Como utilizar o detector de vazamento de gás?

Saiba como o detector de vazamento de gás pode ser fundamental para evitar problemas no seu ar-condicionado e resolvê-los com antecedência.

Publicado por Frigelar | 23 de dezembro de 2022

Atualizado em 6 de janeiro de 2023

A fuga de fluido refrigerante pode ser causada por alguma rachadura, corrosão ou conexões mal encaixadas e vedadas. O vazamento do gás faz com que o aparelho não refrigere corretamente, prejudicando a sua vida útil, desempenho e consumindo mais energia. Assim, utilizar um detector de vazamento de gás eletrônico pode lhe ajudar muito.

Antigamente, existiam formas mais arcaicas de identificar vazamentos e nem sempre funcionavam de forma confiável. Com o avanço da tecnologia, foram desenvolvidos novos tipos de detectores de vazamento de gás e atualmente os modelos eletrônicos facilitam muito o trabalho do profissional.

Nesse conteúdo explicaremos tudo sobre o detector eletrônico de vazamento de gás da EOS.

O que é o detector de vazamento de gás EOS

O detector de vazamento de gás da marca EOS é um equipamento portátil de alta tecnologia, baixo consumo de energia e altamente sensível a fugas de gás.

Sua função é detectar as menores fugas utilizando um alto nível de sensibilidade, o que garante uma excelente eficiência para facilitar o trabalho do profissional.

O aparelho possui 5 níveis de ajuste do grau de sensibilidade em tempo real e 6 mostradores de led para indicar visualmente o grau de vazamento e nível de sensibilidade, além de controles por toque para que a operação seja mais conveniente.

Quais os tipos de vazamentos ele identifica?

  • – Todos os tipos de gases refrigerantes halogenados (incluindo Cloro e Flúor), como CFCs (R12, R11, R500, R503 etc.), HCFCs (R22, R123, R124, R502 etc.), HFCs (R134a, R410a, R404a, R125 etc.);
  • – Vazamento de óxido de etileno em equipamentos de esterilização hospitalar;
  • – SF-6 em disjuntores de alta voltagem;
  • – Gases como Cloro, Flúor e Bromo (gases halogenados);
  • – Agentes limpadores utilizados em aplicações de limpeza a seco, como o percloroetileno;
  • – Gases halogenados em sistemas de anti-incêndio;

Como utilizar o detector de vazamento de gás EOS

O detector eletrônico EOS permite que você encontre os vazamentos de gás com maior praticidade.
O detector eletrônico EOS permite que você encontre os vazamentos de gás com maior praticidade.

Confira na Frigelar: Detector de Vazamento de Gás Eletrônico EOS

Pressione o botão ON/OFF para ligar o aparelho. Os 7 indicadores de LED irão piscar por 5 segundos e todas as luzes vermelhas irão escurecer gradualmente e entrar em modo normal de operação.

O LED mais à esquerda irá acender em cor verde, indicando a voltagem normal das pilhas.

Um sinal sonoro será ouvido a cada segundo, para indicar concentrações presentes em nível zero. Pronto, o detector está pronto para ser utilizado.

Quando o detector é ligado, sua sensibilidade padrão é entre os níveis 4 e 5, sem luzes indicadoras. A sensibilidade pode ser ajustada pressionando o botão “SENS”. O nível de sensibilidade será mostrado nos LEDs indicadores. A frequência do alarme sonoro muda de acordo com o nível de sensibilidade, quanto maior o nível, mas rápido será o som emitido.

Para reiniciar a sensibilidade do detector, pressione o botão “RESET”. Todas as luzes indicadoras acenderão por 2 segundos, confirmado assim a operação de reinício. Isso faz com que o detector ignore as concentrações de refrigerante presente na ponteira, permitindo o usuário zerar a detecção para encontrar maiores concentrações de vazamento.

Ao detectar um vazamento, sopre um jato de ar na área suspeita e repita a verificação. Em casos de vazamentos muitos grandes, usar um jato de ar ajuda a localizar a posição exata do vazamento.

Mova a sonda para o ar puro com a intenção de reiniciá-la. Então, segure a ponteira o mais próximo possível do local de vazamento e mova-a lentamente ao redor da área até que o local completo de vazamento seja confirmado.

Ao identificar o vazamento, é o momento de trocar/reparar a tubulação ou a conexão e repor o gás que foi perdido. Após realizar o reparo do sistema, realize novamente a verificação, principalmente nas áreas consertadas.

Recomendações para a utilização

– O ar-condicionado ou sistema de refrigeração deve estar preenchido com fluido refrigerante suficiente para ter uma pressão de ao menos 340kpa (50psi) enquanto desligado.

– Em temperaturas abaixo de 15°C, vazamentos podem não ser detectados, já que a pressão pode não ser suficiente.

– Se o local testado estiver contaminado, cuidado para não contaminar a ponta da sonda. A ponta da sonda deve sempre ser limpa com uma toalha industrial seca ou soprado com um jato de ar. Não utilize limpadores ou solventes, que poderão danificar o aparelho.

– Realize a detecção em todo o sistema de refrigeração. Verifique todos os condutores, tubos, junções, partes seladas por porcas, linhas de soldas, componentes e procure por vazamento de lubrificantes, dano físico ou corrosão. Toda a área suspeita deve ser checada com cuidado.

– Sempre siga um caminho contínuo no sistema em busca de vazamentos. Ao detectar, a sonda deve ser movida ao redor do local.

Mais sobre o detector eletrônico de vazamento de gás EOS

O detector eletrônico de vazamento EOS é bivolt e, ao adquiri-lo, você encontra no kit:

  • 01 maleta plástica;
  • 01 detector de vazamento;
  • 01 manual de instrução;
  • 01 sonda extra de detecção;
  • 01 jogo de pilhas.

O aparelho cumpre com os requisitos da regulação F-gás, bem como os standards SAE J1627 e EN 14624.

Uma das inovações da linha EOS, marca própria da Frigelar, o detector de vazamento eletrônico pode facilitar muito o dia a dia do profissional refrigerista.

Na Frigelar, você encontra as melhores ofertas de detectores de vazamento de gás e diversas outras ferramentas para os seus serviços. Confira as opções no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Por Que Investir em um Refrigerador Duplex Para a Sua Casa?

Saiba porque um refrigerador duplex para a sua casa pode ser a escolha perfeita para organizar os seus alimentos.

Continue Lendo...

Praticidade no Dia a Dia Com uma Cervejeira em Casa

Saiba como uma cervejeira em casa pode proporcionar maior conforto e praticidade no dia a dia e garantir as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!