Como escolher a cortina de ar ideal
Publicado por Frigelar | 9 de dezembro de 2022
Atualizado em 27 de agosto de 2024
A climatização do ambiente é algo muito comum nos dias de hoje. Locais com grande circulação de pessoas precisam de um cuidado maior na hora de garantir a qualidade do ar e da temperatura. A cortina de ar chega como solução ideal para ambientes comerciais.
Para ajudar, criamos esse conteúdo ensinando como escolher a cortina de ar ideal para as necessidades do seu estabelecimento. Continue conosco para aprender.
Para que serve uma cortina de ar?
A cortina de ar serve para isolar a temperatura de um ambiente. Normalmente instalada na parte superior da porta de entrada de um estabelecimento comercial, ela impede que o calor do ambiente externo entre no interior do local.
O jato de vento criado pela cortina age como uma barreira entre o ar de um ambiente fechado e a parte de fora, evitando também a entrada de poluentes e insetos. Uma de suas principais funções é garantir um ambiente mais agradável e confortável a todos.
A cortina de ar deve ser mantida limpa e devidamente higienizada para o correto funcionamento. Consulte os melhores produtos de higienização na Frigelar.
Qual a diferença entre a cortina de ar, o ventilador e o ar-condicionado?
A principal função do ar-condicionado é a de refrigerar a temperatura do ambiente, enquanto o ventilador serve para deixá-lo mais fresco por meio da circulação do ar.
Já a cortina de ar não esfria e nem esquenta o ambiente, apenas evita que o ar de fora entre, mantendo a temperatura interna estável. Ela não substitui o ar-condicionado e pode ser utilizada em conjunto: se o ambiente não fica com a porta permanentemente fechada, a cortina de ar pode ajudar a manter o clima frio proporcionado pelo ar-condicionado no local.
Como escolher a cortina de ar ideal?
Veja esse modelo no site da Frigelar: Cortina de Ar EOS 150 cm com Controle Remoto
1. Conheça mais sobre a potência
A potência de uma cortina de ar varia e deve ser considerada para se adequar à capacidade e a necessidade de climatização no local em que será utilizada. Quanto maior for, mais proteção e bloqueio dos fatores externos.
A potência também influencia na estabilidade da temperatura do ambiente. Ao escolher o aparelho cuja potência se adeque ao local, você poderá reduzir gastos com outros aparelhos climatizadores na área interna, poupando energia elétrica.
2. Veja como escolher as medidas do aparelho
As medidas da cortina de ar também são essenciais para uma boa escolha. O modelo pode ser escolhido conforme o tamanho da porta, desde que sempre esteja um pouco acima da entrada.
O tamanho do modelo deve ser proporcional ao local em que será utilizado: lojas pequenas não precisam de uma cortina de ar grande, que será necessária em ambientes amplos e indústrias.
3. Analise as condições climáticas do local
Como a função da cortina de ar é neutralizar a temperatura do ambiente interno, é necessário observar o clima da região para uma boa escolha.
Por exemplo, ao adquirir uma cortina de ar em uma região quente, ela precisará apenas manter a temperatura e evitar a entrada do ar quente no local.
Já para as regiões frias, que no inverno precisam de aquecedor, a melhor opção é escolher modelos com aquecimento, assim o gasto de energia é bem menor.
4. Identifique o nível de velocidade necessário
Os níveis de velocidade são parte da função de aumentar a força do jato de vento, responsável por criar o bloqueio de circulação de ar entre os ambientes.
Em locais com a pressão do ar elevada ou em que a variação de temperatura seja constante, aparelhos com mais de um nível de velocidade são mais indicados. Já lugares com temperaturas estáveis podem usufruir da cortina de ar com velocidade única.
5. Atente-se aos níveis de ruído
Os níveis de ruído também fazem toda a diferença na hora da escolha. O ideal é que a sua cortina de ar seja silenciosa, já que o ruído constante pode prejudicar a audição.
Uma escolha eficiente é aquela que fica em uma faixa de ruídos entre 51 e 62 decibéis, mais do que isso pode ser prejudicial à saúde dos ouvidos. Então, ao escolher um modelo lembre-se de verificar os níveis de ruído.
6. Pense no tipo de ambiente em que a cortina será instalada
Como não se trata apenas de um neutralizador de ar, mas, sim, de um produto que também evita a circulação de insetos e poluição, analisar as principais necessidades do ponto onde a cortina será instalada é muito importante.
Veja quantas entradas e saídas existem, quais são utilizadas com frequência e quais separam ambientes com temperaturas muito distintas. A cortina de ar pode ser importante em estabelecimentos alimentícios para separar o ar externo do ambiente de armazenamento dos alimentos, por exemplo.
Com uma cortina de ar seu estabelecimento fica muito mais confortável e seguro
Qualquer indústria ou comércio precisa oferecer um espaço saudável e agradável ao público e aos colaboradores. A cortina de ar é uma solução econômica que garante o conforto e proteção aos ambientes.
Então, não perca mais tempo e adquira o melhor modelo de cortina de ar para o seu estabelecimento! Na Frigelar você encontra as melhores opções de cortina de ar. Confira as ofertas no site, no APP ou em alguma de nossas lojas!
0 Comentários
Os comentários estão fechados.