Como tirar cheiro de mofo do quarto e melhorar a qualidade do ar?

Veja como tirar cheiro de mofo do quarto, do guarda-roupa e de outros ambientes na sua casa. E evite problemas de saúde!

Publicado por Frigelar | 10 de abril de 2023

Atualizado em 16 de agosto de 2023

Qualquer ambiente mal ventilado, seco e úmido, pode ser um local propício para mofo e bolor. Inclusive nos quartos que costumam ficar muito tempo fechados. Portanto, é muito importante saber como tirar o cheiro de mofo do quarto e fazer uma limpeza completa na sua casa para evitar problemas respiratórios.

A propagação de fungos ocorre em espaços onde o ar não tem uma boa circulação e a umidade é grande. Assim, o mofo só aumenta quando nenhuma providência é tomada. Quando isso acontece, o contato direto com o cheiro de mofo pode ser muito prejudicial à saúde.

É simples prevenir e até mesmo dar um fim nos fungos presentes nessas áreas. Porém, é preciso atenção nos cuidados com o quarto, principalmente quando se trata de um espaço que não é arejado. Veja o que fazer nessa situação para evitar esse incômodo.

Por que se preocupar com o mofo no quarto?

Apesar de parecer apenas uma mancha inofensiva e um problema estético no ambiente, as superfícies mofadas originadas por vários tipos de fungos podem causar diversas alergias e ainda riscos à saúde.

Além de apresentar um cheiro muito desagradável, a inalação frequente pode afetar diretamente as vias respiratórias, causando doenças como asma, sinusite, bronquite, rinite alérgica e ainda micoses na pele.

Estar em um ambiente nessas condições é extremamente ruim para o bem-estar. Além disso, condições de mal-estar mental e irritações por todo corpo também podem ter correlação a um ambiente mofado, como a insônia. Mas os problemas não param por aí.

Pessoas que já apresentam dificuldade em respirar ou alguma doença do tipo sofrem ainda mais com o mofo no quarto. Isso porque, ao dormir, normalmente o ambiente fica fechado e o cheiro aumenta.

Por isso, é fundamental melhorar as condições do ar e ainda uma limpeza frequente nos espaços que são muito secos e úmidos.

Como o cheiro de mofo no quarto fechado pode ter várias origens, desde a parede, colchão, guarda-roupa ou até em outras superfícies, é preciso uma limpeza minuciosa regularmente.

Como evitar o mofo em casa?

A melhor forma de evitar que o ambiente fique com bolor e mofado é priorizando a circulação do ar. Ou seja, manter janelas e portas de armários e guarda-roupa abertas, são fundamentais para o ar circular e evitar o abafamento.

Outra maneira de evitar a propagação dos fungos é fazendo a limpeza recorrente, mesmo nos móveis que ficam fechados. Nas paredes, é essencial averiguar possíveis infiltrações para evitar o mofo.

Para ambientes com pouca ventilação natural, você pode contar com um desumidificador para manter o ar circulando e controlar a umidade do local, evitando a aparição desses fungos.

Confira na Frigelar: Desumidificador de Ar EOS 12L com Compressor Antimofo

Produtos caseiros como vinagre, álcool e bicarbonato são ótimos antibactericidas para tirar o cheiro de mofo e acabar com os fungos. Então, um pano umedecido é a melhor solução para manter esses inquilinos longe.

Como tirar o cheiro de mofo do quarto?

Você tomou todos os cuidados para evitar o mofo, mas os fungos apareceram e deixaram o cheiro desagradável no quarto? Não entre em pânico: vamos ajudar com as próximas dicas.

Identifique a origem do cheiro: encontre onde o mofo está, se nas paredes, no armário, no chão ou nos móveis;

Entenda a causa: o mofo pode ocorrer por diversos motivos. Embora entender a causa não ajude a tirar o cheiro diretamente, vai garantir que ele não volte. Por isso, veja se há casos de excesso de umidade por infiltrações de canos de água nas paredes.

Cuide seus móveis: coloque estofados, como colchões e poltronas, no sol, contanto que eles não tenham indícios de bolor. Caso os móveis estofados estejam mofados, umedeça um pano em água morna, misture com bicarbonato de sódio e vinagre e passe nessas peças do quarto.

Esses ingredientes são excelentes opções caseiras para tirar o cheiro de mofo e evitar que apareçam novamente. Portanto, após a aplicação — sem excesso de água — é só deixar no sol para secar.

No ambiente, para amenizar o cheiro de mofo no ar, uma excelente opção é colocar bicarbonato de sódio em uma tigela e deixar em um canto do espaço por um tempo. Esse ingrediente é um ótimo desodorizador.

Como tirar cheiro de mofo da parede

Tirar o mofo e o cheiro da parede pode ser um pouco mais trabalhoso. A melhor maneira de fazer uma limpeza pesada é usando a água sanitária. Então, com as luvas de proteção, misture em um balde dois copos de água sanitária com um copo de água e meio copo de detergente.

Coloque tudo em um borrifador e espalhe por toda parede danificada, deixando agir por meia hora. Após esse tempo, borrife a mistura novamente e com o auxílio de uma escova esfregue toda região, finalizando com água ou um pano úmido limpo.

Para quartos com carpetes, o correto é apenas umedecer um pano e ir passando sem excesso. Entretanto, se o bolor for muito, provavelmente terá mais dificuldade em sair.

Como tirar cheiro de mofo do guarda-roupa

Para retirar todo o bolor e o cheiro de mofo do guarda-roupa, sugerimos uma mistura de cravo-da-índia e álcool.

Misture-os cerca de dois dias antes e deixe curtindo. Após esvaziar o móvel, passe um pano úmido com esse produto para remover o bolor. Aqui, atenção: verifique se há mofo nas roupas. Se for o caso, separe-as e coloque para lavar ou, caso sejam delicadas, leve em uma lavanderia especializada.

Após a primeira limpeza, verifique se ainda restou manchas e faça uma nova limpeza para finalizar. Mantenha um ventilador de frente para o guarda-roupa por pelo menos 20 minutos.

Por fim, envolva alguns cravos-da-índia em uma gaze e coloque nas prateleiras com as roupas para evitar que os fungos voltem.

Outra forma de tirar mofo do guarda roupa é utilizar vinagre ou água sanitária, que são opções baratas e simples.

Tenha mais segurança sem se preocupar com o mofo

Considerando que quem trabalha fora e diariamente nem sempre consegue manter a casa aberta. Por isso, o mofo acaba tendo mais espaço para propagar em todo ambiente, mas com os cuidados acima é possível manter um ar de qualidade.

Diante desse cenário, manter uma limpeza de armários, remover alimentos embolorados e arejar o ambiente sempre que possível podem evitar o problema. E para quem não pode manter as janelas e portas abertas, o desumidificador é a solução perfeita.

Desumidificador de ar EOS bivolt.
Desumidificador de ar EOS bivolt.

Conheça o desumidificador da linha EOS para reduzir a umidade de qualquer ambiente e garantir um ar de qualidade!

Além de uma linha de desumidificadores EOS, a loja também conta com vários modelos para que você possa escolher o ideal para seu lar sem precisar sair de casa e com um preço ótimo.

Aqui na Frigelar você encontra as melhores opções de desumidificadores para manter a sua casa mais seca e impedir o mofo. Além de muitos outros produtos da Linha EOS, marca própria da Frigelar. Confira as ofertas no site, no APP ou em alguma de nossas lojas.

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Quando Chamar um Técnico? Entenda os Sinais do seu Ar-Condicionado

Saiba como entender e identificar os sinais do seu ar-condicionado, e como saber quando chamar um técnico para cuidar do seu aparelho.

Continue Lendo...

Funções para Ajustar o Controle Remoto no Modo Quente

Saiba as melhores dicas e as principais funções para ajustar o controle remoto no modo quente e garantir o máximo de conforto.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!