Coronavírus: tudo que você precisa saber sobre a pandemia

Para enfrentar este período de incertezas, é preciso estar munido de informações confiáveis

Publicado por Cristiane | 20 de março de 2020

Atualizado em 14 de maio de 2021

Hoje o assunto do nosso artigo será totalmente focado na saúde e bem-estar. Vamos passar informações importantes sobre conforto e segurança para o enfrentamento da pandemia de coronavírus. Confira:

Sobre o que vamos falar?

  • O que é o Coronavírus;
  • Dados mundiais;
  • Sintomas; 
  • Como é a transmissão;
  • Formas de prevenção;
  • Medidas para tomar dentro de casa;
  • Como lavar as mão corretamente;
  • Notícias atuais: saiba onde encontrar informações e evitar fake news;
  • Bônus: a sua saúde mental também é importante – conheça formas de entretenimento em casa.

O que é o Coronavírus?

Para trazer um conteúdo verídico e confiável, muitas das informações que trouxemos aqui foram retiradas diretamente do site da Organização Mundial da Saúde (OMS). Desta forma teremos certeza da procedência do conteúdo, propagando apenas informações reais.  

Segundo o site da OMS, os coronavírus “são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV). A doença de coronavírus (COVID-19) é uma nova cepa que foi descoberta em 2019 e não foi identificada anteriormente em seres humanos.”

Dados mundiais

Outra informação idealizada pela OMS foi o seu Dashboard de situação atual do vírus no mundo. Em 13 de maio de 2021, os dados do site dizem que já existem 160,813,869 casos confirmados no mundo, 3,339,002 mortes. Realmente os dados são alarmantes, por isso toda prevenção é necessária nesse momento. Devemos sempre manter a calma e tomar as atitudes recomendadas pela organização.

Confira o dashboard você mesmo para dados ainda mais atuais. Acesse aqui e veja o mapa completo.

Sintomas do Coronavírus

Os sinais mais comuns de infecção pelo Coronavírus vão desde sintomas respiratórios até os mais parecidos com a gripe. Tosse seca, cansaço, febre, falta de ar são os mais comuns, podendo aparecer também dores no corpo, inflamação da garganta, congestionamento nasal e diarreia. 

Como é a transmissão

A transmissão do vírus é a maior preocupação da pandemia, já que ela ocorre facilmente. Assim como outros diversos vírus, o Coronavírus pode ser transmitidos por vias respiratórias, por gotas de saliva, contato físico, espirros, fala muito próxima aos infectados e contato de locais contaminados pelo vírus.

Formas de prevenção

Segundo o site da OMS, “as recomendações padrão para impedir a propagação da infecção incluem lavagem regular das mãos, cobertura de boca e nariz ao tossir e espirrar, cozinhar bem a carne e os ovos. Evite contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosse e espirros.” Além disso, também é indicado a higienização constante das mãos com álcool em gel 70%. 

Medidas para tomar dentro de casa

Mulher abrindo janela para deixar o ar circular, o que evita o vírus.
Os cuidados incluem a boa higienização e ventilação dos ambientes

Além da higienização das mãos e o cuidado com espirros e tosses, também existem medidas preventivas que você pode tomar dentro de casa. Uma delas é manter as janelas bem abertas para entrada de ar fresco e luz solar, isso ajuda no combate à transmissão. Outra medida é a higienização de superfícies de muito contato corporal, como corrimão de escadas, maçanetas, mesas, etc. 

Em caso de uma casa ou apartamento que tenha convívio com suspeitos de infecção pelo vírus, as ações diárias são ainda mais profundas. O G1 fez um conteúdo bem completo sobre essa situação. Se for o seu caso, leia com atenção clicando neste link. É fundamental que os infectados cuidem para não propagar ainda mais o vírus. 

Como lavar as mão corretamente

A importância em lavar as mãos para combater o Coronavirus
Além de utilizar álcool em gel, lave as mãos frequentemente

Como mencionamos, lavar as mãos é um ato de prevenção que pode ajudar muito no combate à pandemia. Por isso, nada melhor do que um vídeo mostrando direitinho como se faz esse procedimento, não é?

É por esse motivo que também separamos um link externo com o passo a passo correto na hora da lavagem das mãos. Confira e se proteja também. 

Notícias atuais: saiba onde encontrar informações e evitar fake news

Como o período da quarentena ainda pode durar algum tempo, é de extrema importância que todos se mantenham informados sobre o progresso no conhecimento da pandemia. Por isso, separamos o link que leva você até as notícias oficiais da OMS. Lá é o lugar certo para evitar fake news e ficar por dentro de tudo que é atual sobre o tema. Clique e salve esse link para consultar sempre que precisar.

Bônus: a sua saúde mental também é importante

Depois de tudo isso, também temos que pensar em saúde mental. Muitas pessoas estão fazendo quarentena e home office nesse período e, muitas vezes, o isolamento pode ser um tanto desafiador.

Por isso, o entretenimento também é muito importante numa hora dessas. Pensando na situação atual, muitas marcas e empresas liberaram conteúdos que eram disponíveis apenas para assinantes. A ideia é entregar entretenimento para manter as pessoas distraídas e envolvidas em outros assuntos que não envolvam sempre o Coronavírus.

A B9 criou um conteúdo que fala de serviços de streaming que liberam shows e séries para quem quer colocar na lista alguma coisa nova para assistir. Vem conferir e aproveitar você também.

Conecte-se à Frigelar

Na mesma ideia de trocar um pouco de assunto e seguir consumindo conteúdo relevante, vamos compartilhar nossas redes para que você confira promoções, dicas e informações sobre climatização e refrigeração. Por isso, acesse nosso blog, Facebook e Instagram


Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Como Fazer a Limpeza em Liquidificadores com Design Prático

Saiba como fazer a limpeza em liquidificadores de forma adequada e prática, além de garantir seu alto desempenho e durabilidade.

Continue Lendo...

Escolhendo a Chaleira Elétrica que Combina com seu Estilo de Vida

Saiba como analisar as melhores opções enquanto estiver escolhendo a chaleira elétrica ideal para a sua casa.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!