Ar-condicionado nos estádios: conheça essa inovação

Sistema de ar-condicionado nos estádios é um dos diferenciais da Copa para o público e aos jogadores

Publicado por Frigelar | 26 de novembro de 2022

Atualizado em 6 de janeiro de 2023

A realização da Copa do Mundo de futebol no Catar conta com diversas características até então inéditas se comparado com outras edições da competição. Uma das particularidades é o calor excessivo do país asiático. A temperatura costuma ultrapassar os 50°C entre os meses de junho e julho, época em que tradicionalmente é disputada a Copa do Mundo.

Por conta do calor, a Copa do Mundo foi transferida para ser disputada pela primeira vez entre os meses de novembro e dezembro. Assim, desde que lançou a candidatura como país sede, em 2009, o Catar iniciou o desenvolvimento de um sistema de climatização que pudesse refrigerar os estádios e garantir o conforto térmico de torcedores e jogadores.

Ar-condicionado nos estádios da Copa no Catar

Todos os estádios da Copa do Mundo terão ar-condicionado para espectadores e jogadores durante o torneio. A única exceção será o 974 Stadium, que é uma arena temporária, construída com containers de navio e será desmontada após a competição. Aliás, o nome 974 se dá pelo número de containers utilizados, além de também fazer referência ao código telefônico do Catar.

Assim, mesmo com a diferença de design, formato e funcionalidade entre os sete estádios climatizados do Catar, o sistema de ar-condicionado tem como principal objetivo resfriar a torcida, os jogadores e o campo.

Para atender o conforto do público, o Estádio Lusail, por exemplo, possui saídas de ar frio colocadas embaixo dos assentos. Já para o gramado e jogadores, grandes tubos instalados na lateral do campo terão a vazão de ar necessária para garantir o conforto térmico.

O Estádio Lusail possui saídas de ar embaixo de todos os assentos para os torcedores.
O Estádio Lusail possui saídas de ar embaixo de todos os assentos para os torcedores.

Como funciona o sistema de ar-condicionado dos estádios?

O sistema cria “bolhas frias” dentro dos estádios e tem como objetivo manter uma temperatura em torno de 26°C, mesmo que esteja mais quente do lado de fora. Esse sistema foi criado pelo engenheiro Saud Ghani, apelidado no Catar como “Dr. Cool” (“Dr. Frio”, em tradução livre), devido a sua criação.

O próprio design dos estádios foi criado, principalmente, para manter essas “bolhas frias” internamente, impedindo que o ar quente externo entre no local. Assim, até mesmo as estruturas dos estádios foram desenvolvidas para rebater o calor da luz do sol.

Além disso, segundo Saud Ghani, toda a estrutura do estádio foi estudada para a criação. “O mais importante para resfriar de forma eficaz é evitar que o vento externo entre no estádio. O tamanho e o design do estádio foram estudados e criados adequadamente para impedir a entrada de ar quente”, destacou Saud Ghani.

Na moderna arena Al Wakrah, o ar-condicionado dos espectadores fica embaixo dos assentos. Enquanto no Khalifa International Stadium, mais de 500 pequenos canhões distribuídos nas arquibancadas e beiradas de campo conduzem o ar frio para dentro do estádio. O ar é gerado através de sistemas de água fria que ficam a mais de um quilômetro de distância do estádio.

Dentro do campo de jogo, o ar-condicionado vem de aberturas laterais ao lado do gramado. Assim, são controladas por 350 sensores diferentes acoplados embaixo da grama. Os sensores medem temperatura e umidade no momento da partida, além de ajustam a temperatura do sistema de acordo com os jogadores em campo.

“Desenvolvemos os sistemas para o ar passar por você, sem bater em você. Ele te abraça gentilmente. Você estará em uma microbolha climática resfriada”, explicou Saud Ghani.

Qualidade do ar e sustentabilidade do sistema de ar-condicionado

A qualidade do ar dentro dos estádios também faz parte dos cuidados contra o COVID-19.
A qualidade do ar dentro dos estádios também faz parte dos cuidados contra o COVID-19.

Contudo, também está entre as prioridades do país sede da Copa do Mundo controlar a qualidade do ar nos estádios. Assim, para garantir as melhores condições, o ar será atualizado frequentemente, filtrando poeira, pólen e garantindo a ventilação necessária para inibir a propagação de vírus como o COVID-19.

Durante sua candidatura a sede da Copa do Mundo, o Catar prometeu realizar jogos com emissão zero de gases estufa. O investimento foi grande e medidas foram criadas para cumprir essa promessa.

A energia do sistema de ar-condicionado dos estádios é alimentada através de uma fazenda de energia solar de 10 quilômetros de extensão e localizada a 50 quilômetros de distância dos estádios.

O local gera diariamente 10 vezes mais eletricidade do que o necessário para alimentar as unidades de ar-condicionado dos estádios. Além disso, tem como objetivo compensar metade do total das emissões de carbono que envolvem todas as atividades de uma Copa do Mundo.

Portanto, agora que você ficou informado sobre o sistema de ar-condicionado presente na Copa do Mundo e como os torcedores e jogadores estarão confortáveis, é muito importante que haja conforto em sua casa e no seu ambiente de trabalho.

Na Frigelar, você encontra as melhores marcas de ar-condicionado, modelos com a tecnologia ideal para garantir seu conforto térmico e com os melhores preços do mercado. Então, não perca tempo e compre o seu ar-condicionado no site, no APP ou em alguma das lojas Frigelar.

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!