Dia Nacional do Café: dicas para a sua bebida ideal

No Dia Nacional do Café, saiba a forma ideal de prepara-lo e conheça outras receitas inovadoras

Publicado por Frigelar | 24 de maio de 2022

Atualizado em 19 de agosto de 2022

Para grande parte dos brasileiros o dia só começa após um bom café. Essa típica bebida se tornou uma das conhecidas culturas brasileiras e indispensável em dias frios. Mas sobre o café, você sabia que ele tem uma dosagem ideal para ser preparado, ou que possui receitas geladas? Neste Dia Nacional do Café, aprenda receitas inovadoras com seu sabor único.

O café é uma das grandes bebidas tradicionais no país e que consegue combinar com diversas coisas, afinal, quem não ama um café quentinho com bolo ou biscoitos? É a bebida que complementa o café da manhã, da tarde, que cai muito bem após o almoço e ainda esquenta no frio ou acompanha uma boa leitura.

Mas você sabia que para preparar um bom café não basta apenas colocar a água e qualquer quantidade de pó e esperar um bom resultado? Para extrair ao máximo o sabor do café e aproveitar ainda mais ele, você deve seguir as recomendações de uma dosagem ideal para preparar a sua bebida. Confira aqui!

Café tradicional na cafeteira

O bom café tradicional precisa de uma cafeteira, não é mesmo? É muito mais prático, simples e elegante preparar o café em uma cafeteira. Você não precisa ferver a água e passar o café no coador, não faz sujeira, é mais simples e evita riscos de se queimar com a água quente. Além de ser mais elegante receber suas visitas e deixar que a cafeteira prepare sua bebida.

Mas você sabia que até mesmo com a cafeteira o café ideal possui uma dosagem certa para ter uma melhor qualidade? Pois confira!

– Em uma cafeteira certifique-se de que o compartimento do café está limpo e use um filtro novo;

– Sobre a medida do café o ideal é que você coloque três colheres de sopa de café para cada 1L de água – mas você pode variar isso se prefere mais suave ou forte;

– No compartimento correto deposite a água que vai preparar a sua bebida. De preferência que seja uma água filtrada;

– Por último você só vai apertar o botão liga/desliga e aguardar o seu café ficar pronto.

Dependendo do seu modelo de cafeteira, também pode programar para que ele passe o seu café no momento que você desejar.

O tradicional café passado na cafeteira.

E, se você gosta do café passado com coador, pode aproveitar nossas Chaleiras Elétricas EOS, que vão ferver a sua água ainda mais rápido para isso. Confira as nossas opções de chaleiras clicando aqui!

Leia também: Chaleira Elétrica EOS: é um bom investimento?

Receita de Frappuccino

E, para você que é um bom amante do sabor do café, pode inovar com receitas diferentes, incluindo um ótimo frappuccino, o famoso café gelado. Essa receita pode ser mais simples do que parece e você aprende a fazer o seu próprio frappuccino em casa. Confira aqui!

Ingredientes

  • 350ml de café gelado
  • 200ml de leite
  • 100g de leite condensado
  • 40g de chocolate meio amargo
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • Gelo
  • Chantilly (a gosto)
  • Cacau em pó (a gosto)

Modo de preparo

Para preparar o seu frappuccino é bem simples e você pode fazer isso em apenas quatro etapas:

1. No liquidificador você vai misturar o café, o leite, o leite condensado, o chocolate meio amargo, o extrato de baunilha e o gelo. E vai colocar para bater tudo até ficar homogêneo;

2. Após ficar na consistência ideal, você vai servir a bebida em um copo alto e, caso seja do seu gosto, cubra a bebida com chantilly. Você também pode colocar mais pedras de gelo se preferir;

3. E também ao seu gosto, você vai polvilhar em cima do chantilly um pouco de cacau em pó para dar aquele toque final e um sabor especial;

4. Pronto! Agora é só saborear o seu delicioso frappuccino!

Frappuccino gelado é a bebida ideal no calor.

Dicas na hora de comprar o seu café

– Verifique na embalagem se o café é 100% arábica;

– Procure no rótulo o nome do produtor;

– Veja a data de fabricação (o ideal é ser em até 90 dias atrás);

– Verifique se as notas sensoriais lhe agradam.

O café é um algo tão tradicional na vida dos brasileiros que cada vez mais surgem diferentes receitas com essa iguaria da nossa cultura. São diferentes bebidas, receitas e até chocolates com sabor ou um toque de café.

Não por coincidência, o café faz tanta parte da nossa cultura, que transformou o Brasil no principal exportador do produto no mundo. Afinal, só os brasileiros são responsáveis por 35% da exportação de café no mundo.

Então no Dia Nacional do Café, aproveite e convide seus amigos, familiares e colegas para tomar aquele cafezinho tradicional que é tão familiarizado por todos. E, se quer algo diferenciado, experimente alguns derivados do café como cappuccino, mocaccino, ou frappuccino se preferir uma bebida gelada.

E, para você que gosta do bom e velho café passado, na Frigelar você encontra ótimos modelos de cafeteiras para preparar o seu cafezinho em casa. Não perca nossas ofertas sempre com os melhores preços de mercado. Confira no site, no APP ou em alguma de nossas lojas próximas a você!

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!