Coronavírus: na Frigelar a saúde vem em primeiro lugar – tudo que você precisa saber sobre a pandemia.

Hoje o assunto do nosso artigo será totalmente focado na […]

Publicado por Frigelar | 20 de março de 2020

Atualizado em 25 de setembro de 2020

Hoje o assunto do nosso artigo será totalmente focado na saúde e bem-estar da população. Aqui, como sempre fazemos em nossos conteúdos, vamos passar informações importantes sobre conforto e segurança, só que dessa vez vamos priorizar tudo que você precisa saber para ajudar na contenção do vírus no mundo. Fique ligado!

Sobre o que vamos falar?

  • O que é o Coronavírus;
  • Dados mundiais;
  • Sintomas; 
  • Como é a transmissão;
  • Formas de prevenção;
  • Medidas para tomar dentro de casa;
  • Como lavar as mão corretamente;
  • Notícias atuais: saiba onde encontrar informações e evitar fake news;
  • Bônus: a sua saúde mental também é importante – conheça formas de entretenimento em casa;
  • Links externos com informações completas.

O que é o Coronavírus?

Para trazer um conteúdo verídico e confiável, muitas das informações que trouxemos aqui foram retiradas diretamente do site da Organização Mundial da Saúde (OMS). Desta forma teremos certeza da procedência do conteúdo, propagando apenas informações reais. Logo de cara, já respondemos a pergunta sobre o Coronavírus com a explicação da OMS. 

Segundo o site da organização, os coronavírus “são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV). A doença de coronavírus (COVID-19) é uma nova cepa que foi descoberta em 2019 e não foi identificada anteriormente em seres humanos.”

Dados mundiais

Outra informação incrivelmente idealizada pela OMS foi o seu Dashboard de situação atual do vírus no mundo. Esse artigo foi escrito no dia 9 de março e, nesta data, os dados do site dizem que já existem 207.855 casos confirmados no mundo, 8.648 mortes e 166 áreas ou países com ocorrências da doença. Realmente os dados são alarmantes, por isso toda prevenção é necessária nesse momento. Devemos sempre manter a calma e tomar as atitudes recomendadas pela organização. Confira o dashboard você mesmo para dados ainda mais atuais. Acesse aqui e veja o mapa completo.

Sintomas

Os sinais mais comuns de infecção pelo Coronavírus vão desde sintomas respiratórios até os mais parecidos com a gripe. Tosse seca, cansaço, febre, falta de ar são os mais comuns, podendo aparecer também dores no corpo, inflamação da garganta, congestionamento nasal e diarréia. 

Como é a transmissão

A transmissão do vírus é a maior preocupação da pandemia, já que ela ocorre facilmente. Assim como outros diversos vírus, o Coronavírus pode ser transmitidos por vias respiratórias, por gotas de saliva, contato físico, espirros, fala muito próxima aos infectados e contato de locais contaminados pelo vírus.

Formas de prevenção

Segundo o site da OMS, “as recomendações padrão para impedir a propagação da infecção incluem lavagem regular das mãos, cobertura de boca e nariz ao tossir e espirrar, cozinhar bem a carne e os ovos. Evite contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosse e espirros.” Além disso, também é indicado a higienização constante das mãos com álcool em gel 70%. 

Medidas para tomar dentro de casa

Mulher abrindo janela para deixar o ar circular, o que evita o vírus.

Além da higienização das mãos e o cuidado com os espirros e tosses, também existem medidas preventivas que você pode tomar dentro de casa, Uma delas é manter as janelas bem abertas para entrada de ar fresco e luz solar, isso ajuda no combate à transmissão. Outra medida é a higienização de superfícies de muito contato corporal, como corrimão de escadas, mesas de casa, etc. 

Em caso de uma casa ou apartamento que tenha convívio com suspeitos de infecção pelo vírus, as ações diárias são ainda mais profundas. O G1 fez um conteúdo bem completo sobre essa situação. Se for o seu caso, leia com atenção clicando neste link. É fundamental que os infectados trabalhem para não propagar ainda mais o vírus. 

Como lavar as mão corretamente

A importância em lavar as mãos para combater o Coronavirus

Como mencionamos, lavar as mãos é um ato de prevenção que pode ajudar muito no combate à pandemia. Por isso, nada melhor do que um vídeo mostrando direitinho como se faz esse procedimento, não é? É por esse motivo que também separamos um link externo com o passo a passo correto na hora da lavagem das mãos. Confira e se proteja também. 

Notícias atuais: saiba onde encontrar informações e evitar fake news

Ok. Já falamos das principais informações que temos até agora sobre o Coronavírus. Porém, como o período da quarentena ainda pode durar algum tempo, é de extrema importância que todos se mantenham informados sobre o progresso no conhecimento da pandemia. Por isso, separamos o link que leva você até as notícias oficiais da OMS. Lá é o lugar certo para evitar fake news e ficar por dentro de tudo que é atual sobre o tema. Clique e salve esse link para consulta sempre que quiser. O conteúdo está em inglês, mas quem quiser ler em português, basta clicar o lado direito do mouse e solicitar a tradução automática do site.

Bônus: a sua saúde mental também é importante – conheça formas de entretenimento em casa

Depois de tudo isso, também temos que pensar em outra saúde do ser humano: a mental. Muitas pessoas estão fazendo quarentena e home office nesse período e, muitas vezes, o isolamento pode ser um tanto desafiador. Por isso, o entretenimento também é muito importante numa hora dessas. Pensando na situação atual, muitas marcas e empresas liberaram conteúdos que eram disponíveis apenas para assinantes. A ideia é entregar entretenimento para manter as pessoas distraídas e envolvidas em outros assuntos que não envolvam sempre o Coronavírus. A B9 criou um conteúdo que fala de serviços de streaming que liberam shows e séries para quem quer colocar na lista alguma coisa nova para assistir. Vem conferir e aproveitar você também.

Links externos com informações completas

Por fim, vamos compartilhar conhecimento novamente (é sempre bom, né?). Abaixo, listamos algumas páginas com ainda mais informações sobre o vírus. Sobre quer saber ainda mais sobre, basta clicar e conhecer: 

APROVEITE E SE CONECTE À FRIGELAR

Na mesma ideia de trocar um pouco de assunto e seguir consumindo conteúdo relevante, vamos compartilhar nossas redes para que você confira promoções, dicas e informações sobre o mundo Frigelar (climatização, refrigeração e muito mais). Por isso, acesse nosso blog, Facebook e Instagram

Veja também!

Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado

Entenda mais sobre as funcionalidades do aparelho e como ajudá-lo a gelar mais

Continue Lendo...

Turbine o seu ventilador para resfriar um ambiente rapidamente

Até mesmo a forma como se posiciona o aparelho influencia na sua capacidade de reduzir a sensação térmica

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!