Conheça os efeitos da umidade do ar para sua saúde e saiba como controlar

A oscilação brusca de umidade pode causar desconforto e afetar a saúde

Publicado por Frigelar | 28 de agosto de 2018

Atualizado em 14 de maio de 2021

Controlar a umidade do ar na sua casa é garantia de conforto, bem-estar e saúde. Afinal, quando a umidade relativa do ar está muito alta ou muito baixa, o seu corpo é diretamente afetado por essas sensações. 

A importância da umidade do ar em casa

Frequentemente, médicos e outros profissionais da área ressaltam a importância da umidade do ar para a saúde. Algumas pessoas sentem efeitos físicos, como tontura e problemas respiratórios como rinite, sinusite e asma. Tanto a umidade do ar excessiva quanto a muito baixa podem causar diversos problemas.

Mas você sabe qual é a umidade relativa do ar adequada? No geral, a umidade ideal para ambientes fechados é de 45%. Se a umidade do ambiente estiver abaixo de 30%, significa que o ar está muito seco. Se estiver acima dos 50%, está muito úmido.

Veja alguns sinais de oscilação da umidade do ar para saber identificar em sua casa:

  • Se os vidros da sua casa ficam embaçados com frequência, essa é uma indicação de que a umidade está muito alta;
  • Indícios de mofo nas paredes e no teto, além de paredes constantemente molhadas, também indicam excesso na umidade do ar;
  • Secura e rachaduras em móveis e pinturas podem ser indicativos de umidade muito baixa.

Efeitos da umidade do ar na saúde

Quando a umidade do ar está dentro da faixa recomendada, o corpo humano não sofre variações bruscas de temperatura. Com isso, experimentamos uma sensação de bem-estar, capaz até mesmo de aumentar a produtividade. Problemas respiratórios, como alergias e asma, também ficam mais fáceis de controlar.

Já a queda da umidade prejudica a passagem de ar pelas vias aéreas, uma vez que elas ficam mais ressecadas. Com isso, há o aumento do surgimento e da probabilidade de intensificação de doenças respiratórios.

Esse ressecamento pode, inclusive, ocasionar sangramentos e dores no nariz. Então, é importante fazer uso de soro fisiológico, de modo a manter as narinas hidratadas. Isso é especialmente importante para bebês e crianças, que são mais sensíveis a essas complicações. Além disso, a baixa umidade pode piorar quadros alérgicos, aumentar o ressecamento da pele e irritar os olhos.

Algumas ações simples podem diminuir os efeitos da queda da umidade, como:

  • uso de um umidificador;
  • colocar bacias com água nos cômodos da casa;
  • utilizar panos úmidos durante a limpeza.

Já o nível de umidade elevado favorece o aparecimento de mofo, fungos, ácaros e bolores, afetando pessoas que possuem problemas respiratórios, como rinite, sinusite e asma.

A importância da umidade do ar para idosos e crianças

Efeitos da umidade do ar para sua saúde
É preciso ter atenção redobrada com a saúde de crianças e idosos

A importância da umidade do ar para idosos e crianças é gigantesca. As doenças alérgicas e respiratórias são bastante comuns entre crianças e idosos, devido ao funcionamento do sistema imunológico, que nas crianças ainda está se desenvolvendo e, nos idosos, pode apresentar fragilidade. Com isso, estes grupos acabam apresentando mais chances de ter algum tipo de complicação.

Então, é fundamental que o cuidado com a umidade relativa do ar seja redobrado. Além disso, é muito importante procurar um médico a qualquer sinal de mal-estar

Uma dica valiosa é evitar muitos bichos de pelúcia e tapetes no ambiente. Estes objetos acumulam fungos, ácaros e microrganismos no geral. Quando a umidade do ar estiver baixa, o recomendado é manter o corpo bastante hidratado.

Como controlar a umidade do ar?

Como citado anteriormente, a oscilação brusca de umidade pode causar desconforto e afetar a saúde, principalmente de idosos e crianças. Então, é importante contar com aparelhos que mantenham a umidade do ar sempre adequada. Para manter o ambiente com a umidade do ar apropriada, existem duas soluções:

Quando o ar estiver mais seco que o normal, ou seja, com baixa umidade, aposte em um umidificador de ar.  Esse aparelho é capaz de aumentar o conforto e pode ser fundamental, principalmente, para quem possui alergias respiratórias. Você pode encontrar alguns modelos de umidificador em nossa loja e todos eles proporcionam a correção da umidade ambiente.

Já se a situação for de ar excessivamente úmido, aposte em um ar-condicionado. Isso mesmo! Ele é capaz de reduzir a umidade do ar e auxiliar na sensação de conforto. 

Hoje, você pode optar por uma tecnologia ainda mais versátil: o ar-condicionado de ciclo reverso. Esses modelos possuem funções para resfriar e aquecer um ambiente. Ou seja, além de serem capazes de reduzir a umidade do seu ambiente, eles também possuem a função de aquecer o recinto.

Garanta conforto e saúde com a Frigelar!

Já decidiu investir em um aparelho de ar-condicionado ou em um umidificador? Então não deixe de conhecer nossa loja! Na Frigelar você conta com mais de 50 anos de experiência e tem a certeza de fazer a melhor compra em um centro completo de refrigeração e climatização.

Veja também!

Panela de pressão elétrica: mais segurança e facilidade na cozinha

São muitas as vantagens das panelas de pressão elétricas em comparação com as tradicionais

Continue Lendo...

Encontre o ar-condicionado Samsung perfeito para o seu bolso

Seja para uso residencial ou comercial, os aparelhos Samsung aliam eficiência e durabilidade

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!