Entendendo os diferentes tipos de freezer

Para cada demanda, há um modelo ideal de freezer disponível

Publicado por Cristiane | 13 de agosto de 2019

Atualizado em 5 de dezembro de 2023

Quem costuma cozinhar bastante e congelar a comida que sobra em recipientes, já deve ter passado por um momento semelhante: você tenta encaixar os potes dentro da área do congelador da geladeira quase como um quebra-cabeças, pressentindo que logo mais o espaço vai acabar. Se você se vê nessa situação com bastante frequência, talvez seja a hora de investir em um freezer separado – e maior – para a sua casa.

Esse eletrodoméstico pode facilitar (e muito!) a rotina da sua família, além de tirar a preocupação de precisar sempre de mais espaço no freezer. Mas, antes de adquirir o aparelho, é importante saber que existem diferentes modelos com distintas finalidades e que podem ajudar melhor a sua casa ou o seu negócio. 

Quer entender melhor os tipos de freezers e saber qual combina melhor com você e a sua necessidade? Leia nosso post e fique por dentro:

Tipos de Freezer

Existem dois tipos de freezer no mercado para uso comercial ou residencial: o vertical e o horizontal. Normalmente, o freezer horizontal é utilizado para o congelamento de grandes quantidades de peças — que não caberiam no vertical.

Freezers horizontais

Freezer Horizontais
Existe um freezer adequado para cada tipo de demanda

Bastante comum no comércio, o modelo horizontal ocupa um espaço externo bem maior. Por isso, é muito importante ter um local específico para colocá-lo. Vale lembrar que, por não possuir prateleiras, esse modelo geralmente oferece um maior espaço interno. Então, é uma boa escolha para quem precisa guardar uma grande quantidade de carnes, por exemplo.

Para quem for usá-lo em lojas, é interessante aproveitar a sua parte mais alta para os itens de maior rotatividade, oferecendo maior destaque. Esse freezer pode ter portas cegas ou de vidro, que acabam melhorando a visibilidade dos produtos ali armazenados para quem precisar pegá-los. 

Leia também: Cinco freezers perfeitos para se ter em casa

Freezers verticais

Freezer Verticais
Pensando na praticidade da alimentação do dia a dia, o congelamento de alimentos é uma ótima opção

Este modelo é um dos mais indicado para residências por ocupar um espaço menor, já que possui basicamente as mesmas dimensões de uma geladeira comum. Mas, por outro lado, traz uma característica bastante útil que o faz ser muito benéfico para o comércio: por ser na vertical, suas prateleiras facilitam a disposição dos produtos ali armazenados, ajudando o momento da escolha e da compra pelos clientes.

Esse ponto pode ser bem vantajoso, principalmente para quem vende bebidas variadas ou diferentes tipos de produtos congelados. Porém, é importante ressaltar que mesmo os modelos verticais que oferecem a mesma capacidade de um freezer horizontal, acabam perdendo no volume final, pois a quantidade de espaço para armazenamento acaba ficando menor devido à quantidade de prateleiras e gavetas que ocupam boa parte do espaço.

Assim como o modelo horizontal, esse tipo também pode ter uma porta cega ou de vidro, com a diferença de que alguns modelos possuem fechamento automático e, também, trava de abastecimento. Mas atenção: os aparelhos também possuem diferentes finalidades e você precisa saber qual a melhor se encaixa com suas necessidades. 

Freezer organizado
Armazene os produtos corretamente

Conservação

Os freezers de conservação, como o nome mesmo já indica, conservam os alimentos que já estão congelados, como no caso de sorvetes, comida congelada ou gelo, por exemplo.


Para quem trabalha com produtos que precisam permanecer congelados, é uma ótima pedida. Esses modelos são muito utilizados em sorveterias, peixarias, lojas de conveniência ou empresas de comida congelada, por exemplo.

Congelamento

Os freezers para congelamento são aqueles que congelam os produtos desde que eles estejam em temperatura ambiente. Eles são bastante comuns em empresas de maior porte, como cozinhas industriais, por exemplo.

O congelamento do alimento acontece em temperaturas baixas, a partir dos -30 graus, e pode manter o alimento conservado por mais tempo.
É importante destacar que, pelo congelamento acontecer de fora para dentro, alguns pedaços maiores podem demorar mais tempo para congelar. Por isso, em caso de peças de carnes ou frutas, o ideal é cortá-las antes do armazenamento, para garantir um congelamento mais efetivo.

Refrigeração

Os freezers para refrigeração são para fins de resfriamento de produtos em temperatura média como, por exemplo, refrigerantes, laticínios e hortaliças.

Esses modelos podem ser encontrados em bares, supermercados, restaurantes, conveniências e em diversos outros estabelecimentos que trabalhem com o armazenamento de bebidas e outros produtos que necessitem permanecer conservados a uma certa temperatura.

Freezer 3 em 1

Alguns freezers trazem as três funções em um único produto, com opções triplas de temperatura para o seu uso. Então, dependendo da necessidade, você pode ter uma maior facilidade e versatilidade para sua cozinha ou negócio. Por isso, antes de mais nada, pesquise os modelos e veja quais se adequam mais com a sua necessidade.

Freezer Verticais
Para mudar a função do seu aparelho, basta girar a chave

Afinal, como escolher o melhor freezer para a minha casa?

A sua escolha vai depender da sua necessidade de espaço e finalidade. Ou seja, todos os modelos podem ser utilizados tanto no comércio ou em residências, mudando apenas questões de capacidade de refrigeração ou emissão de ruídos.

Agora que você já sabe sobre os diferentes tipos de freezer, que tal investir em um? Conheça os modelos disponíveis em uma de nossas lojas ou visite o nosso site!


Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

Por Que a Adega de Embutir é Ideal para o Seu Ambiente?

Saiba por que a adega de embutir é ideal para a sua casa e como ela pode inovar e transformar o seu ambiente.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!