Casa bem ventilada é sinônimo de mais saúde
Publicado por Cristiane | 23 de abril de 2020
Atualizado em 12 de junho de 2023
Manter a casa ventilada sempre foi uma medida importante para combater a propagação de doenças respiratórias. O inverno é conhecido como a época do ano desses problemas – não somente devido à estação propriamente dita, mas porque as pessoas tendem a ficar em lugares fechados e sem ventilação. Com isso, facilita-se a contaminação.
Hoje, vamos abordar a importância da ventilação na sua casa, considerando essas doenças respiratórias. Confira as dicas:
Quais os benefícios de uma casa ou apartamento bem ventilados?
1- Janelas abertas = ar fresco no ambiente
A primeira vantagem que citamos aqui é obviamente a troca de ar que acontece em seu lar quando você abre as janelas. Essa medida ajuda a renovar o ar, fazendo com que as bactérias saiam do ambiente, minimizando os riscos de contaminação. Além disso, essa atitude ajuda a combater o mofo dentro de casa e, por consequência, cria um ambiente menos favorável às doenças.
2- Janelas abertas = entrada de luz solar
Outra vantagem é a luz solar. Quanto mais abertas as suas janelas, mais fácil é a entrada de luz no recinto. Com isso, o mofo também é combatido, além de trazer mais vida para o ambiente.
3- Tenha ainda mais atenção aos quartos de idosos e crianças
A ventilação é ainda mais importante em quartos de idosos e crianças. É muito importante que esses ambientes sejam ventilados diariamente, mantendo os recintos menos propensos a vírus e bactérias e, assim, protegendo a saúde de quem tem um sistema imunológico mais frágil.
Dicas para ventilar a casa
Bom, além de abrir as janelas, há algumas outras atitudes que você pode tomar para manter seu ambiente com ar renovado. Listamos abaixo algumas delas para que você possa começar imediatamente.
1 – Ventilação cruzada
Essa dica tem muito a ver com projetos arquitetônicos, mas de certa forma ainda pode ajudar você (mesmo se a sua casa não tenha sido planejada para isso). A ventilação cruzada é a posição estratégica de janelas e portas que facilitam a corrente de ar dentro de um local.
Geralmente, elas são posicionadas em lado opostos para que o vento entre de um lado e saia pelo outro. Porém, há a possibilidade de analisar na sua casa quais opções você tem de janelas cruzadas. Muitas vezes, se você abrir as portas dos quartos e as janelas da sala, a corrente acaba passando de um recinto ao outro. Avalie isso dentro do seu lar e, caso você esteja planejando construir, lembre-se de levar essa dica em consideração.
2 – Utilize exaustores
A nossa segunda dica vai para o exaustor. Esse equipamento também ajuda na troca de ar de um ambiente, principalmente quando ele não possui muitas saídas para ventilação, como banheiros, porões, sótãos e despensas. Então, se for o seu caso, vale a pena investir num exaustor.
3 – Ventilador
Contar com um ventilador — mesmo em dias frios — ajuda bastante na ventilação do ambiente. O aparelho ajuda na circulação e renovação de ar, o que é bom para não acumular poeira e acabar com odores fortes.
Ligar o aparelho pelo menos 30 minutos ao dia já ajuda na troca do ar com eficiência.
4 – Ar-condicionado em dias mais úmidos
Por último, citamos o bom e conhecido ar-condicionado. Muitos destes equipamentos ajudam a combater bactérias e vírus no ar, porém, é sempre bom lembrar que abrir as janelas para a renovação ainda é necessário. Ligar o aparelho é uma dica para climatização do seu quarto ou sala depois da troca de ar diária. Além disso, também indicamos o uso em dias de chuva.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.