Dicas para um home office produtivo e confortável

É isso aí, pessoal! Estamos num momento muito importante para […]

Publicado por Frigelar | 1 de abril de 2020

Atualizado em 21 de outubro de 2020

É isso aí, pessoal! Estamos num momento muito importante para a história da humanidade e, uma das formas de muita gente em ajudar é ficando em casa. Vimos campanhas com hashtags crescerem e entrarem no lar de milhões de pessoas no mundo. Pensando nisso, também resolvemos fazer a nossa parte e ajudar aqueles que estão quarentena a ter um trabalho remoto ainda mais produtivo e confortável (já que conforto é com a gente mesmo). Por isso, elencamos 5 dicas bem importantes para quem deixou de ir a sua empresa todos os dias e trabalha na mesa de casa. Preparados para conhecer? Se você já trabalha com home office e tiver outras dicas para compartilhar, deixe seu comentário nas nossas redes sociais nos contando esse conhecimento. É hora de ficarmos longe em questão de distância, mas juntos ao mesmo tempo. Vamos lá!

5 dicas de Home Office

1 – Defina uma rotina

Para a nossa primeira dica, vamos falar da famosa rotina. Ela existe com facilidade no dia a dia de um trabalho numa empresa (em tempos normais). Temos reuniões agendadas toda semana, preparamos o café assim que chegamos todos os dias, seguimos com a pauta diária e assim vai… A rotina é uma boa forma de manter todo o seu trabalho organizado e, principalmente, com um fluxo de produção que atende a demanda no tempo certo. Porém, agora que estamos em casa, a rotina pode ser um pouco mais difícil de ser estabelecida, já que inevitavelmente acabamos misturando tempo de trabalho com o tempo de descanso no nosso lugar preferido no mundo: o nosso lar. Porém, a dica é exatamente essa: estabeleça uma rotina para que isso não aconteça. Com certas atividades diárias e repetitivas, seu corpo e mente entenderão qual é a hora que você precisa começar a trabalhar e produzir, e a hora de descansar e aproveitar o tempo livre. Assim, os dias de semana começam a ficar diferentes dos finais de semana ou dias de folga. E isso é fundamental para nossa saúde mental e física. 

2 – Adeus ao pijama – tenha um horário fixo de trabalho

Aqui ainda estamos na ideia de não misturar hora de produção com hora de descanso. Por isso, acordar e trabalhar de pijama não é uma boa ideia. A nossa dica é se manter na rotina que tinha ao ir ao trabalho. Você tomava um banho de manhã cedo, se vestia, colocava um bom perfume e ia trabalhar? Pois, faça o mesmo em home office. Tire o pijama, coloque aquela roupa de trabalho e mão na massa. Isso também vai ajudar a distinguir suas horas de produção das de ócio (trazendo ainda mais produtividade ao seu dia a dia e ao seu trabalho). 

3 – Tenha um lugar específico e confortável dentro de casa para trabalhar

Nesta terceira dica, também chegamos ao nosso ponto de expertise aqui na Frigelar: conforto. Há inúmeros estudos no mundo que falam o quanto a temperatura pode ajudar ou atrapalhar a produtividade diária de trabalho. É por esse motivo, que muitas empresas contam com bons ares-condicionados para seus colaboradores. Você, certamente sente a diferença de produção na pele quando está em um ambiente climatizado ou num lugar muito quente ou muito frio. Nossa mente acaba focando nas necessidades físicas e deixando mais de lado a atenção que precisamos ter diariamente com a nossa pauta. No home office isso não é diferente. Por isso, escolha um ambiente ou um lugar na sua casa específico para o trabalho remoto. Se for possível, um quarto bem climatizado, ou ainda um cantinho na sala com uma mesa localizada na parte mais agradável do local. Nessas horas, contar com um aparelho de ar-condicionado pode ser a diferença que você precisa para se sentir ainda mais confortável e ainda mais produtivo(a). Afinal, é ótimo contar com um ambiente climatizado, não é? Se você estiver procurando por algum, acesse nosso site e confira promoções especiais. 

Organize seu espaço de home office

4 – Tire intervalos

Essa quarta dica é muito importante para a sua saúde mental. Assim como o dia a dia em sua empresa, você deve reservar um tempo para pequenos intervalos. Seja para comer uma fruta ou conversar pelo skype com um amigo ou familiar, é importante tirar 15 minutos no meio da tarde e no meio da manhã para dar respiro ao seu cérebro. Com este descanso rápido, você consegue retomar as energias para seguir até o fim do seu turno. É importante lembrar que a sobrecarga de trabalho é comum no home office e desenhar a linha limite de imersão produtiva também é necessário para seguir a quarentena de forma saudável e equilibrada. 

5 – ON no trabalho – OFF nas redes sociais

Distrações, distrações e mais distrações. Um dos grandes problemas que as pessoas enxergam no home office são as distrações por todo lado. Parar um minuto para lavar a louça, 5 minutos para um banho, 3 para ver um vídeo no celular e, em questão de minutos, o dia chega ao fim e você mal trabalhou. É, esse com certeza é um obstáculo pesado no trabalho remoto, mas não é invencível. A nossa dica é: desligar as notificações de seu celular. Durante o horário de produção, minimize as famosas distrações que mencionamos e foque no trabalho. Assim, será mais fácil esquecer do mundo virtual e seguir na pauta diária. Experimente e conte para a gente o que achou nas nossas redes sociais.

ABRACE SUA ROTINA – MAS QUEBRE-A NOS FINAIS DE SEMANA OU DIAS DE FOLGA

Aqui neste artigo, focamos bastante em rotina e ações que você pode tomar para produzir melhor. Porém, tudo na vida tem um equilíbrio e com a rotina é a mesma coisa. Em seus dias de folga, lembre-se: hoje NÃO é um dia de trabalho. Então, aproveite o ócio do jeito que você quiser. Mude seus dias e faça os sábados serem diferentes das segundas. Seja ligando a Netflix, jogando cartas, lendo um artigo Frigelar, cozinhando ou fazendo exercícios: o dia é todo seu!

Conecte-se às nossas redes

Veja também!

Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado

Entenda mais sobre as funcionalidades do aparelho e como ajudá-lo a gelar mais

Continue Lendo...

Turbine o seu ventilador para resfriar um ambiente rapidamente

Até mesmo a forma como se posiciona o aparelho influencia na sua capacidade de reduzir a sensação térmica

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!