Entenda os efeitos da umidade do ar para sua saúde

Controlar a umidade do ar na sua casa é garantia […]

Publicado por Frigelar | 28 de agosto de 2018

Atualizado em 21 de outubro de 2020

Controlar a umidade do ar na sua casa é garantia de conforto, bem-estar e saúde. Isso porque quando a umidade relativa do ar está muito alta ou muito baixa, o seu corpo é diretamente afetado por essas sensações. Quer saber mais sobre os efeitos da umidade do ar na sua saúde e como controlá-la? Então siga na leitura conosco. Qualquer dúvida, é só deixar sua pergunta abaixo, nos comentários. 

A importância da umidade do ar em casa

Frequentemente médicos e outros profissionais da área ressaltam a importância da umidade do ar para a saúde. Algumas pessoas sentem efeitos físicos como tontura e problemas respiratórios como rinite, sinusite e asma.

Tanto a umidade do ar excessiva quanto a muito baixa podem causar diversos problemas. Mas você sabe qual é a umidade relativa do ar adequada? No geral, a umidade ideal para ambientes fechados é de 45%Se a umidade do ambiente estiver abaixo de 30%, significa que o ar está muito seco; Se estiver acima dos 50%, está muito úmido. Veja alguns sinais de oscilação da umidade do ar para saber identificar em sua casa:

  • Se os vidros da sua casa ficam embaçados com frequência, essa é uma indicação de que a umidade da sua casa está muito alta;
  • Indícios de mofo nas paredes e no teto, além de paredes constantemente molhadas também indicam excesso na umidade do ar;
  • Secura e rachaduras em móveis e pinturas também podem ser indicativos de umidade muito baixa.

Efeitos da umidade do ar na saúde

A importância da umidade do ar vai muito além do meio ambiente, pois ela está ligada também à sua sensação de bem-estar e conforto. Continue a leitura e descubra como a umidade pode afetar o seu organismo:

1. Benefícios

Quando a umidade do ar está dentro da faixa recomendada, o corpo humano não sofre variações bruscas de temperatura, por exemplo. Com isso, experimentamos uma sensação de bem-estar, capaz até mesmo de aumentar a produtividade. Problemas respiratórios, como alergias e asma, também ficam mais fáceis de controlar.

2. Prejuízos da umidade em níveis instáveis

Quando há oscilação da umidade do ar, é preciso ter alguns cuidados com a sua saúde. A queda da umidade prejudica a passagem de ar pelas vias aéreas, já que elas ficam mais ressecadas. Com isso, há o aumento do surgimento e probabilidade de intensificação de doenças e problemas respiratórios.

Esse ressecamento pode, inclusive, ocasionar sangramentos e dores no nariz. Então, é importante fazer uso de soro fisiológico, de modo a manter as narinas hidratadas. Isso é especialmente importante para bebês e crianças, que são mais sensíveis a essas complicações. Além disso, a baixa umidade pode piorar quadros alérgicos, aumentar o ressecamento da pele e irritar os olhos.

Algumas ações simples podem diminuir os efeitos da queda da umidade, como:

  • uso de um umidificador;
  • bacias com água nos cômodos da casa;
  • panos úmidos durante a limpeza.

Já o nível de umidade elevado favorece o aparecimento de mofo, fungos, ácaros e bolores, afetando pessoas que possuem problemas respiratórios, como rinite, sinusite e asma.

A importância da umidade do ar para idosos e crianças

Efeitos da umidade do ar para sua saúde

A importância da umidade do ar para idosos e crianças é gigantesca, pois a variação pode afetar profundamente o organismo dessas faixas etárias. As doenças alérgicas e respiratórias são bastante comuns entre crianças e idosos, devido ao funcionamento do sistema imunológico – que nas crianças ainda está se desenvolvendo e, nos idosos, pode apresentar fragilidade. Com isso, estes grupos de pessoas acabam apresentando mais chances de ter algum tipo de complicação.

Então, é fundamental que o cuidado com a umidade relativa do ar seja redobrado. Além disso, é muito importante procurar um médico frente a qualquer sinal de mal-estar. Uma dica valiosa é evitar muitos bichos de pelúcia e tapetes no ambiente. Estes objetos acumulam fungos, ácaros e microrganismos no geral. Quando a umidade do ar estiver baixa, o recomendado é manter o corpo bastante hidratado.

Como controlar a umidade do ar?

Como citado anteriormente, a oscilação brusca de umidade pode causar desconforto e afetar a saúde, principalmente de idosos e crianças. Então, é importante contar com aparelhos que mantenham a umidade do ar sempre adequada. Para manter o ambiente com a umidade do ar apropriada, existem duas soluções:

Quando o ar estiver mais seco que o normal, ou seja, com baixa umidade, aposte em um umidificador de ar.  Esse aparelho é capaz de aumentar o conforto e pode ser fundamental, principalmente, para quem possui alergias respiratórias. Você pode encontrar alguns modelos de umidificador em nossa loja e todos eles proporcionam a correção da umidade ambiente.

Já se a situação for de ar excessivamente úmido, aposte em um ar-condicionado. Isso mesmo! Ele é capaz de reduzir a umidade do ar e auxilia na sensação de conforto. Hoje, você pode optar por uma tecnologia ainda mais versátil: o ar-condicionado de ciclo reverso. Esses modelos possuem funções para resfriar e aquecer um ambiente. Ou seja, além de serem capazes de reduzir a umidade do seu ambiente, eles também possuem a função de aquecer o recinto.

Garanta conforto e saúde com a Frigelar!

Já decidiu investir em um aparelho de ar-condicionado ou em um umidificador? Então não deixe de conhecer nossa loja! Na Frigelar você conta com mais de 52 anos de experiência e tem a certeza de fazer a melhor compra em um centro completo de refrigeração e climatização.

Quer continuar lendo mais sobre os benefícios do ar-condicionado? Acesse  os links abaixo:

Você gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário logo abaixo! Sua opinião é muito importante para nós.

Veja também!

Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado

Entenda mais sobre as funcionalidades do aparelho e como ajudá-lo a gelar mais

Continue Lendo...

Turbine o seu ventilador para resfriar um ambiente rapidamente

Até mesmo a forma como se posiciona o aparelho influencia na sua capacidade de reduzir a sensação térmica

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!