Cuidados com o ar-condicionado em regiões litorâneas

Saiba como prolongar a vida útil do seu ar-condicionado em regiões litorâneas e com exposição aos efeitos da maresia

Publicado por Frigelar | 3 de fevereiro de 2023

Atualizado em 19 de janeiro de 2023

Aparelhos eletrônicos e itens que contenham metal são impactados pela ação da maresia, contida nas praias. Ao início de cada época de verão vem o questionamento de como diminuir o impacto causado pela maresia. Além disso, é fundamental os cuidados para prolongar a vida útil do seu ar-condicionado em regiões litorâneas.

Além de a maresia comprometer o seu aparelho de um modo geral, também é importante o cuidado em diversas peças e componentes. Isso inclui a placa Inverter, que pode sofrer com a oxidação em regiões de água salgada.

Nesse texto vamos dar algumas dicas de cuidados e sugestões para amenizar esse problema.

Qual a relação da maresia com a oxidação?

O metal, em contato com o ar, gera oxidação e consequentemente a corrosão. Embora inevitável, o processo de oxidação é lento pode causar maiores problemas após décadas de utilização do produto.

O processo é acelerado consideravelmente em regiões litorâneas devido a salinidade do ar vinda do mar, gerando a famosa maresia. O metal e produtos eletrônicos em contato constante com a maresia pode gerar oxidação e corrosão em poucos meses.

A oxidação pode ser um dos principais problemas do ar-condicionado em regiões litorâneas.
A oxidação pode ser um dos principais problemas do ar-condicionado em regiões litorâneas.

Onde devo instalar o ar-condicionado para evitar maresia?

Esse é um cuidado que pode fazer a diferença na vida útil no ar-condicionado na praia. Alguns fabricantes aconselham instalar a unidade externa (condensadora) em um local que não fique diretamente exposta ao vento do mar.

Se for possível instalar em local que não fiquei virado na direção do vento do mar é melhor, como a lateral da casa ou nos fundos, por exemplo.

Para casas ou apartamentos que possuam sacadas espaçosas, essa pode ser uma solução. Vale lembrar que existem aparelhos de ar condicionado que contam com condensadora (unidade externa) circular/redonda.

Esses modelos liberam a vazão de ar para cima, então podem atender a essa necessidade e serem instaladas em sacadas, pois o ar liberado não será obstruído e a unidade estará mais protegida.

Cuidado com proteção externa para ar-condicionado

A exposição direta da unidade externa do ar condicionado ao vento é um dos vilões para que a oxidação atinja o aparelho. Porém, a condensadora precisa estar em uma local arejado.

Essa contradição acaba por muitas vezes sendo ignorada por usuário que só desejam proteger a condensadora, mas esquecem da importância de uma circulação de ar natural para a unidade externa. As proteções externas podem ser uma solução para amenizar o impacto da exposição a maresia, mas cuidados devem ser tomados.

Facilmente é possível encontrar capas protetoras de tecido para a unidade externa do ar-condicionado, mas essas capas não são boas opções, pois fecham totalmente a unidade externa, atrapalhando sua vazão de ar e não deixando a unidade arejada. Usar essas capas pode ser uma boa alternativa para quando o aparelho está desligado, mas em funcionamento nunca utilize esse item.

Os protetores externos que estão bem difundidos entre os usuários podem ser uma boa opção, mas também requer cuidados. Geralmente fabricados com fibra de vidro ou alguns metais mais resistentes, o principal cuidado deve ser no formato desses protetores.

Atualmente existem diversos modelos dessas proteções fixadas na parede ao redor da condensadora e o mais importante é que o modelo não obstrua a vazão do ar gerado pela unidade externa e que ao mesmo tempo tenha alguns vãos para a passagem de ar.

O papel dos protetores externos deve ser amenizar o contato com a maresia, mas ao mesmo tempo mantendo que a condensadora fique arejada o suficiente para que sua vida útil não seja comprometida.

Como evitar a oxidação no aparelho?

Higienização

A higienização periódica do ar-condicionado auxilia no bom funcionamento do aparelho, mas também em sua vida útil.

Mesmo que a placa Inverter não deva ser acessada pelo usuário, o fato de limpar o aparelho externamente e remover a maresia das superfícies e limpar os filtros contribuem para a conservação do ar-condicionado.

Os filtros podem ser limpos de 15 em 15 dias e a função de autolimpeza do ar-condicionado, se o aparelho contar com essa opção também contribui. Vale lembrar que a maresia contida em filtros pode ser repassada para o sistema, como tubulações e afetar diversos itens, como a placa Inverter e demais componentes.

Tubos de cobre

Utilizar tubos de cobre, ao invés de alumínio já é um clássico entre os profissionais, por conta da maior residência, inclusive contra a maresia.

Os próprios fabricantes passaram a apostar no cobre para garantir um aumento na vida útil de diversos componentes. Um exemplo é serpentina, que passou a ser fabricada com cobre pela maioria das marcas.

Manutenção preventiva do ar-condicionado

Contatar profissionais qualificados para realizarem manutenção preventiva no ar-condicionado também é uma atitude essencial para locais atingidos pela maresia.

A avaliação permanente e a higienização completa do sistema realizada por um profissional competente são fundamentais para aumentar a vida útil do ar-condicionado. Conforme a utilização do aparelho, essa ação pode ser realizada uma vez por ano ou semestralmente.

Os cuidados que citamos com certeza amenizam possíveis problemas de oxidação do ar-condicionado e de suas peças. Sempre consulte profissionais que poderão lhe aconselhar com as melhores iniciativas para garantir a maior vida útil possível do seu equipamento.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe abaixo seu comentário. Na Frigelar, você encontra soluções completas para manutenção e suportes para o seu ar-condicionado. Além de diversas opções de peças e ferramentas para o seu aparelho ou serviços. Confira as ofertas no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!