Ar-condicionado pingando água: o que fazer?

O aparelho também precisa de alguns cuidados para continuar funcionando da melhor maneira

Publicado por Cristiane | 17 de dezembro de 2018

Atualizado em 15 de março de 2023

Um ar-condicionado pingando água é um alerta de que algo está errado e ele não está funcionando de maneira adequada. Este é um sinal de que possivelmente seu ar-condicionado está precisando de uma limpeza ou manutenção.

Independente do motivo, essa condição pode inviabilizar o uso do seu aparelho, causando transtornos e até mesmo a compra de um ar-condicionado novo. Nesse texto, vamos falar sobre as principais razões de um ar-condicionado pingar água, além de métodos seguros para resolver o problema e evitar que ele aconteça novamente.

Razões do vazamento de água de um ar-condicionado

Razões do vazamento da água do ar-condicionado
Este é um sinal de que o aparelho está precisando de uma limpeza ou manutenção

As causas para o ar-condicionado pingando água podem ser muito variadas. Portanto, é importantíssimo que você conheça esses motivos, de modo a buscar as melhores soluções para a resolução desse problema.

A falta de manutenção do ar-condicionado é o principal motivo de vazamentos nesses aparelhos, principalmente devido à sujeira nos filtros. Mas podem existir outras razões.

Os principais culpados pelo problema do ar-condicionado pingando água costumam ser:

1. Erro na instalação do ar-condicionado

Se o seu equipamento de refrigeração tiver sido instalado há pouco tempo e estiver apresentando vazamento de água, ele provavelmente foi instalado de forma incorreta. Um ar-condicionado pingando água pode ser consequência do uso de uma tubulação com o diâmetro menor do que o necessário ou do que o sugerido pela fabricante do produto.

Além disso, vários equipamentos podem ter sido interligados na mesma tubulação. Outros possíveis erros na instalação que resultam em um ar-condicionado pingando água são:

  • Uso de mangueiras sem caimento ou estranguladas;
  • Posicionamento da evaporadora torta na parede. 

Assim, a melhor maneira de reverter essa situação é com a reinstalação da sua máquina.

2. Falta de limpeza ou ar-condicionado sujo

É comum que as bandejas de dreno do ar-condicionado fiquem sujas devido ao uso, sendo essa uma das principais causas do vazamento. A sujeira bloqueia a passagem de água para o sistema de drenagem e o vazamento acaba acontecendo. Por isso, limpe seu aparelho periodicamente.

Higienize e programe a manutenção preventiva com frequência. Essa ação previne não somente que o seu ar-condicionado pingue água, mas também outros problemas provenientes da falta de limpeza.

3. Bomba de dreno queimada ou entupida

Um ar-condicionado pingando água pode estar com a bomba de dreno entupida ou queimada. As bombas de dreno são usadas quando não existem pontos de drenagem próximos. Tais equipamentos, no entanto, também precisam ser higienizados e passar por uma manutenção periódica para evitar possíveis vazamentos.

4. Dreno obstruído ou inclinado

Outro fator que leva um ar-condicionado a pingar água é o dreno inclinado ou obstruído. Isso acontece quando esse cano está entupido devido ao acúmulo de sujeira em seu interior. Além disso, o dreno também pode estar desnivelado, causando o vazamento de água para o interior do ambiente.

5. Vazamento de ar

Se a vedação do seu ar-condicionado não tiver sido feita de maneira correta, o ar quente pode estar entrando no recinto. Isso faz com que a umidade do ar entre em condensação ao encontrar o ar frio.

Assim, a umidade excedente fica acumulada na parte de baixo do aparelho, o que gera o vazamento de água. Esse problema pode ser resolvido com a vedação apropriada da parte externa da máquina.

6. Ar-condicionado pingando micro gotículas de gelo por causa do congelamento da serpentina

Em um ar-condicionado Split, o vazamento pode ocorrer com o congelamento da serpentina. 

O principal fator de congelamento do ar-condicionado é a obstrução da serpentina pelo acúmulo de sujeira. Assim, quando o ar em baixas temperaturas passa pelo equipamento, congela o aparelho. 

Além disso, a peça também pode estar entupida devido ao excesso do gelo produzido. Para resolver esse problema, é importante que você acione um técnico capacitado para a higienização.

7. Casos mais raros

Além disso, um ar-condicionado pingando água pode estar passando por uma mudança brusca de temperatura no ambiente, alta de umidade ou falha no sensor de degelo, por exemplo. Sempre chame um técnico especializado para realizar as manutenções e diagnosticar problemas em potencial.

Como resolver o problema de um ar-condicionado pingando água de forma segura

Se o seu ar-condicionado é novo e foi instalado há pouco tempo, a melhor forma de solucionar esse problema é contatando o técnico ou a empresa que realizou a instalação para solicitar um reparo.

Caso o seu aparelho possua mais de três anos de utilização e tenha começado a vazar água repentinamente, é provável que ele esteja precisando de uma limpeza. Então, é indicado que você solicite os serviços de um profissional especializado para realizar essa manutenção.

Higienizações periódicas podem evitar futuras dores de cabeça. Normalmente, o manual de instruções do seu ar-condicionado traz opções de limpeza que podem ser realizadas por você mesmo. No entanto, nunca tente realizar reparos técnicos por conta própria. Isso pode acabar danificando o seu aparelho de forma definitiva, além de ser perigoso.

A importância da manutenção do ar-condicionado

Manutenção de ar-condicionado pingando
Chame um profissional qualificado para realizar a manutenção preventiva

Como acontece com qualquer outro equipamento elétrico, o ar-condicionado também precisa de alguns cuidados para continuar funcionando da melhor maneira possível. Além da higienização dos filtros, você também precisa prestar atenção em outros itens, como, por exemplo:

  • Sistema de drenagem;
  • Capacitores;
  • Serpentinas;
  • Isolamento entre unidade interna e externa;
  • Baixo nível do fluido refrigerante;
  • Conjunto ventilador;
  • Contatos dos cabos elétricos.

A manutenção preventiva pode minimizar as chances de que algum problema ocorra com a sua máquina. Além disso, ela também ajuda você a economizar, já que evita danos e garante que o ar-condicionado não utilize mais energia do que deveria.

Quem pode realizar a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva pode ser realizada por um técnico credenciado para que a garantia do seu produto não seja perdida. Nela, é realizada a higienização das unidades interna e externa, limpeza dos filtros e substituição de pilhas.

É importante que um profissional qualificado esteja presente também para realizar verificações necessárias e garantir o bom funcionamento do seu aparelho.

A cada quanto tempo devo realizar a manutenção preventiva?

Se o uso do ar-condicionado for frequente, é importante que a manutenção seja realizada em curtos espaços de tempo. Não esqueça que a manutenção preventiva evita que você tenha um ar-condicionado pingando água ou que ele apresente outros problemas de funcionamento.

Benefícios da manutenção preventiva do ar-condicionado

Realizar a manutenção preventiva pode trazer inúmeros benefícios para você e para o seu aparelho, como:

1. Prevenção de panes

Por ficar em locais fechados, um ar-condicionado está exposto ao acúmulo de sujeira que pode acabar obstruindo suas turbinas e filtros. Isso acaba diminuindo a eficiência e a eficácia do seu aparelho e somente a manutenção preventiva é capaz de prevenir a aparição desses problemas.

2. Melhoria da saúde

Toda a poeira que fica acumulada no seu aparelho pode piorar a qualidade do ar do ambiente, uma vez que a sujeira pode conter bactérias, fungos e outros poluentes. Estes acabam causando problemas alérgicos, por exemplo, além de ressecar a pele e gerar dores de cabeça.

3. Mais tempo de vida do aparelho

Além de acumular sujeira, a falta de manutenção preventiva diminui a vida útil do seu aparelho. Independentemente da frequência de uso, a manutenção pode de evitar o enferrujamento e a corrosão das peças do seu ar-condicionado.

4. Economia

Quando um aparelho de refrigeração está sujo, ele precisa de mais energia para acionar o seu compressor, a fim de esfriar o ambiente no qual está presente. Com isso, a conta de energia elétrica tende a aumentar.

O que fazer se o problema não for resolvido?

Mulher usando ar-condicionado
Periodicamente, faça a higienização de seu aparelho de ar-condicionado

Se o seu ar-condicionado continuar pingando água, você precisa realizar uma das ações abaixo:

1. Verificar se o aparelho está ligado corretamente

Não esqueça de checar se o seu aparelho de refrigeração de ar está conectado corretamente à rede principal. Ou seja, se todos os dispositivos automáticos e manuais de proteção e manobra do circuito estão em suas posições corretas e que não possuem interrupções, como chaves abertas ou fusíveis queimados, por exemplo. Para funcionar de maneira correta, a chave interruptora e o termostato precisam estar na posição certa.

2. Realizar a limpeza preventiva

Se após essa verificação o vazamento de água do seu ar-condicionado continuar, pode existir o acúmulo de poeira em volta dele. Assim, o fluxo de ar para a sua máquina pode estar obstruído, enfraquecendo e reduzindo a sua capacidade de refrigeração do ar. Por conta disso, esses lugares precisam estar sempre limpos.

Tal limpeza pode ser facilmente realizada com a ajuda de uma flanela macia ou de um pano umedecido com água corrente e sabão neutro. Evite o uso de álcool durante essa higienização, pois ele pode danificar o seu equipamento.

3. Higienizar periodicamente as serpentinas

É muito importante limpar periodicamente as serpentinas do seu ar-condicionado. Elas são responsáveis pelo processo de climatização do recinto. Porém, fica o alerta: a manutenção deve ser feita somente por um técnico.

A falta de higienização faz com que haja o acúmulo de poeira, gerando um ambiente propício para a proliferação de colônias de bactérias, fungos, mofos e bolores, por exemplo. Além disso, a falta de limpeza pode acabar gerando um vazamento de água. Então, para evitar que isso aconteça, deve ser feita a limpeza das aletas (responsáveis pela direção do vento).

4. Analisar as conexões do aparelho

Para evitar a continuidade do vazamento de água do seu ar-condicionado, vibrações e ruídos, chame um técnico para verificar se as flanges, conexões e outras fiações estão devidamente apertadas. Isso porque é através delas que acontece a troca de temperatura do ar de um determinado ambiente e o devido escoamento da água.

5. Conferir as condições das peças metálicas e tubulações

Confira se as tubulações e as peças metálicas do seu aparelho estão posicionadas no local certo e se elas estão em boas condições. Com isso, o isolamento entre as peças precisa estar instalado de forma adequada para evitar que a sua máquina sofra algum dano.

Na Frigelar, você também pode contar com a indicação de profissionais para realizar a instalação do seu produto, a fim de evitar que a vida útil do seu aparelho diminua, fazendo com que ele funcione sempre da melhor maneira possível, proporcionando a você uma ótima sensação de bem-estar!

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!