. Em 2018, tivemos 1424 casos de acidentes elétricos, sendo 38% destes casos, incêndios causados por sobrecargas.

Segundo esse estudo, podemos perceber que não é tão incomum assim problemas caseiros com energia. Por isso, quando você for pensar em colocar uma geladeira e um freezer no mesmo “T”, lembre-se: é melhor você conseguir uma nova tomada para um deles do que colocar em risco toda a sua casa. 

3 – Outros riscos possíveis no uso excessivo do “T”

Além de um possível curto-circuito, utilizar vários equipamentos num único “T” pode causar outros problemas, como:

  • Choques;
  • Queima de aparelhos;
  • Queda de energia (chave);

Todos estes problemas são possíveis com o uso de muitos aparelhos na mesma tomada. A própria queda de energia com dois chuveiros ligados, usando um exemplo mais comum, é um indício de que a carga utilizada está sobrecarregada. Por isso, fique ligado, se você notar algum destes contratempos: é hora e reavaliar todo o seu sistema elétrico. 

4 – Fato interessante: casas antigas têm menos tomadas

Para o nosso quarto ponto neste artigo, trouxemos uma curiosidade que pode ser o seu caso. Em casas mais antigas, os moradores acabam contando com menos tomadas para seus eletrodomésticos, escolhendo usar o “T” ao invés de revisar todo o sistema. Isso acontece porque, antigamente, não havia tantos aparelhos dentro de casa. Hoje, como a nossa necessidade de entradas elétricas aumentou, essas casas acabam deixando a desejar no quesito de tomadas. Se você mora num desses lugares, nossa indicação é rever o seu sistema de energia para se manter seguro. 

5 – O que é o certo a ser feito

Um aparelho por tomada! É isso, mesmo. O correto é ter um eletrodoméstico por tomada, assim não há perigos de incêndios, choques, queima de aparelhos e outras situações citadas até aqui. Lembre-se: sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar. 

tomada branca com plug
Aparelho ligado em apenas uma tomada para evitar uso de “T”

Acesse nosso blog e redes sociais

Quer mais dicas como essa? Venha para o blog da Frigelar. Lá temos inúmeros outros assuntos que você vai adorar conhecer. Acesse aqui

Fique por dentro das nossas redes também. Lá você pode receber novidades e promoções imperdíveis. Acesse o Facebook aqui e o Instagram aqui

Veja também!

Filtro para purificador de água: o que purifica, qual refil comprar e como descartar

O filtro protege você e a sua família dos agentes contaminantes da água

Continue Lendo...

Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado

Entenda mais sobre as funcionalidades do aparelho e como ajudá-lo a gelar mais

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!