Ar-condicionado quente no inverno: como utilizar?

Se você quer aquecer sua casa no inverno, o ar-condicionado inverter pode ser a melhor opção

Publicado por Frigelar | 1 de junho de 2022

Atualizado em 15 de maio de 2023

Com o início do mês de junho, vai se aproximando ainda mais a chegada do inverno. E em muitas regiões do país, a frente fria já vem dando uma breve demonstração de baixa temperatura. Muitas pessoas começam a pensar em soluções para aquecer um pouco em casa. Mas como posso utilizar o ar-condicionado quente no inverno?

Se você é do time que gosta de usar o ar-condicionado tanto no verão, como no inverno, saiba que você pode aproveitar o seu aparelho da melhor forma para ter ainda mais conforto em casa. O ar-condicionado permite que você aqueça seu ambiente, ajuste a temperatura de forma mais aconchegante e também retire a umidade do seu lar.

Além das frentes frias no inverno, é a época do ano que a umidade dentro de casa começa a aparecer, e torna necessário alternativas para que isso seja reduzido. O ar-condicionado aparece como uma das opções para reduzir a umidade em casa.

Confira nesse texto um pouco de como utilizar o ar-condicionado a seu favor no inverno!

Ar-condicionado quente no inverno

É normal que muitas regiões brasileiras tenham invernos bastante rigorosos no inverno e, por vezes, o frio seja difícil de enfrentar. Nessas situações, muitas pessoas gostam de utilizar o ar-condicionado para aquecer a casa, quarto ou escritórios, tentando amenizar o frio.

Porém, mesmo no mais alto frio, não é recomendado que você coloque o ar-condicionado muito quente pensando em se esquentar. O excesso de ar quente durante o inverno, principalmente se a saída de ar estiver virada para alguém, pode ser prejudicial a sua saúde.

Mas por que prejudicial? O ar quente costuma ser muito seco e, principalmente quando direcionado para alguém, é capaz de ressecar sua pele e vias nasais. Isso significaria em determinados problemas respiratórios, ainda mais se você já tiver algum deles.

É importante ressaltar isso, pois muitas pessoas colocam diretamente temperaturas mais elevadas para aquecer o ambiente depressa. Porém além de ser perigoso, também exige uma potência muito alta e, consequentemente, um maior consumo de energia.

Por isso, pensando na sua saúde e conforto em casa no frio, o ideal é que você coloque o seu ar-condicionado entre 22 e 25ºC. E se for o acaso, continue usando um agasalho até que a temperatura se estabilize de forma mais agradável.

Isso tudo pode lhe proporcionar uma melhor noite de sono, neste caso, você também tem as opções Timer e Sleep com o controle remoto.

Leia mais: Timer e Sleep: como usar no seu no ar-condicionado

Como colocar o ar-condicionado no quente?

Para usar o aparelho de ar-condicionado para o aquecimento de um ambiente, você precisa acionar a função “Heat”:

  1. Aperte o botão “Mode” no controle remoto do seu aparelho ou no próprio ar-condicionado;
  2. Em seguida, clique nele até chegar na opção “Heat” e selecione;
  3. Por fim, escolha a temperatura desejada apertando os botões de “mais” e “menos” e respeitando o limite entre 20 e 2°C.

Ar-condicionado e umidade

Como a umidade pode ser prejudicial para a conservação da sua casa.

Outro problema bastante comum durante o inverno e baixas temperaturas, é umidade dentro de casa. Com a queda da temperatura e principalmente épocas de chuvas, é natural que a casa se mantenha por mais tempo fechada.

Permitir com que a sua casa fique sempre úmida sem fazer nada, pode ser uma decisão negligente e perigosa. Não apenas por conforto e por aparelhos, paredes, janelas e chão ficarem úmidos, mas isso pode resultar na danificação de eletrodomésticos, mobília e, principalmente, para a sua saúde.

Seus móveis, paredes e tapetes de casa úmidos, vão acabar gerando bolor e mofo e, consequentemente, isso pode afetar muito a sua saúde. Permitir o acumulo de mofo e bolor dentro de casa é muito perigoso para quem já sofre com problemas respiratórios e prejudica muito sua saúde.

Por isso nesta situação o ar-condicionado pode ser necessário para diminuir a umidade de casa. Ao contrário do ar quente ser prejudicial por ressecar suas vias nasais, desta vez o ar pode ajudar a secar a sua casa e manter uma saída de ar ventilando o ambiente fechado.

Leia também: Como acabar com a umidade da sua casa no inverno?

Tecnologia Inverter

E se você tem certo receio de utilizar o ar-condicionado no inverno pensando em mais um grande gasto econômico devido ao consumo de energia, não se engane! A tecnologia inverter pode ser a solução para o frio, para a umidade da sua casa e para a sua economia.

A grande vantagem do Inverter, é não sofrer oscilações na temperatura e, assim, ele será mais econômico com o passar do tempo. O ar-condicionado inverter possui as mesmas opções de diferentes modelos e BTUs, também tendo todas as opções que você possa precisar.

Mas o grande ponto dessa tecnologia é nunca desligar a sua refrigeração. O seu compressor trabalha durante todo o tempo em que você o deixar ligado, e isso não permite que sofra oscilação de temperatura. E mantendo a temperatura estável, fará com que o aparelho se torne mais econômico.

Os modelos de ar-condicionado inverter, em sua maioria, podem ser até 60% mais econômicos do que os tradicionais. Alguns modelos ainda mais novos, podem ser até 77% mais econômicos, como os WindFree, da linha da Samsung.

Ar Condicionado Split 12000 BTUs High Wall Digital Inverter Samsung WindFree Quente e Frio.

Leia também: O que é ar-condicionado Inverter, como funciona e quanto custa

Alguns de nossos modelos de ar quente e frio na linha inverter:

Ar Condicionado Split 9000 BTUs High Wall Eco Inverter Philco

Ar Condicionado Split 12000 BTUs High Wall Digital Inverter Samsung WindFree

Ar Condicionado Split 18000 BTUs High Wall Inverter Springer Midea Xtreme Save Connect Wi-fi

Ar Condicionado Split 24000 BTUs Inverter Eco Garden Gree

Ar Condicionado Split 27000 BTUs Inverter Fujitsu High Wall

Então se você pretende investir e adquirir o seu ar-condicionado para este inverno, ainda disponibilizamos os nossos serviços da Agyx. A Agyx é uma empresa altamente especializada em instalação e manutenção de aparelhos de refrigeração, contando com os profissionais mais capacitados para a instalação dos seus ares

Aqui na Frigelar, você encontra ótimas opções de ares-condicionados na tecnologia inverter, e todos nas melhores ofertas de mercado. Você pode conferir as nossas ofertas e ficar por dentro de todas as novidades no site, no APP ou em alguma de nossas lojas!

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!